A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética e Direito Aula 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética e Direito Aula 4."— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Direito Aula 4

2 Ética Profissional Conceitos Éticos
Surgiram a partir do momento em que o ser humano passou a viver em sociedade, necessitando aprender comportamentos positivos. Com o desenvolvimento das sociedades, criou-se uma legislação sobre comportamentos muito negativos. Trata-se de uma ética normativa, que estabelece direitos e deveres.

3 Ir além da profissão Na sociedade contemporânea, existem algumas profissões que procuram ir além da dimensão obrigatória da sua atividade. Agir eticamente não é simplesmente agir de acordo com o Código de Ética, mas agir com valores que fundamentam as atitudes individuais e coletivas do homem no mundo.

4 Ir além da profissão Nesta direção é importante pensar o papel social da profissão na área de computação e na sociedade em que vivemos. Neste sentido promover a inclusão digital, trata-se de uma questão ética.

5 Ir além da profissão A Internet, por exemplo, amplia de forma extraordinária a informação, mas só a quem pode pagar. O crescimento da comunidade conectada ao redor do mundo cresce simultaneamente de forma exponencial e desigual

6 População Mundial A população mundial é de 6,8 bilhões de pessoas em abril de 2010 o segundo as estatísticas chegará a 7 bilhões em outubro de 2010. A Ásia abriga mais de 60% da população mundial, com quase 4 bilhões de pessoas. A China e a Índia sozinhas abrigam 21% e 17% respectivamente. Essa classificação é seguida da África com 840 milhões de pessoas, 12.7% da população mundial. As 710 milhões de pessoas da Europa a fazem abrigar 10.8% da população mundial. A América do Norte abriga 514 milhões (8%), a América do Sul, 371 milhões (5.6%) e a Oceania em torno de 60 milhões (0.9%).

7 Quantidade de usuários
Confira a lista dos 15 países com maior número de usuários Estados Unidos milhões China - 74,7 milhões Japão - 52,1 milhões Alemanha - 31,8 milhões Reino Unido - 30,2 milhões Coréia do Sul - 24,6 milhões França - 23,8 milhões Canadá - 18,9 milhões Itália - 16,8 milhões Índia - 16,7 milhões Brasil - 13,2 milhões Espanha - 12,4 milhões Holanda - 11 milhões Rússia - 10,8 milhões Austrália - 9,7 milhões Cerca de 694 milhões de pessoas usam a internet em todo o mundo 2006

8 Quantidade de usuários
Confira a lista dos 10 países com maior número de usuários China milhões EUA - 234,4 milhões Japão - 99,1 milhões Índia - 81 milhões Brasil - 72 milhões Alemanha - 65,1 milhões Rússia - 59,7 milhões Reino Unido - 51,4 milhões França - 44,6 milhões Nigéria - 44 milhões Cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam a internet em todo o mundo 2010

9 Quantidade de usuários
Confira a lista dos 5 países com maior número de usuários proporcional ao número de habitantes Reino Unido (82,5%) Coreia do Sul (81,8%) Alemanha (79,1%) Japão (78,2%) Estados Unidos (76,3%)

10 Ética Profissional na área de Computação
Normalmente o código de ética é acompanhado por lei que regulamenta a profissão. No Brasil, assim como ocorre em outros países, a profissão na área de computação não é regulamentada e não possui Conselho Federal e Conselho Regional. Existe apenas um Projeto de Lei.

11 Profissão ≠ Profissão ética
Profissão de informática e uma profissão reconhecida. Não e necessário um código de ética para que a profissão exista O seu simples exercício já define sua existência A Lei depois vem regulamentar Regulamentar = detalhar por meio de uma lei federal.

12 SBC e a Regulamentação A Sociedade Brasileira de Computação – SBC consolidou uma posição com os seguintes princípios: Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal. Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima. A área deve ser Auto-Regulada.

13 SBC e a Regulamentação Diante de tais princípios, a Sociedade Brasileira de Computação – SBC posiciona-se contra o estabelecimento de uma reserva de mercado de trabalho geralmente instituída pela criação de Conselho de Profissão nos moldes tradicionais para que não valorize mais o diploma em detrimento do conhecimento. Por outro lado a SBC é a favor da liberdade do exercício profissional, sendo o conhecimento técnico-científico e social adquirido em um curso superior de boa qualidade, o principal diferencial de competência profissional.

14 Ética na Internet No mundo contemporâneo e globalizado houve uma grande revolução tecnológica, apresentando transformações significativas, principalmente na informática, em que os computadores e seus sistemas possuem uma importância inquestionável.

15 Transformação Os computadores estão mudando nossa forma de estudar, trabalhar, divertir e se comunicar. O estudo da ética na área de computação é o estudo das questões éticas que aparecem como consequência do desenvolvimento e uso dos computadores e da tecnologia de computação.(MASIERO, 2004, p.18).

16 Estudo da Ética Portanto, o presente estudo da ética nos sistemas de informação, além de refletir sobre as questões relacionadas à ética profissional na área de computação, também possibilita identificar e divulgar questões relacionadas aos direitos autorais e sigilo das informações, fornecendo conhecimentos e ampliando a visão da importância da dimensão ética no processo de formação dos estudantes do curso de sistemas de informação.

17 Comportamento ético fundamental
Isto porque “o comportamento ético é fundamental para que uma profissão seja reconhecida, merecendo respeito da sociedade” (MASIERO, 2004, p. 18), caso contrário à profissão poderá cair no descrédito.


Carregar ppt "Ética e Direito Aula 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google