A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 A Educação no contexto da Globalização Crescimento, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 A Educação no contexto da Globalização Crescimento, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Educação."— Transcrição da apresentação:

1 1 A Educação no contexto da Globalização Crescimento, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Educação

2 2 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Crescimento Desenvolvimento Melhorias Nível de vida Produtos Tecnologias Transformação Social Económica Política Cultural Rendimento per capita Produto nacional bruto … Índice de Desenvolvimento Humano Índex das liberdades humanas …

3 3 Organizações Internacionais Informações de diversa natureza: económica, social e cultural Nações Unidas (PNUD) ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) Produção; Esperança de vida; Taxa de alfabetização de adultos; Taxa de escolaridade; …

4 4 Nações Unidas (PNUD) Índice de Desenvolvimento ajustado ao género (IDG) Medida de participação segundo o género (MPG) Obviar a exclusão e a discriminação das mulheres Em construção: Índex das Liberdades Humanas Respeito pelos Direitos Humanos

5 5 Indicadores Económico- Sociais EconómicosPIB per capita Repartição sectorial da população activa Consumo de Energia/habitante … DemográficosTaxas de natalidade Taxas de mortalidade Taxas de fertilidade Esperança de Vida Taxa de emigração … Sócio- Culturais Taxa de analfabetismo Nº de anos de escolaridade obrigatória Nº habitantes/médico Nº Jornais diários/1000 habitantes Calorias diárias/habitante … ÍNDEX DAS LIBERDADES HUMANAS

6 6 Indicadores Político- Sociais Político-sociaisEstabilidade das Instituições Democracia Política Descentralização Igualdade entre os sexos Cumprimento dos direitos humanos Desenvolvimento Sustentável Integra a capacidade finita do ecossistema global Satisfação das necessidades presentes e futuras Reorientação das actividades humanas

7 7 Dimensão económica (eficiência, crescimento, estabilidade) A (100%) B (100%) C (100%) Dimensão social Dimensão ecológica (equidade) (reproduzibilidade dos recursos) AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE Extraído de Mela, Alfredo; Belloni, Maria Carmen; Davico, Luca, A Sociologia do Ambiente, Lisboa, Editorial Estampa, 2001, pp.218.

8 8 MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Princípios Fundamentais Perspectiva HolísticaFuturo Equidade Objectivos do desenvolvimento Melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas Satisfação de necessidades básicas Independência Objectivos da sustentabilidade Níveis sustentáveis da população Esgotamento (desgaste) mínimo dos recursos naturais não renováveis Uso sustentável dos recursos renováveis Emissões de poluição dentro da capacidade assimilativa do ambiente

9 9 Medir o bem estar da população Rendimento per capitaProduto Interno Bruto per capita(PIB) o rendimento nacional dividido pela população produção criada ao longo de um determinado ano num país INDICADORES ECONÓMICOS DO BEM-ESTAR Dados PNUD 2000 Dados BANCO MUNDIAL 2000 PIB per capita em PPA Rendimento per capita * Mund o $ 7 446$ 7 410$ PBR$ 2002$ 1 980$ 410 PMR$ 5 734$ 5 680$ 1970 PAR$ $ $ Fonte: PNUD 2002 e Banco Mundial * Não é considerada a paridade do poder de aquisição entre regiões (PPA).

10 10 TABELA I INDICADORES ECONÓMICOS DO BEM-ESTAR Dados PNUD 2000 Dados BANCO MUNDIAL 2000 PIB per capita em PPA Rendimento per capita * Mund o $ 7 446$ 7 410$ PBR$ 2002$ 1 980$ 410 PMR$ 5 734$ 5 680$ 1970 PAR$ $ $ Fonte: PNUD 2002 e Banco Mundial * Não é considerada a paridade do poder de aquisição entre regiões (PPA).

11 11 Os indicadores relativos à educação TABELA II INDICADORES DE BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES EM 2000 – Acesso e utilização da Educação Grupo s Países Taxa de alfabetização de adultos Taxa de alfabetização de jovens Taxa bruta de matricula combinada no ensino básico, secundário e superior Mundo-- 65 PBR62,475,451 PMR86,095,673 PAR-- 93 Fonte: PNUD 2002

12 12 TABELA III INDICADORES DE BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES EM 2000 – Acesso e utilização da Educação por sexo Grupos PaísesTaxa de alfabetizaçã o de adultos Homens Taxa de alfabetização de adultos Mulheres Alunos de educação primária que alcançam o 5º grau % Mundo Países Industrializados -- Países em desenvolvimento Países menos desenvolvidos Fonte: Unicef- O Estado do Mundo 2003

13 13 Em relação à EDUCAÇÃO, as Nações Unidas salientam: Nos países em desenvolvimento existem diferenças em função da riqueza na escolarização e no nível de estudos atingido; Ao nível da oferta apesar de se investir em educação não se presta atenção às necessidades dos pobres; Em alguns países a procura de educação pelos pobres é reduzida devido aos benefícios esperados serem menores

14 14 Nações Unidas POBREZA Falta de Rendimentos Falta de Educação Exclusão Social Descriminação Sexual Falta de capacidades Falta de Saúde DIMENSÕES DA POBREZA Saúde Medição da Pobreza Rendimento Educação …

15 15 Distinção entre POBREZA ABSOLUTA e POBREZA RELATIVA POBREZA ABSOLUTA Vida nos limites da existência; luta pela sobrevivência em circunstâncias miseráveis Ausência de rendimento suficiente (dinheiro ou espécie) para satisfazer as necessidades básicas POBREZA RELATIVA limiar de pobreza que é particular para cada país dadas as arbitrariedade que pode comportar a definição de pobreza relativa que tem a ver com o nível de desenvolvimento atingido RIQUEZA ABSOLUTA Os que vivem na absoluta abundância Têm mais rendimento do que o que necessitam para satisfazer as necessidades básicas suas e da sua família: comida, vestuário, casa

16 16 Escapar à Pobreza Melhorarias nos domínios da saúde e a educação; Encarar a educação não apenas como bem privado mas também como bem público EDUCAÇÃO Fen. demográficosFen. SociaisFen. Políticos Fen. Económicos Melhoria da qualidade da população activa Aumento das capacidades de adaptação Permite alcançar as liberdades individuais OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO UNFPA Objectivo 2 Alcançar o ensino primário para todos

17 17 Contudo, como salienta Amartya Sen Investimento em educação Deve ter como fim alargar as potencialidades Não deve ter como fim reduzir a pobreza A Educação é constitutiva do desenvolvimento Mais EducaçãoMais investimento

18 18 Perspectiva de Amartya Sen Qualidade de vida; Bem-estar Capacidades; potencialidades Pobreza = Privação de Potencialidades Não é apenas uma questão de rendimentos Riqueza não é o único factor que influi na pobreza ou que gera potencialidades; A relação entre baixos rendimentos e potencialidades é variável e contingente; A carência relativa de rendimentos pode significar privação absoluta de potencialidades; Reforçar as Potencialidades para conduzir a vida Alargar a capacidade da pessoa para ser mais produtiva e obter mais rendimentos

19 19 EDUCAÇÃO Melhor Qualidade de vida Maior capacidade para a pessoa obter maiores rendimentos Possibilidade de libertar-se da Pobreza Os elevados níveis de literacia constituem um importante suporte social às oportunidades económicas – Amartya Sen Como podem os PBR investir em Educação? Transferência de riqueza dos países ricos para os países pobres


Carregar ppt "1 A Educação no contexto da Globalização Crescimento, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google