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3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes Débora Rodrigues Mauricio Volkweis Astiazara Professora Daniele Andres

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Apresentação em tema: "3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes Débora Rodrigues Mauricio Volkweis Astiazara Professora Daniele Andres"— Transcrição da apresentação:

1 3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes Débora Rodrigues Mauricio Volkweis Astiazara Professora Daniele Andres daniele@ulbra.tche.br Torres-RS, Setembro de 2002

2 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia2 Sumário Introdução 1 Histórico 2 Conceito 3 Características Ambientes Virtuais 5 Aplicações da RV 6 VRML Conclusão

3 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia3 Introdução

4 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia4 1 Histórico Meados da década de 50: Cinemara e Cinemascope 1956: Sensorama, passeio de bicicleta por Nova Iorque 1961: Capacete que controla remotamente uma câmara, da Philco 1965: Idéia de desenhar projetos diretamente na tela do computador

5 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia5 1 Histórico Ainda em 1965: combinação de sistemas de vídeo e computação, RV de projeção 1977: desenvolvimento das luvas acopladas ao computador 1982: Super Cockpit simulador de vôo da Força Aérea Americana

6 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia6 1 Histórico 1985: Empresa VPL Research (DataGlove e Eye Phones) 1986: Nasa já possui ambiente avançado de RV 1989: AutoDesk apresentava o primeiro sistema RV baseado em PC

7 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia7 2 Conceito Forma mais avançada de interface com o usuário O usuário pode realizar imersão, navegação e interação em um ambiente sintético tridimensional Utiliza canais multisensoriais e tempo- real

8 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia8 3 Características Imersão + interação + envolvimento Imersão: sentimento de estar dentro do ambiente Interação: ações do usuário sobre o mundo virtual causa reações imediatas Envolvimento: grau de motivação para o engajamento em uma atividade

9 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia9 3 Características 3.1 Realidade Virtual Imersiva e Não Imersiva 3.2 Interfaces Não Convencionais 3.3 Tipos de Sistemas 3.4 Comparação entre Realidade Virtual e Multimídia

10 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia10 3.1 RV Imersiva e Não Imersiva Imersiva Capacetes Salas de projeção nas paredes Não Imersiva Monitores Outros dispositivos

11 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia11 3.2 Interfaces Não Convencionais 3.2.1 Dispositivos de Saída de Dados Visuais Auditivos Físicos 3.2.2 Dispositivos de Entrada de Dados Interação Trajetória

12 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia12 3.2.1 Dispositivos de Saída Visuais Videocapacetes (HMDs) Head-Coupled Display Monitores e Sistemas de Projeção

13 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia13 3.2.1 Dispositivos de Saída Dispositivos Auditivos Dispositivos Físicos Feedback Tátil Feedback de Força Feedback Térmico Plataformas Móveis

14 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia14 3.2.2 Dispositivos de Entrada Dispositivos de Interação Luvas de Dados Dispositivos com 6DOF Dispositivos com 2DOF Sensores de Entrada Biológicos Outros dispositivos de interação Dispositivos de Trajetória

15 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia15 3.3 Tipos de Sistemas Deve ter como base o relacionamento usuário/ambiente

16 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia16 3.3 Tipos de Sistemas 3.3.1 Sistema de Telepresença 3.3.2 Sistema de Realidade Virtual 3.3.3 Sistema de Realidade Aumentada 3.3.4 Sistema de Realidade Melhorada

17 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia17 3.3.1 Telepresença Ambiente real que está separado fisicamente da pessoa no espaço

18 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia18 3.3.2 Realidade Virtual O usuário participa de um mundo virtual gerado no computador

19 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia19 3.3.3 Realidade Aumentada Mescla sistemas de telepresença e realidade virtual

20 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia20 3.3.4 Realidade Melhorada Informações adicionais que são sobrepostas à imagem real

21 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia21 3.4 Realidade Virtual x Multimídia Imagens Multimídia: geradas previamente RV: geradas durante navegação Sons Multimídia: gerados previamente RV: podem ser gerados previamente, reprodução tridimensional Formas de Interação Multimídia: mouse ou tela RV: dispositivos especiais, lê movimentos do corpo

22 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia22 3.4 Realidade Virtual x Multimídia Campo de Visão Multimídia: restrito à tela RV: permite olhar em qualquer direção Custo do Periféricos Multimídia: preço acessível RV: ainda altos Espaço em Disco Utilizado Multimídia: grandes arquivos RV: arquivos não são grandes

23 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia23 3.4 Realidade Virtual x Multimídia Processamento Utilizado Multimídia: não é muito grande RV: necessário alto desempenho para se ter qualidade e velocidade Uso Via Rede Multimídia: gera muito tráfego devido ao tamanho dos arquivos RV: o tráfego é pequeno

24 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia24 4 Ambientes Virtuais 4.1 Estrutura de um Sistema de RV

25 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia25 4 Ambientes Virtuais 4.2 Demanda Computacional da RV Restrições de geração da cena visual Altas de quadros por segundo e respostas rápidas, em função de sua natureza interativa A maneira mais comum de criar-se imagens gráficas tridimensionais baseia-se no uso dos polígonos Máquinas Silicon Graphics, com aceleradores gráficos avançados estão em torno de 600k polígonos por segundo

26 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia26 5 Aplicações da RV 5.1 Simuladores de vôo 5.2 Terapias Virtuais 5.3 Treinamento em Medicina

27 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia27 6 VRML Padrão para descrição e interação de objetos 3D na Internet Criado em 1994 pela SGI Baseada no formato de arquivo OpenInventor, também da SGI em agosto de 1996 surgiu o VRML 2.0 que acrescentava uma série de funções de programação

28 Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia28 Conclusão


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