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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 7º Ano Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas

2 Filo Annelida (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Annelida (Anelídeos) Características gerais: são vermes com corpo cilíndrico e segmentado ou metamerizado com simetria bilateral, triblásticos, celomados e protostômios. 1 Imagem: Autor desconhecido / disponibilizado por Lycaon / Public Domain

3 Filo Annelida (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Annelida (Anelídeos) Características gerais: os apêndices são cerdas quitinosas filiformes diminutas, de poucas a muitas por segmento. 2 Imagem: Michael Linnenbach / GNU Free Documentation License

4 Filo Annelida (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Annelida (Anelídeos) Características gerais: animais de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada. Imagem: Hans Hillewaert / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

5 Filo Annelida (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Annelida (Anelídeos) Características gerais: conhecidos como minhocas, poliquetos e sanguessugas. Imagem: Chris Schuster / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Germany

6 Anatomia e fisiologia (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Anelídeos) Sistema digestório: digestão extracelular e tubo digestivo completo, estendendo-se por todo o comprimento do corpo, com regiões diferenciadas em faringe, esôfago, intestino e ânus; nas minhocas há um papo e uma moela. Sistema Digestivo Sistema Circulatório Sistema Nervoso Imagem: Chippolito / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.

7 Anatomia e fisiologia (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Anelídeos) Sistema circulatório: fechado, com vasos sanguíneos e ramos laterais em cada segmento; presença de vasos pulsáteis (corações laterais), sangue dotado de pigmentos respiratórios (hemoglobina em oligoquetos).

8 Anatomia e fisiologia (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Anelídeos) Sistema respiratório: presente, varia de acordo com o habitat; nos poliquetos, é branquial e, nas minhocas e sanguessugas, é cutânea ou por difusão. 1

9 Anatomia e fisiologia (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Anelídeos) Sistema excretor: presente; realizado por meio de metanefrídios, que removem as excreções e elimina-as no meio externo.

10 Anatomia e fisiologia (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Anelídeos) Sistema nervoso: presente; constituído por um cordão nervoso ventral, com um par de gânglios cerebrais por segmento; na região anterior, há um par de gânglios cerebrais que funciona como cérebro primitivo.

11 Anatomia e fisiologia (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Anelídeos) Reprodução: assexuada e sexuada; alguns poliquetos fazem reprodução assexuada por esquizogênese; mais comum é a reprodução sexuada de espécies monoicas e dioicas; as minhocas têm fecundação cruzada e as sanguessugas são dioicas e têm desenvolvimento direto. Imagem: Beentree / GNU Free Documentation License

12 Classificação (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Classificação (Anelídeos) Classe Oligochaeta: vivem em ambientes terrestres úmidos ou aquáticos de água doce; não possuem parapódios e têm poucas cerdas, cuja utilidade é servir como apoio para cavar galerias no solo; exemplo: minhocas. Imagem: BrokenSphere / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

13 Classificação (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Classificação (Anelídeos) Classe Polichaeta: são anelídeos marinhos caracterizados pela presença de muitas cerdas corporais; tais cerdas são filamentos finos implantados em expansões laterais do corpo (os parapódios); exemplo: Nereis virens. Imagem: Hans Hillewaert / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

14 Classificação (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Classificação (Anelídeos) Classe Hirudinea (Achaeta): constitui-se de animais que não apresentam cerdas ou parapódios, porém possuem uma ventosa ao redor da boca e outra ao redor do ânus; a maioria vive em água doce e outros ambientes úmidos; exemplo: sanguessuga. Imagem: Shizhao / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

15 Importância (Anelídeos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Importância (Anelídeos) Há mais de 2 mil anos, sabe-se da importância das minhocas para fertilização e recuperação dos solos. Aristóteles definia as minhocas como os "arados da terra", graças à sua capacidade de cavar nos terrenos mais resistentes; 3 a minhoca passa sua vida perfurando o solo, tornando-o mais arejado. Além do mais, também "aduba“ naturalmente o solo, ingerindo terra e matéria orgânica e defecando o precioso húmus, produto rico em nutrientes. 4

16 Filo Mollusca (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Mollusca (Moluscos) Características gerais: animais de corpo mole, formado por 3 regiões (cabeça, massa visceral e pé musculoso). 5 Imagem: Jan Derk / Public Domain

17 Filo Mollusca (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Mollusca (Moluscos) Características gerais: com ou sem concha, não segmentados, triblásticos, celomados e com simetria bilateral. 5 Imagem: Ernst Haeckel / Public Domain

18 Filo Mollusca (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Mollusca (Moluscos) Características gerais: o esqueleto representado pela concha é formado por 3 camadas: nacarada (externa, orgânica e calcária); óstraco (média, calcária); perióstraco (interna, orgânica). 6 Imagem: Original uploader was Curd W. at de.wikipedia/ GNU Free Documentation License

19 Filo Mollusca (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Mollusca (Moluscos) Características gerais: é o segundo maior filo animal e é um grupo importante na linha evolutiva dos invertebrados protostômios. 6

20 Filo Mollusca (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Filo Mollusca (Moluscos) Características gerais: animais de vida livre, terrestres ou aquáticos, da água doce ou salgada; raras espécies parasitas. 6 Imagem: Caromallo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

21 Anatomia e fisiologia (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Moluscos) Sistema digestório: completo; com hepatopâncreas, que lançam secreções enzimáticas dentro do estômago; na boca, há uma estrutura semelhante a uma língua com diminutos dentes quitinosos, denominada rádula, exceto nos bivalves (animais filtradores); digestão extra e intracelular, com exceção dos bivalves. 1 Imagem: Philcha / Public Domain

22 Anatomia e fisiologia (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Moluscos) Sistema circulatório: presente; do tipo aberto ou lacunar (exceto no cefalópodes), incluindo tipicamente um coração dorsal com um ou dois átrios e um ventrículo, uma cavidade pericárdia, uma aorta anterior e muitos hemocelos nos tecidos. 6

23 Anatomia e fisiologia (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Moluscos) Sistema respiratório: presente; ocorre através das brânquias (nas espécies aquáticas: lulas e polvos) ou dos pulmões (nas espécies terrestres: lesmas e caramujos); está acoplado ao sistema circulatório. 1

24 Anatomia e fisiologia (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Moluscos) Sistema excretor: presente; excreção por meio de metanefrídios, estruturas especializadas na remoção de resíduos nitrogenados do metabolismo.

25 Anatomia e fisiologia (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Moluscos) Sistema nervoso: presente; composto por 3 ou 4 pares de gânglios cerebrais, ligados a nervos que atingem todo o corpo. 1 Imagem: A. Pollock / United States Public Domain

26 Anatomia e fisiologia (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Anatomia e fisiologia (Moluscos) Reprodução sexuada; com espécies monoicas ou hermafroditas (caracóis) e dioicas (mexilhões); desenvolvimento direto e, em outros, indireto com estágios larvais. Imagem: derivative work: Tim Ross / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

27 Classificação (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Classificação (Moluscos) Classe Monoplacophora: representada pelo gênero Neopilina, é oval, com uma concha apenas, bilateralmente simétrica, em forma de capuz; vive sob o substrato entre 2 e 7 mil metros de profundidade, nos oceanos. Imagem: Original uploader was Boyan at mk.wikipedia / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

28 Classificação (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Classificação (Moluscos) Classe Polyplacophora: possuem a cabeça reduzida, sem olhos ou tentáculos; a concha é formada pela superposição de 8 placas produzidas pelo manto. Imagem: Calrosfking / Public Domain

29 Classificação (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Classificação (Moluscos) Classe Gastropoda: possuem uma concha espiralada (caramujos e caracóis), mas também há espécies desprovidas de concha (lesmas). Imagem: Peter van der Sluijs / GNU Free Documentation License

30 Classificação (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Classificação (Moluscos) Classe Bivalvia: também chamados pelecípedes, são aquáticos, dotados de conchas de 2 valvas, que se articulam em uma espécie de dobradiça elástica; seus representantes mais conhecidos são as ostras, os mariscos e os mexilhões. Imagem: Liné1 / GNU Free Documentation License

31 Classificação (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Classificação (Moluscos) Classe Cephalopoda: são os moluscos mais altamente desenvolvidos e estruturalmente diferentes; podem ser considerados como o grupo mais avançado dentre os invertebrados viventes; entre eles, existem espécies com concha externa (Nautilus), com concha interna, embora reduzida (lulas), e sem concha (polvo). 7 Imagem: Nhobgood / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

32 Importância (Moluscos)
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Importância (Moluscos) Os moluscos são economicamente muito importantes para muitos países, pois constituem uma fonte de alimentação rica em proteínas, sendo coletados diretamente da natureza ou mesmo cultivados. Em diversos países, existem até indústrias de pérolas e de adornos de madrepérola; 8 contudo, como os bivalves são os agentes filtradores dos oceanos, mesmo sendo fontes de proteína, das vitaminas A, B, C, D, de iodo e de fósforo, podem provocar intoxicações quando provenientes de águas contaminadas; também apresentam interesse médico-sanitário, já que muitas espécies são vetores de doenças (esquistossomose, fasciolose, etc), enquanto outras podem ser usadas no controle destas; há outros fatores que os tornam importantes. Os cefalópodes, por exemplo, apresentam uma glândula que secreta uma tinta escura (o nanquim), que é usada industrialmente para escrita e pintura.

33 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Exercícios de fixação (FAAP) Num passado não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para fazer a sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual filo pertence? Lesma, do filo Mollusca. Minhoca, do filo Annelida. Lesma, do filo Arthropoda. Sanguessuga, do filo Annelida. Amarelão, do filo Asquielminte.

34 Exercícios de fixação (UNISA) A respiração dos moluscos é:
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Exercícios de fixação (UNISA) A respiração dos moluscos é: exclusivamente branquial. cutânea, branquial e pulmonar. traqueal e pulmonar. apenas cutânea e branquial. apenas cutânea.

35 Atividade extra: características de moluscos e anelídeos
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das diferenças entre moluscos e anelídeos, destacando utilidade e diferenças adaptativas Atividade extra: características de moluscos e anelídeos Complete a tabela abaixo no caderno de atividades com as principais características de moluscos e anelídeos. Filo Classe Características Representante Annelida (anelídeos) Oligoquetas Poliquetas Aquetas (hirudíneos) Mollusca (moluscos) Monoplacóforos Poliplacóforos Gastrópodes Bivalves Cefalópodes

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Autor desconhecido / disponibilizado por Lycaon/ Public Domain 19/09/2012 3 Michael Linnenbach / GNU Free Documentation License 4 Hans Hillewaert / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 5 Chris Schuster / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Germany 6 Chippolito / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported 11 Beentree / GNU Free Documentation License 12 BrokenSphere/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 13 14 Shizhao/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 16 Jan Derk/ Public Domain 19/09/2012 17 Ernst Haeckel/ Public Domain 18 Original uploader was Curd W. at de.wikipedia/ GNU Free Documentation License 20 Caromallo/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 21 Philcha / Public Domain 25 A. Pollock / United States Public Domain 26 derivative work: Tim Ross / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 27 Original uploader was Boyan at mk.wikipedia / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 28 Calrosfking/ Public Domain

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 29 Peter van der Sluijs / GNU Free Documentation License 19/09/2012 30 Liné1 / GNU Free Documentation License 31 Nhobgood / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported


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