A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas."— Transcrição da apresentação:

1 Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas

2 Norma brasileira para cores Existem diversas normas que regulamentam o uso de cores, como a norma NBR 6503/1984, que fixa a terminologia das cores. A norma brasileira NBR 7195/1995 apresenta recomendações para uso das cores na segurança, com o objetivo de prevenir acidentes e advertir contra riscos.

3 Vermelha É usada em equipamentos de proteção e combate ao incêndio, inclusive portas e saídas e saídas de emergência. Os acessórios, como registros e válvulas são identificados pela cor amarela. A cor vermelha é usada também para indicar proibição e parada obrigatória, bem como em luzes de sinalização em tapumes, barricadas e paradas de emergência.

4

5 Produtos Tóxicos Ia - Extremamente Tóxico Ib - Altamente Tóxico II - Moderadamente Tóxico III - Levemente Tóxico

6 Alaranjada A cor alaranjada indica perigo partes moveis e perigosas em máquinas e equipamentos como polias, engrenagens e tampas de caixas protetoras (pintar do lado interno, para que fiquem visíveis na posição aberta). É usada também em equipamentos de salvamento aquático, como bóias e coletes salva-vidas.

7 Amarela cor amarela indica cuidado em escadas, vigas, pilastras, postes, partes salientes em estruturas, bordas perigosas, equipamentos de transporte e de movimentação de materiais. Pode ser combinada com listas ou quadrados pretos (máximo 50% da área) para melhorar a visibilidade, como em pára-choques ou para delimitar locais de trabalho perigosos, áreas de segurança e locais destinados à armazenagem.

8 Verde A cor verde indica segurança, servindo para identificar caixas e equipamentos de primeiros socorros, macas, chuveiros de segurança e quadros para exposição dos cartazes de segurança. Pode ser usada em faixas para delimitar áreas de segurança e áreas de vivência (fumantes, descanso).

9 Azul A cor azul indica uma ação obrigatória, como o uso obrigatório dos EPI (equipamentos de proteção individual). Indicam também equipamentos fora de serviço, que não devem ser energizados ou movimentados.

10 Púrpura É usada para indicar perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

11 Branca É usada nas faixas ou setas para demarcar corredores e locais onde circulam exclusivamente pessoas. Usa-se também nas áreas em torno dos equipamentos de emergência, primeiros socorros e coletores de resíduos.

12 Preta A cor preta identifica os coletores de resíduos, exceto aqueles originários dos serviços de saúde.

13 Para melhorar a visibilidade, as cores de segurança devem ser pintadas sobre um fundo contrastante. É indicado um fundo branco para as cores: vermelha, verde, azul, púrpura e preta. O fundo preto é usado para alaranjada, amarela e branca..

14

15 A norma NBR 6493/1994 indica cores para tubulações, para canalização de fluidos, material fragmentado e condutores elétricos. As cores indicam os seguintes conteúdos:

16 Alumínio - Gases liquefeitos, inflamáveis, combustíveis de baixa viscosidade (gasolina, óleo diesel, querosene, óleo lubrificante, solventes). Alaranjada - Produtos químicos não gasosos Amarela - Gases não-liquefeitos. Azul - Ar comprimido.

17 Branca - Vapor Cinza-claro - Vácuo. Cinza-escuro - Eletroduto. Marrom. Materiais fragmentados (minérios) e petróleo bruto.

18 Preta - Inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (óleo combustível, alcatrão, asfalto, piche). Verde - Água, exceto para combate ao incêndio. Vermelha - Água e outras substâncias para combate ao incêndio.

19 Cores para reciclagem VERMELHO: plástico AZUL: papel/papelão VERDE: vidro AMARELO: metal PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação

20 Recomendações para o uso de cores A preta sobre a branca melhora a legibilidade.

21 Outras combinação interessante é azul sobre a branca

22 Também vermelha sobre a branca

23 Nunca use amarela sobre branca.

24

25

26

27 Evite combinações da vermelha com a azul marinho, que provocam vibrações.

28

29 A visibilidade das cores pode ser influenciada pela luz, tamanho, forma, ângulo visual e textura.

30 Ao usar as cores, considere as associações emocionais, visuais, e culturais. Ao elaborar um texto, nunca misture diferentes cores na mesma palavra. Nunca use mais de seis cores em um display visual.

31 ndex-en.html ogether.php

32 Nunca use cores como um código único. Use redundâncias (formas, letras, números). Aa16

33 Percepção Visual

34 Proximidade

35 Semelhança

36 Fechamento

37 Continuidade

38

39

40 Linguagem da Forma

41 Retas e Ângulos Retos São identificadas com a rigidez, força, firmeza e masculinidade.

42 Paralelas Na posição vertical esquematizam colunas e representam apoio ou sustentação.

43 Curva Expressa suavidade e feminidade.

44

45

46

47 Zig zag Representa a energia, a cólera, a agitação, a fúria dos elementos. É usada para dar a sensação de choque, estalo ou para sinalizar a dor em uma parte do corpo.

48 Trêmula ou pontilhada Esta associada com o nervosismo, o medo, a indecisão e a se aplica corretamente à vibração de um corpo com febre.

49 Reta Horizontal Manifesta tranqüilidade e incita ao repouso. É associada com a tranqüilidade experimentada ao se contemplar o horizonte e com a meditação que antecede o sono.

50 Linha Ondulada Expressa gozo e otimismo. Está associada ao ondular do mar sereno, ao balanço do berço e ao suave vai vem de uma rede.

51 Círculos Concêntricos Representam impacto e destreza. Remete a usual figura para a pratica do tiro ao alvo. Também são capazes de concentrar a atenção em um ponto determinado.

52 Espiral É o mais claro expoente do movimento. Esta presente no movimento do tornado, na agitação horizontal dos líquidos, nos redemoinhos, etc.

53 Triângulos Representam a integridade, equilíbrio estático e a unidade. É muito usado para indicar em seus vértices os três ingredientes de uma formula ou os três usos ou benefícios de um produto.

54 Retângulos e Estrelas Possuem utilidades semelhantes ao triângulo.

55 Retângulos e Estrelas mais fácil mais durável mais rápido Incitas a ler uma frase. Serve especialmente para expressar os diversos usos ou ingredientes de um produto.

56 Forma e ausência da forma

57

58 Forma, ausência da forma e distorção

59 Proporções Áureas

60 CA B A seção áurea é composta de duas partes desiguais, das quais, a maior está para a menor assim como o todo está para a maior C:B = B:A = ± 0.618

61

62

63

64

65

66 Obtendo o Retângulo Áureo Geometricamente

67 Ponto e Linhas Áureas Horizontal e Vertical

68 Linhas Áureas e Auxiliares Espiral Logorítmica Retângulos Áureos no Retângulo Áureo

69

70 Diagrama ou grid

71

72

73

74

75


Carregar ppt "Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google