A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos"— Transcrição da apresentação:

1 Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos

2 A Pobreza

3 O que é a Pobreza? A Pobreza divide-se em:
A situação de pobreza ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo se encontra num nível abaixo do rendimento mínimo, o que não lhes permite comprar bens essenciais. A Pobreza divide-se em: Pobreza Primária: Quando o rendimento permite apenas a manutenção, ainda que ao mais baixo nível. Pobreza Secundária: Ocorre quando o rendimento é suficiente para satisfazer as necessidades básicas, mas devido a má administração dos rendimentos, estas não são satisfeitas.

4 A pobreza pode ser entendida por vários motivos, como por exemplo:
Carência material: Envolve as necessidades da vida quotidiana como a alimentação, o vestuário, o alojamento e cuidados de saúde. A pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais. Carência do rendimento ou riqueza: Falta de recursos económicos. As medições do nível económico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em rendimento relativo. Carência Social: É a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e a informação. As relações sociais são elementos chave para compreender a pobreza pelas organizações internacionais, as quais consideram o problema da pobreza muito mais graves que as possibilidades económicas. Carência energética: Falta de auto estima, e baixa espiritualidade.

5 Os Factores da Pobreza

6 A pobreza não resulta de uma só causa, mas sim de um conjunto de factores:
Factores político-sociais: Consiste em corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático e fraca igualdade de oportunidades. Factores económicos: Exploração dos pobres pelos ricos e o sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto. Factores sócio culturais: Consiste na discriminação social relativamente ao género ou à raça, e a valores predominantes na sociedade que levam a exclusão social. Factores naturais: Consiste nos desastres naturais e nas doença. Factores de insegurança: Existem devido as guerras, ao genocídio e ao crime.

7 Consequências da Pobreza

8 As consequências e as causas da pobreza:
Fome; Baixa esperança média de vida; Doenças; Elevada Criminalidade; Falta de oportunidade de emprego; Carência de água potável e de saneamento; Emigração; Existência de sem-abrigo; Trafico de pessoas; Prostituição; Álcool e Drogas; Depressão; Discriminação social;

9 A Exclusão Social

10 O que é a Exclusão Social?
A exclusão social é necessariamente a privação, falta de recursos ou, de uma forma mais abrangente, ausência de cidadania, participação plena na sociedade, aos diferentes níveis em que esta se organiza e se exprime: ambiental, cultural, económico, político e social.

11 São vários os factores que levam a exclusão social, como é o exemplo de:
O desemprego: É quando o desemprego atinge longa duração, e que pode atingir trabalhadores com diferentes qualificações profissionais. Mas é mais grave quando nos referimos a pessoas mais velhas que tem menos qualificações. Neste caso dá-se o nome de desemprego de exclusão uma vez que as possibilidades de conseguir encontrar outra vez trabalho são muito pequenas. A falta de alojamento: Este caso dirige-se mais aos sem-abrigo, que habitam em sítios sem condições, como bairros degradados, onde não tem condições de higiene ou de comodidade. O analfabetismo: É quando as pessoas que não sabem ler ficam em desvantagem pois não tem conhecimentos necessários para participar na vida social e económica.

12 A Pobreza e A Exclusão Social

13 Combate a Pobreza e a Exclusão Social

14 O combate a Pobreza e a Exclusão Social consiste em desenvolver esforços no sentido de resolver e minimizar situações da pobreza e a exclusão social, entre eles podemos referir: O estado; As instituições particulares de solidariedade; As autarquias locais; As associações locais;

15 Imagens sobre Pobreza e Exclusão Social

16

17 Trabalho realizado por:
Verónica Cristina Travassos Carvalho Nº15 10ºD


Carregar ppt "Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google