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Novas Tecnologias Na Formação

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Apresentação em tema: "Novas Tecnologias Na Formação"— Transcrição da apresentação:

1 Novas Tecnologias Na Formação
APSD/2005 Nelson Nascimento

2 COMO ACEDER AO POWERPOINT?
A partir do ecrã da Área de Trabalho {Desktop} do Windows, tem duas opções de acesso ao PowerPoint: Faça um clique no botão Iniciar {Start} e seleccione Programas {Programs}, Microsoft Office PowerPoint: Utilize os comandos para criar/abrir um documento do Office, através do botão Iniciar ou da barra de ferramentas do Office:

3 O QUE CONSTITUI O ECRÃ DE TRABALHO DO POWERPOINT?
Centro - Área de Diapositivo Esquerda - Vista de Diapositivos ou Vista de Destaques Direita - Painel de Tarefas

4

5 Menu de Controlo - Permite controlar a(s) janela(s), como,
por exemplo, fechá-Ia(s). Barra de Título - Indica o nome da aplicação e da apresentação. Barra de Menus - Menus do PowerPoint. Barras de Ferramentas - Representa, sob a forma de botões, um conjunto de "atalhos" para realizar a maior parte dos comandos.

6 Barras de Ferramentas de Desenho - As suas ferramentas permitem criar e formatar formas geométricas nos diapositivos. Botões de Visualização - Estes botões permitem aceder a vários modos de visualização. Barra de Estado - Visualiza informações sobre o comando seleccionado e alguns botões que permitem executar determinadas tarefas.

7 Como seleccionar um esquema de diapositivo?

8 QUAIS SÃO AS BARRAS DE FERRAMENTAS DO POWERPOINT?
Ver {View}, comando Barras de ferramentas {Toolbars}.

9 Personalizar Barras de Ferramentas
Para tal, seleccione a opção Personalizar {Customize} do comando Barras de ferramentas {Toolbars}, e faça um clique sobre o botão Nova {New}, no separador Barras de ferramentas.

10 Na caixa de diálogo que surge, indique o nome da nova barra de ferramentas e OK.
Em seguida, faça um clique sobre o separador Comandos {Commands}.

11 ANULAÇÃO MÚLTIPLA: Pode definir o número de níveis de Anular através do comando Opções {Options}, do menu Ferramentas {Tools}.

12 QUE OPERAÇÕES PODEM SER REALIZADAS COM FICHEIROS?
Criar uma Nova Apresentação: Aceda ao menu Ficheiro {File} e seleccione o comando Novo {New} ou faça clique no respectivo botão na barra De ferramentas padrão.

13 Abrir uma Apresentação:
Aceda ao menu Ficheiro {File} e seleccione o comando Abrir {Open}, podendo ainda utilizar o respectivo botão na barra de ferramentas padrão.

14 Gravação de uma Apresentação:
Ao gravar uma apresentação, é criado um ficheiro com extensão.ppt. Existem duas opções de gravação: Aceda ao menu Ficheiro {File}; comando Guardar {Save} ou o respectivo botão. Esta opção deve ser usada quando pretende actualizar uma apresentação já gravada. Aceda ao menu Ficheiro {File} e seleccione o comando Guardar Como {Save As}.

15 Use esta opção quando pretender gravar a apresentação com um novo nome, indicando-o na seguinte caixa de diálogo:

16 Gravação em Formato Web:
Para executar esta modalidade de gravação, deverá aceder ao menu Ficheiro {File} e seleccionar o comando Guardar como Página Web {Save as Web Page}, dado em seguida o nome e sua localização.

17 Gravação como uma Apresentação do PowerPoint:
Para proceder a este tipo de gravação, deverá aceder ao menu Ficheiro {File} e seleccionar o comando Guardar como {Save as}, indicando, em seguida, o nome do ficheiro e a sua localização.

18 Fechar uma Apresentação:
O comando Fechar {Close} do menu Ficheiro {File}, ou duplo clique no símbolo da janela de controlo da apresentação. Ou as teclas Ctrl + F4.

19 Pode surgir a caixa de diálogo de gravação das alterações, caso tenha modificado a apresentação desde a última gravação.

20 COMO TERMINAR A SESSÃO DO POWERPOINT?
Para terminar a sessão do PowerPoint, deve aceder ao Menu Ficheiro {File} e seleccionar o comando Sair {Exit} ou utilizar as teclas Alt+F4.

21 Ficha Pratica 1 Utilizar as funcionalidades do PowerPoint que permitem: a) Abrir uma nova apresentação. b) Activar/Desactivar o Painel de tarefas. c) Activar a barra de ferramentas Diagrama. d) Abrir uma apresentação já existente. e) Gravar uma apresentação. f) Terminar a sessão de trabalho no PowerPoint.

22 COMO APLICAR UM MODELO À APRESENTAÇÃO?
Esta selecção pode ser feita através da opção Do Modelo de apresentação {Design Template}, no Painel de tarefas, tal como apresentado na figura 2.1:

23 Depois de seleccionar o modelo a usar podemos ou não aplica-lo a todos os diapositivos. Pode também aplicar o modelo através do menu Formatar {Format}, comando Modelo de apresentação de Diapositivos {Design Template}.

24 Modelos Globais: O modelo global é onde estão contidas as formatações dos diapositivos, definindo o tipo de letra, cores, níveis de texto, etc. Quando se altera o modelo global, todos os outros construídos com base nele vão ser afectados, uniformizando a apresentação.

25 Para alterar o Modelo Global do Diapositivo:
1. Aceda ao menu Ver {View}, comando Modelos globais {Master}, opção Slide Master {Modelo global de diapositivo} . 2. Surge o master, pronto para sofrer as alterações que pretender fazer.


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