A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS: Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS: Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa"— Transcrição da apresentação:

1 OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS: Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa
MITOCÔNDRIAS

2 A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células do sistema nervoso (na extremidade dos axiomas), do coração, por exemplo, pois apresentam maior gasto de energia Membrana Externa: altamente permeável que possui proteínas formadoras de poros (porinas) que permitem o trânsito livre de moléculas Espaço Intermembrana: que contém várias enzimas e onde acumula prótons transportados da matriz

3 Metabolismo: integração entre catabolismo e anabolismo

4 Estrutura da mitocôndria
Membrana externa Membrana interna Matriz mitocondrial

5 Glicólise Aeróbia Glicólise Anaeróbia Glicólise Anaeróbica

6 Ciclo de Krebs Ocorre na matriz mitocondrial.
Todo carbono responsável pela formação do acetil é degradado em CO2 que é então liberado pela célula, caindo na corrente sanguínea.

7 NADH + H+ NAD+ Succinato Fumarato Matriz ADP + Pi ATP H2O 1/2 O2 + 2H+ Cit c Espaço intermembrana F1 F0 H+ 4H+ 2H+ Matriz Espaço intermembrana H+ Fo F1 O gradiente eletroquímico de prótons gerado durante o transporte de elétrons é usado para síntese de ATP através do complexo ATPsintase

8 MITOCÔNDRIA Matriz: contêm uma mistura altamente concentrada de centenas de enzimas necessárias à respiração celular, contêm também várias cópias do DNA mitocondrial, ribossomos mitocondriais essenciais, RNAt, e várias enzimas requeridas para expressão dos genes mitocondriais. Membrana Interna: altamente especializada e mais fina que se dobra formando pregas chamadas cristas que aumentam grandemente a sua área superficial total.

9 MITOCÔNDRIA Membrana Interna: contêm proteínas com três tipos de funções: 1. aquelas que conduzem as reações de oxidação da cadeia respiratória 2. um complexo enzimático chamado ATPsintetase, que produz ATP na matriz 3. proteínas transportadoras específicas, que regulam a passagem para dentro e fora da matriz.

10 Mitocôndria - reprodução
Antes que a células se divida, todos os seus componentes são duplicados, incluindo as mitocôndrias. A reprodução das mitocôndrias ocorre por fissão binária, onde acontece um aumento de tamanho da organela preexistente para a fissão. Nem todas as mitocôndrias existentes na célula sofrem fissão, e para compensar isso, algumas se dividem repetidas vezes.

11 MITOCÔNDRIA - Origem O mecanismo de reprodução por fissão semelhante ao da bactéria, a presença de DNA circular – semelhante ao das bactérias, os ribossomos semelhantes ao da bactéria, sugerem que as mitocôndrias evoluíram de bactérias endocitadas há mais de um bilhão de anos. TEORIA DA ENDOSIMBIOSE Onde células eucariontes anaeróbicas estabeleceram relação simbiótica com bactérias aeróbicas.

12 MITOCÔNDRIA - Origem Essas bactérias teriam penetrado por fagocitose, escapando dos mecanismos intracelulares de destruição de organismos estranhos. Assim, a membrana do fagossomo teria tornado a membrana externa da mitocôndria e a membrana da bactéria tornou-se a membrana interna.


Carregar ppt "OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS: Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google