A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METABOLISMO ENERGÉTICO Introdução: – Os sistemas biológicos obdecem às leis da Termodinâmica: Nos processos físicos e químicos, energia pode ser ganha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METABOLISMO ENERGÉTICO Introdução: – Os sistemas biológicos obdecem às leis da Termodinâmica: Nos processos físicos e químicos, energia pode ser ganha."— Transcrição da apresentação:

1

2 METABOLISMO ENERGÉTICO Introdução: – Os sistemas biológicos obdecem às leis da Termodinâmica: Nos processos físicos e químicos, energia pode ser ganha ou perdida, transferindo-se de um sistema para outro, mas mão pode ser criada nem destruída. A energia inevitavelmente se dissipa,isto é, passa de uma forma utilizável para uma forma menos utilizável, o calor.

3 METABOLISMO ENERGÉTICO Introdução – O corpo esta sempre gastando energia. – Metabolismo: é a energia necessária para realizar as atividades celulares, nas quais moléculas são modificadas, quebradas ou unidas entre si, transformando-se em outras. Reações de quebra são chamadas de catabolismo. Reações de síntese são chamadas de anabolismo.

4 METABOLISMO ENERGÉTICO REAGENTE A REAGENTE B REAGENTE C PRODUTO FINAL ReagentesProdutos

5 METABOLISMO ENERGÉTICO Reações endotérmicas: – Absorve energia do ambiente. – Exemplo: fotossíntese e quimiossíntese. Reações exotérmicas – Libera energia para o ambiente. – Exemplo: respiração e fermentação.

6 METABOLISMO ENERGÉTICO REAÇÃO ENDOTÉRMICA REAGENTE A REAGENTE B REAGENTE ENERGIA PRODUTO FINAL ReagentesProdutos

7 METABOLISMO ENERGÉTICO REAÇÃO EXOTÉRMICA REAGENTE A REAGENTE B REAGENTE C PRODUTO ENERGIA ReagentesProdutos

8 METABOLISMO ENERGÉTICO ATP, A MOEDA ENERGÉTICA DO MUNDO VIVO – Trifosfato de adenosina. – 1 adenina( base nitrogenada) – 1 ribose ( glicídio) – 3 fosfatos.

9 METABOLISMO ENERGÉTICO ATP, A MOEDA ENERGÉTICA DO MUNDO VIVO Adenina + Ribose Fosfato 2 Fosfato 1 Fosfato 3

10 METABOLISMO ENERGÉTICO ATP, A MOEDA ENERGÉTICA DO MUNDO VIVO

11 RESPIRAÇÃO CELULAR É A OXIDAÇÃO BIOLÓGICA DA GLICOSE. – Moléculas de ácidos graxos ou de glicídios, principalmente glicose, são degradados, formando moléculas de gás carbônico (CO2) e de água(H2O) e liberando energia, utilizada na produção de moléculas de ATP a partir de ADP e Pi.

12 RESPIRAÇÃO CELULAR FASES DA RESPIRAÇÃO CELULAR: – GLICÓLISE – CICLO DE KREBS OU DO ACIDO CÍTRICO. – FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA.

13 RESPIRAÇÃO CELULAR GLICÓLISE: – 10 REAÇÕES QUÍMICAS – CATRALISADAS POR ENZIMAS NO CITOSOL – A GLICOSE É QUEBRADA EM DUAS MOLÉCULAS DE ÁCIDO PIRÚVICO. – É NECESSARIO O INVESTIMENTO DE 2 ATP. – O SALDO FINAL É DE 2 ATP E 2 NADH.

14 NO CITOPLASMA

15 O ÁCIDO PIRÚVICO SE UNE À COENZIMA-A. FORMA ASSIM, O ACETIL CO-A. NESSA REAÇÃO HÁ A LIBERAÇÃO DE UM CO2 E UM NADH. DEPOIS O ACETIL ENTRA NO CICLO SE UNINDO AO ÁCIDO OXALACÉTICO E FORMANDO O ÁCIDO CÍTRICO. O ÁCIDO OXALACÉTICO É RECUPERADO NO FINAL.

16 NA MITOCÔNDRIA

17

18 O SALDO FINAL DESSE PROCESSO É: – 2 CO2. – 3 NADH. – 1 GTP(ATP) – 1 FADH2.

19 MAIOR PRODUÇÃO DE ATP. OS NADH E OS FADH2 SÃO OXIDADOS PARA EXTRAÇÃO DE HIDROGÊNIOS E ELÉTRONS ENERGÉTICOS A ENERGIA LIBERADA PELOS ELÉTRONS SERÁ USADA NA FORMAÇÃO DOS ATPS. NA MITOCÔNDRIA

20 O ACEPTOR FINAL DOS ELÉTRONS SEM ENERGIA E DOS HIDROGÊNIOS É O OXIGÊNIO. FORMANDO ASSIM, A MOLÉCULA DE ÁGUA. ISSO ACONTECE NA CADEIA TRANSPORTADORA DE ELETRONS.

21


Carregar ppt "METABOLISMO ENERGÉTICO Introdução: – Os sistemas biológicos obdecem às leis da Termodinâmica: Nos processos físicos e químicos, energia pode ser ganha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google