A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paisagismo - Horticultura Aula 9 – Projeto paisagístico Bibliografia: cap. 14 – livro Conceitos e aplicações p. 474-529 Dois Vizinhos, 07/06/2010 Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paisagismo - Horticultura Aula 9 – Projeto paisagístico Bibliografia: cap. 14 – livro Conceitos e aplicações p. 474-529 Dois Vizinhos, 07/06/2010 Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Paisagismo - Horticultura Aula 9 – Projeto paisagístico Bibliografia: cap. 14 – livro Conceitos e aplicações p Dois Vizinhos, 07/06/2010 Prof. Dr. Mauricio Romero Gorenstein

2 Objetivo da Aula de hoje CONTEÚDO 1. Elementos de composição paisagística 2. Planejamento do projeto paisagístico 3. Elaboração do projeto paisagístico Apresentar como deve ser feito um projeto paisagístico. Bibliografia: cap. 14 – livro Conceitos e aplicações, Paiva, P.D.O - p

3 Composição paisagística É a correlação ou combinação de formas, escalas, cores, texturas e proporções para esquematizar uma forma natural ou criar formas abstratas a fim de despertar o sentido visual; É a correlação ou combinação de formas, escalas, cores, texturas e proporções para esquematizar uma forma natural ou criar formas abstratas a fim de despertar o sentido visual; É fundamental correlacionar essas características com ritmo, equilíbrio, movimento, unidade, determinação de valores. Isso se transforma na base do desenho do JARDIM; É fundamental correlacionar essas características com ritmo, equilíbrio, movimento, unidade, determinação de valores. Isso se transforma na base do desenho do JARDIM; No desenho do jardim faz-se a organização do espaço e das formas que serão contempladas, diferentemente de um jardim não projetado, plantado aleatoriamente. No desenho do jardim faz-se a organização do espaço e das formas que serão contempladas, diferentemente de um jardim não projetado, plantado aleatoriamente. No desenho do jardim são colocados os elementos naturais e os estruturais de forma a associar as formas, linhas e proporção, que são os elementos de composição dos desenhos. No desenho do jardim são colocados os elementos naturais e os estruturais de forma a associar as formas, linhas e proporção, que são os elementos de composição dos desenhos.

4 LINHAS As linhas retas, em sentido horizontal, vertical ou inclinadas, assim como as curvas, provocam sensações diferentes e provocam efeitos na composição paisagística. RETA HORIZONTAL: sensação de equilíbrio, paz, tranquilidade, repouso; RETA VERTICAL: estimulante, vigor, nobreza, pensamento para o alto; RETA INCLINADA: movimento, insegurança, inquietação; RETA EM ZIGUE-ZAGUE: inconstância; nervosismo, indecisão; CURVAS: movimento, leveza, requinte, envolvência, feminilidade. RETA EM ZIGUE-ZAGUE: inconstância; nervosismo, indecisão; CURVAS: movimento, leveza, requinte, envolvência, feminilidade. Uso adequado de curvas e linhas pode induzir sensações interessantes na composição. Espaços retangulares, monótonos podem ser atenuados usando canteiros inclinados ou com curvas. Uso adequado de curvas e linhas pode induzir sensações interessantes na composição. Espaços retangulares, monótonos podem ser atenuados usando canteiros inclinados ou com curvas.

5 LINHAS Curvas irregulares em caminhos ou em canteiros oferecem sensação de naturalidade, de leveza na composição. Colocar figura de linhas

6 FORMAS E DISTRIBUIÇÃO NO PLANO As formas mais comuns e clássicas no desenho são o círculo, oval, quadrado, retângulo e triângulo. No desenho podem ser utilizadas sozinhas, associadas ou sobrepostas, criando formas e efeitos diferentes. Podem ser vistas de cima (planta baixa) ou de frente (perfil). Em 3-D pode auxiliar o entendimento do desenho proposto. OS DESENHOS DO JARDIM SÃO REALIZADOS A PARTIR DA DISTRIBUIÇÃO DE FORMAS EM UM PLANO. É FUNDAMENTAL A DISTRIBUIÇÃO DAS FORMAS BÁSICAS (círculo, quadrado, etc.), NESSE PLANO DE FORMA EQUILIBRADA ENTRE SI (representando árvores, muros, etc.) associados com os espaços (superfície do terreno). Colocar figura de linhas

7 PROPORÇÃO Elemento de grande importância nos desenhos. Consiste em harmonizar a escala de tamanho do TODO e de cada uma das partes, adequando linhas, espaços, massas, cores e texturas. É fundamental que haja no jardim ritmo, equilíbrio e harmonia. FORMAS E PROPORÇÃO As construções e entornos são fundamentais para se determinar as formas e proporções a serem utilizadas. Os jardins urbanos são delimitados por muros de altura elevada ou pelo traçado rígido e alto das construções e os diferentes tamanhos das construções. O jardim deve estar em harmonia com esses fatores. A escala e forma da vegetação devem oferecem proporção.

8 HARMONIA Uso equilibrado dos diferentes elementos (estruturais ou vegetais). Percepção integrada do jardim, como um todo. Um ensinamento de Vitrúvio, importante arquiteto romano, sobre a divisão do espaço harmônica: Para que um espaço, dividido em partes iguais resulte agradável e estético, deverá haver entre a parte menor e maior, a mesma relação que existe entre a maior e o todo. Ex: Linha com 16 m dividida em duas partes desiguais, 10 m e 6 m : 6/10 = 10/6 = 0,6. Contribui para a harmonia, a distribuição equilibrada de espaços e massas, equilíbrio de linhas e formas, além de contraste no uso de cores.

9 UNIDADE Uso equilibrado dos diferentes elementos (estruturais ou vegetais). Percepção integrada do jardim, como um todo. Um ensinamento de Vitrúvio, importante arquiteto romano, sobre a divisão do espaço harmônica: Para que um espaço, dividido em partes iguais resulte agradável e estético, deverá haver entre a parte menor e maior, a mesma relação que existe entre a maior e o todo. Ex: Linha com 16 m dividida em duas partes desiguais, 10 m e 6 m : 6/10 = 10/6 = 0,6. Contribui para a harmonia, a distribuição equilibrada de espaços e massas, equilíbrio de linhas e formas, além de contraste no uso de cores.


Carregar ppt "Paisagismo - Horticultura Aula 9 – Projeto paisagístico Bibliografia: cap. 14 – livro Conceitos e aplicações p. 474-529 Dois Vizinhos, 07/06/2010 Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google