A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FATERN/GAMA FILHO AULA 04: NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE: CUIDADO PREVENTIVO PARA O CORPO SADIO INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FATERN/GAMA FILHO AULA 04: NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE: CUIDADO PREVENTIVO PARA O CORPO SADIO INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA."— Transcrição da apresentação:

1 FATERN/GAMA FILHO AULA 04: NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE: CUIDADO PREVENTIVO PARA O CORPO SADIO INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA

2 História Natural da Doença

3 1. Refere-se a um Conjunto de Relações que Compreendem Três Elementos: 1.O Agente Causador da doença; O Suscetível ao Adoecimento (indivíduo); O Meio Ambiente – meio de interaçâo.

4 2. Medidas de Prevenção Em Saúde: a)Período Pré- Patológico: Fase anterior ao adoecimento; b)Período Patológico: Fase de estabelecimento da doença.

5 3. Níveis de Aplicação das Medidas Preventivas: Período Pré - PatológicoPeríodo Patológico Interação de fatoresDoença avançada Alterações precocesConvalescença Primeiros sintomasLimitação do dano Promoção da saúdeReabilitação Proteção específicaPrevenção secundária Prevenção primáriaPrevenção terciária

6 4. Características do Período Pré-Patológico Primeiros Estímulos do Adoecimento Falta de saneamento básico, Poluição atmosférica, Contaminação de produtos diversos, Ingestão de água contaminada, Exposição a altas doses de radiação, Capacidade de resposta do organismo humano à agressão sofrida.

7 5. Período Patológico Primeira fase: A doença já existe mas o organismo ainda não manifesta sintomas. Segunda fase: Aparecimento dos sintomas e sinais característicos da doença. Terceira fase: Desfecho da doença. Cura ou morte.

8 6. Níveis de Prevenção Prevenção primária: Conjunto de ações voltadas para a prevenção da ocorrência. Medidas que antecedem a doença. Prevenção secundária: Conjunto de medidas voltadas para o período em que a doença já existe, visando impedir sua evolução. Prevenção terciária: Medidas relacionadas a limitação do dano e a reabilitação do indivíduo após a cura da doença.

9 7. Fatores de Predisposição à Doença Determinantes biológicos: Fatores relacionados ao hospedeiros. Determinantes psicossociais: Relação corpo-mente. Determinantes culturais: Estilo e condições de vida de um indivíduo ou coletividade. Determinantes socioeconômicos: Condições de habitação, lazer, emprego, alimentação, transporte e acesso a serviços de saúde. Determinantes ambientais: Condições do meio e suas características químicas, físicas e sociais.

10 8. Dimensões da Saúde Dimensão orgânica da saúde: Bem biológico de um organismo vivo. Dimensão psicológica: Busca do bem-estar psíquico. Dimensão sócio-ambiental: Relação entre o sujeito e seu ambiente de vida. Dimensão ético-espiritual: Princípio da responsabilidade. Saúde como dever ético da pessoa.

11 Ao acreditar que a saúde é um bem pessoal e social, será também importante que sua gestão leve à responsabilidade pessoal e social. Isso exige não apenas uma ética social do indivíduo, mas uma ética do próprio indivíduo, mas uma ética do próprio indivíduo junto a sua existência e à sociedade.


Carregar ppt "FATERN/GAMA FILHO AULA 04: NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE: CUIDADO PREVENTIVO PARA O CORPO SADIO INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google