A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sinalização de Segurança As cores na segurança do trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sinalização de Segurança As cores na segurança do trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Sinalização de Segurança As cores na segurança do trabalho

2 Funções das cores na segurança l Prevenção de Acidentes; l Identificar os equipamentos de segurança; l Delimitando áreas; l Identificação de Tubulações de líquidos e gases advertindo contra riscos; l Identificar e advertir acerca dos riscos existentes.

3 Observações Importantes l A utilização das cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. l O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.

4 Cores Adotadas para Sinalização l Vermelho; l Amarelo; l Branco; l Preto; l Azul; l Verde; l Laranja; l Púrpura; l Lilás; l Cinza; l Alumínio; l Marrom.

5 Vermelho l Equipamentos de proteção e combate a incêndios; l NÃO deverá ser utilizada na empresa para: Ü Assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade comparada com o: Ü AMARELO (alta visibilidade) ; Ü ALARANJADO (alerta).

6 É empregado para identificar: l Caixa de alarme de incêndio; l Hidrantes; l Bombas de incêndio; l Sirene de alarme; l Caixas com cobertores l Extintores, localizações e indicações; l Localização de man- gueiras; l Baldes de areia ou água; l Tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água; l Transporte com equipamentos de combate a incêndios; l Rede dos Sprinklers; l Mangueira de acetileno.

7 Vermelho em casos excepcionais: l Nas luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construção e quaisquer outras obstruções temporárias. l Em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.

8 Amarelo l Canalizações para indicar gases não liqüefeitos. l Deve ser indicado para: l CUIDADO! Assinalando: Ü Partes baixas de escadas móveis. Ü Corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem riscos. Ü Espelhos de degraus de escadas.

9 Amarelo Ü Bordos desguarnecidos de aberturas no solo e de pla- taformas que não possam ter corrimões. Ü Bordas horizontais de por- tas de elevadores que se fecham verticalmente. Ü Faixas no piso de entrada de elevadores e platafor- mas de carregamento. Ü Meios-fios. Ü Corredores sem saída. Ü Vigas colocadas à baixa altura. Ü Cabines, caçambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras... Ü Empilhadeiras, Tratores, Vagonetes, reboques, Tc... Ü Fundos de letreiros e avisos de advertência. Ü Bandeiras como sinal de advertência (combinado ao preto).

10 Perigo Trânsito de empilhadeiras.

11 Amarelo Ü Pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes da estrutura e equipamentos em que se possa esbarrar. Ü Cavaletes, porteiras e lanças de cancela. Ü Comandos e equipamentos suspensos que ofereçam riscos. Ü Pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas.

12 Branco l Passarelas e corredores de circulação por meio de faixas (localização e largura). l Direção e circulação por meio de sinais. l Localização e coletores de resíduos. l Localização de bebedouros. l Áreas em torno dos equipamentos de socorro de urgência, de combate a incêndio ou outros equipamentos de emergência. l Área destinadas à armazenagem. l Zonas de segurança.

13 Preto l Empregado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (ex....: óleo lubrificante, asfalto, óleo combustível, alcatrão, piche, Tc... l Poderá ser utilizado em substituição ao branco, ou combinado a este quando condições especiais o exigirem.

14 Azul l Utilizado em Cuidado!, ficando o seu emprego limitado a avisos contra o uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviço. l Empregados em barreiras e bandeirolas de advertência a serem localizadas nos pontos de comandos de partida, ou fontes de energia dos equipamentos.

15 Atenção Equipamento fora de Serviço.

16 Azul l Canalizações de ar comprimido. l Prevenção contra movimento acidental de qualquer equipamento em manutenção. l Avisos colocados no ponto de arranque ou fontes de potência.

17 Verde l SEGURANÇA l Canalização de água. l Caixas de equipamentos de socorro de urgência. l Caixas contendo máscaras contra gases. l Chuveiros de segurança. l Macas. l Fontes lava-olhos l Quadros de Segurança. l Porta de entrada de salas de curativo de urgência. l Localização de EPI, caixa contendo EPI. l Emblemas de segurança. l Dispositivos de segurança. l Mangueiras de oxigênio (solda oxiacetilênica).

18 Laranja l Tubulações contendo ácidos. l Partes móveis de máqui- nas e equipamentos. l Partes internas das guar- das das máquinas que pos- sam ser removidas ou abertas. l Faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos. l Faces externas de polias e engrenagens. l Botões de arranque de segurança. l Dispositivos de cortes, bordas de serras, prensas.

19 Púrpura l Perigos das radiações eletromagnéticas penetrantes provenientes de partículas nucleares. l Portas ou aberturas de acesso a áreas com radiatividade. l Locais onde tenham sido enterrados materiais radiativos. l Recipientes de materiais radiativos ou de refugos de materiais e equipamentos contaminados. l Sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

20 Lilás l O lilás deverá ser usado para indicar canalizações que contenham álcalis (bases), p. ex...: NaOH. As refinarias de petróleo poderão utilizar o lilás para a identificação de lubrificantes.

21 Cinza Claro l Usado para identificar canalizações em vácuo. Escuro l Usado para identificar eletrodutos.

22 Alumínio l Será utilizado em canalizações contendo gases liqüefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (ex....: óleo diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, Tc..).

23 Marrom l Pode ser adotado a critério da empresa, para identificar qualquer fluído não identificável pelas demais cores.

24 Tubulações l Devem receber a aplicações de cores em toda a sua extensão e também nos acessórios a fim de identificar o produto e evitar acidentes. l Necessidade de identificação mais detalhada (concentração, temperatura, pressões, pureza, etc..) identificar-se-á por faixas em cores contrastantes.

25 Tubulações l Se necessário pode-se identificar o sentido do fluxo, com setas em cores contrastantes. l OBRIGATORIAMENTE, a canalização de água potável deverá ser diferenciada das demais.

26 Substâncias Perigosas l Todo o material que seja, isoladamente ou não, corrosivo, tóxico, radiativo, oxidante, e que durante o seu manejo, armazenamento, processamento, embalagem, transporte, possa conduzir efeitos prejudiciais sobre trabalhadores, equipamentos e ambientes de trabalho.

27 Sinalização para armazena- mento de substâncias perigosas l Identificação dos recipientes. l Rotulagem NOME TÉCNICO DO PRODUTO; PALAVRA DE ADVERTÊNCIA, designando o grau de risco; INDICAÇÕES DE RISCO; MEDIDAS PREVENTIVAS, abrangendo aquelas a serem tomadas;

28 Rotulagem continuação. PRIMEIROS SOCORROS; INFORMAÇÕES PARA MÉDICOS, em casos de acidentes; INSTRUÇÕES ESPECIAIS EM CASO DE FOGO, DERRAME OU VAZAMENTO, quando for o caso.


Carregar ppt "Sinalização de Segurança As cores na segurança do trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google