A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTOR: WAGNER PEDRO MENEZES CLICAR O gigantismo do Universo foge dos padrões métricos e numéricos que bem conhecemos. Imagine: cada estrela que cintila.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTOR: WAGNER PEDRO MENEZES CLICAR O gigantismo do Universo foge dos padrões métricos e numéricos que bem conhecemos. Imagine: cada estrela que cintila."— Transcrição da apresentação:

1

2 AUTOR: WAGNER PEDRO MENEZES CLICAR

3 O gigantismo do Universo foge dos padrões métricos e numéricos que bem conhecemos. Imagine: cada estrela que cintila sobre nossas cabeças é um SISTEMA SOLAR. Presume-se que sejam bilhões. Talvez trilhões. Em 1.600 o monge Giordano Bruno foi queimado vivo por acreditar na existência de “um número infinito de sóis”. Estava certo ! Hoje a fogueira crepita por dentro de nossas imaginações; nossa ansiedade por desvendar os mistérios. Segundo Marcelo Gleiser, colunista versado nos mistérios estelares, “o cosmos é um jardim encantado”

4 Neste jardim a mão poderosa do Criador agiu com a profícua generosidade de seu coração. Fez do Universo a máxima expressão de seu infinito amor, um paraíso sem limites. Nele nos colocou. O mais espetacular é a consciência que hoje temos de quão insignificante é nosso território. Diz Gleiser: “ Nosso Sistema Solar não é único. Pelo contrário, parece que a maioria absoluta das estrelas tem planetas girando à sua volta, se bem que poucos com propriedades da Terra, ou seja, na distância “certa” de suas estrelas para que a água ocorra no estado líquido. Mesmo assim, se apenas 0,1 % das estrelas de nossa galáxia tiverem planetas semelhantes à Terra, são ainda em torno de 100 milhões de Terra”.

5 Isso mesmo: Cem milhões de planetas iguais ao nosso, numa escala de possibilidades de apenas 0,1 %. Números astronômicos, no seu sentido pleno. Se quizessemos “visitar” a estrela mais próxima do nosso Sistema, eis alguns dados da viagem: À velocidade da luz (300 mil Km por segundo) levaríamos 4 anos e meio para atingir nosso objetivo. Como ainda não possuimos um transporte tão eficiente, tomemos uma sonda espacial terrestre, capaz de atingir a espantosa velocidade de 840 Km por segundo. Chegaríamos à nossa vizinha após uma viagem de aproximadamente 78 mil anos.

6 Quer mais ? Isso nos dá um parâmetro do quão insignificante somos diante do Universo que Deus nos deu. Façamos uma escala proporcional: Sendo o Sol uma pequena azeitona, a Terra seria um grão de areia, a uma distância de 90 cm. A estrela mais próxima estaria a 220 km de distância do nosso “Sol”. (Melhor engolirmos a azeitona !!!) Assim, nossa prepotência e presunção de nos acharmos donos da verdade e maiorais neste universo de mistérios, não tem razão de ser. “A CIÊNCIA NÃO CONSEGUE DECIFAR O MISTÉRIO DA NATUREZA, PORQUE NÓS SOMOS PARTE DELE”, disse Max Planck, físico alemão ganhador do Prêmio Nobel de 1.918.

7 Mistérios por mistérios, o maior deles ainda é nossa própria existência, o privilégio de conquistarmos, dominarmos, usufruirmos todas as riquezas que nos concede o Deus-Pai neste insignificante, porém precioso grão de areia que nos dá guarida. AQUI SOMOS SENHORES ABSOLUTOS ! Conservá-lo ou destruí-lo, transformá-lo para melhor, depende de cada um de nós Somos os guardiões desse planeta, o paraiso que Deus nos confiou.

8 Extraido do artigo “mistérios que nos rondam”, de autoria do escritor wagner pedro menezes, publicado na coluna “canto Filosófico” do JORNAL DA COMARCA, da cidade de Palmital -SP- FORMATAÇÃO: É ÉLIO SIMIONATO eliosimionato@flash.tv.br IMAGENS: INTERNET SOM: AMAZING GRACE - André Rieu-


Carregar ppt "AUTOR: WAGNER PEDRO MENEZES CLICAR O gigantismo do Universo foge dos padrões métricos e numéricos que bem conhecemos. Imagine: cada estrela que cintila."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google