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Hong Kong: Transformando a China em Oportunidade

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Apresentação em tema: "Hong Kong: Transformando a China em Oportunidade"— Transcrição da apresentação:

1 Hong Kong: Transformando a China em Oportunidade
Louis Ho – Diretor Regional - Americas 09 de Outubro de 2013 1

2 Balança Comercial: Brasil - China (US$ bilhões FOB)
Em 2010, a China era o maior parceiro comercial do Brasil – sendo, o maior detino de exportações e o segundo maior de importações. Fonte: Secretaria de Comércio de Exterior do Braisl

3 Balança Comercial: Brasil – Hong Kong (US$ bilhões FOB)
Comércio Exterior entre Hong Kong e Brasil Brasil é o segundo maior parceiro em exportações de Hong Kong da América Latina, o primeiro sendo o México. As maiores exportações para o Brasil incluem equipamento de telecomunicações e partes (representam 29% do total), relógios e partes (9%), condutores, válvulas elétricas e tubos (7%), aparato elétrico para circuitos elétricos (6%), computadores (6%), rádios (3%), equipamento de áudio e vídeo e tocadores (3%), máquinas e partes (3%), e brinquedos, jogos e equipamento para esportes (3%). Ao mesmo tempo, Brasil é a maior fonte de importados da América Latina de Hong Kong. Os produtos mais importados por Hong Kong incluem carne fresca ou congelada e miudezas (65% do total de importados), couro (10%), carne bovina fresca ou congelada (9%) e equipamento de telecomunicação e partes (3%) Fonte: MDIC Brazil

4 Histórias de Sucesso

5 A Oportunidade Chinesa
Todos os olhares continuam na China! Aqui estão os motivos: Crescimento anual de 10,5% nos últimos 10 anos Crescimento anual do comércio de 21,1% nos últimos 10 anos IED anual: US$105 bilhões (2012) 2ª maior economia do mundo Em um mundo globalizado, todas as economias serão inevitavelmente afetadas por crises financeiras, a China e Hong Kong não estão excluídas deste fato. Porém, a China tem sido relativamente menos afetada, e muitos acreditam que o país tem ajudado a Ásia a não entrar em uma depressão mais funda, como na Europa. A China continua sendo o maior foco de negócios para o mundo. Por que o mundo olha tão atentamente a história chinesa? Taxa de crescimento anual de 10.5% nos últimos 10 anos ( ) – sem precedentes na história. E as perspectivas a longo prazo para a China são boas. Nos últimos nove meses de 2011, o PIB chinês cresceu 9.4%. Por que? Primeiro, sobre comércio exterior, a China está transformando sua estrutura manufatureira e exportadora, ao expandir a sua cadeia produtiva. O país que monta partes importadas está produzindo mais partes e acessórios de alto valor tecnológico. Este desenvolvimento pode ser evidenciado por (a) a fatia crescente que corresponde a exportação de eletrônicos da China, (b) China , que antes importava, se tornou exportadora de certos componentes eletrônicos importantes, (c) há mais empresas estrangeiras estabelecendo centros de Pesquisa e Desenvolvimento na China. Segundo, sobre o mercado interno, a China tem uma população enorme. Enquanto a nível de renda continua subindo, esta população se torna em um mercado consumidor cada vez maior. Uma das políticas chineses é estimular o crescimento por demanda doméstica, então o consumo interno irá continuar crescendo rapidamente. 33 anos atrás, em 1978, a China estava no 28º lugar em comércio mundial. Hoje se tornou a 2ª maior economia do mundo. 5 5

6 A Oportunidade Chinesa
Não é mais “apenas” uma base de produção: Crescimento da classe média – 300 milhões Estimativa de população urbana – mais 350 milhões em 2025 Consumo doméstico em constante crescimento (13.4% de crescimento em 2012) No passado, a China era uma base para produção. Agora, é um mercado para bens de consumo – especialmente bens de consumo de grandes marcas. Chineses estão ganhando mais. Eles querem melhorar a qualidade de vida. Apesar da crise global, o consumo doméstico continua crescendo. As vendas chinesas do varejo cresceu 15.5% em 2009 e 18.4% em 2010 em termos nominais. Crescimento continuo em renda disponível tem contribuído para a aceleração das vendas. Nos nove primeiros meses de 2011, vendas no varejo cresceram 17%. A classe média passou de 300 milhões de pessoas – e está crescendo constantemente segundo um relatório recente da Deloitte. ( (Este número é maior do que a população inteira do Japão!). O relatório da Deloitte também estima que se p PIB chinês continuar a crescer 8-9% anualmente, o tamanho da classe média pode crescer 15-20% todo ano. (Definição de classe média = famílias com renda anual de US$ 10,000, de acordo com a definição da Deloitte.) 6 6

7 A Oportunidade Chinesa
Crescimento do Mercado Consumidor Mais de 1 bilhão de usuários de celular Mais de 591 milhões de usuários de internet Crescimento da demanda de vinhos importados (média de 65% por ano) Maior mercado de carros do mundo Um dos maiores mercados para itens de luxo do mundo 100 milhões de turistas chineses até 2020 Crescimento do mercado consumidor rural Com maior renda, os consumidores chineses tem dinheiro para consumir as tecnologias mais recentes. Havia 906 milhões de linhas de celular até junho de Este número é 8 vezes maior que o número na Alemanha, que tem uma estimação de 110 milhões de linhas de celular. China tem 457 milhões de usuários de internet, desde o fim de Isto representa um aumento de 73 milhões comparado ao final de 2009, ou 19% de aumento. China se tornou o maior mercado automobilístico de acordo com a Associação de Montadoras Automobilísticas da China. Em junho de 2009, as vendas de 6.1 milhões de automóveis ultrapassou o número de vendas nos EUA e também da Alemanha, representando um crescimento de 17.7% comparado ao ano anterior. Em 2010, as vendas totais de automóveis aumentou 32% para 18 milhões. Nos primeiros nove meses de 2011, as vendas de automóveis cresceu 3.6% para 13.6 milhões. De acordo com um relatório de fevereiro de 2011 do banco de investimento de HK CLSA Asia- Pacific Markets, consumidores da China continental serão responsáveis por 44% dos itens de luxo vendidos no mundo até 2020, partindo de 15% em 2010. (Desde Fevereiro de 2009, China implementou o projeto de “produtos eletrônicos para casas em áreas rurais”, subsidiando casas em áreas rurais nas compras de equipamento eletrônicos nos próximos 4 anos. O projeto irá estimular consumo em 920 bilhões.) 7 7

8 A Oportunidade Chinesa
Indústria se valorizando Atualizando processos industriais 10 milhões de Empresas Privadas Chinesas (final de 2012) Demanda crescente por serviços e tecnologias Gastos aumentaram em média 22,8% por ano de 2003 a 2012 O crescente número de Empresas Privadas na China Continental significa uma demanda crescente para serviços e tecnologias – especialmente em Pesquisa e Desenvolvimento. O governo chinês está determinado a melhorar a indústria do país com novas tecnologias, especialmente para fazer com o setor seja sustentável. Empresas chinesas tem demandas enormes por áreas do financeiro e legal, logística e tecnologia, design e embalagens. Muitas das 8.4 milhões de empresas privadas na China Continental (MPEs) até o final de 2010, estão buscando a internacionalização. Aproximadamente destas estão na província de Guandong, vizinha de Hong Kong. Apenas 43% do PIB chinês (2010) vem do setor de serviços, e o governo está se concentrando em expandir essa proporção para mais de 50% até 2020 (de acordo com o Conselho do Estado Chinês). Então há uma grande parcela para ser preenchida. De acordo com o 12º Programa de 5 Anos, o setor de serviços será expandido para 47% do PIB até 2015. 8

9 A Oportunidade Chinesa
No que as empresas estão preocupadas: Encontrar bons parceiros de negócios Obter lucros Lidar com a burocracia Minimizar os riscos do negócio Retenção de equipe de profissionais qualificada Ainda há muitas oportunidades na China, mas sabemos que enquanto alguns desafios são novos, alguns permanecem os mesmos. A china é a economia que mais se desenvolve, mas não há 100% de transparência. Perguntamos há muitas empresas estrangeiras quais são as preocupações e necessidades em respeito a China. Alguns pontos são mencionados sempre – a cima na tela. Estas preocupações são reais para pequenas e médias empresas que não podem tomar grandes riscos. Aqui é onde Hong Kong se encaixa. 9 9

10 Vantagens de Hong Kong Localização Ideal População Dinâmica
Economia Forte Localização Ideal Hong Kong tem três vantagens que nos permitem utilizar esta plataforma confiável para empresas estrangeiras que fazem negócios com a China. Passaremos por elas rapidamente. População Dinâmica 10 10

11 Hong Kong Trade Development Council
Estabelecido em 1966 O órgão de promoção comercial oficial de Hong Kong Mais de 900 empregados e 40 escritórios ao redor do mundo 11 escritórios em todas as cidades chaves chinesas Mais de empresas cadastradas em nosso Banco de Dados Vou tirar um minuto para explicar como funciona a organização TDC. Estabelecida em 1966, o HKTDC tem servido como promotor do comércio oficial de Hong Kong por quase 40 anos. Nós criamos uma plataforma de serviço público para os importadores e exportadores, traders e industrias de Hong Kong. Nosso alvo são empresas de pequeno e médio porte que movem o comércio de HK. Entre as diversas funções e serviços oferecidos pelo TDC, nossas feiras merecem reconhecimento. Dd fato, nós somos descritos como os organizadores mais bem sucedidos na Ásia por sermos pioneiros desde 1970.

12 Feiras do HKTDC: A melhor plataforma para promover seus produtos / negócios para o mercado mundial

13 HONG KONG : A capital asiática para Feiras de Negócios.

14 Updates na Indústria de Feiras de Hong Kong
Capital asiática de Feiras de Negócios - Mais de 160 das feiras mais importantes do mundo foram realizadas em Hong Kong em 2011. - 19 foram aprovadas pela UFI ( Associação Global de Exibições de Feiras). Abriga os mais respeitáveis organizadores de feiras. - 40 organizadores internacionais estão baseados em Hong Kong Indústria de exibições crescente. - Média de arrecadação por feira em 2010: US$3.9 milhões (Número 1 na Ásia. ) (Source: The Trade Fair Industry in Asia, 7th edition, 2011, BSG)

15 Updates na Indústria de Feiras de Hong Kong
Hong Kong – “Melhor cidade para negócios no mundo” (Business Traveller Asia-Pacific Travel Awards 2011) Contribuiu com US $4.6 bilhões com benefícios econômicos em 2010 (US $3.87 bilhões em 2008) 2.1% do PIB de 2010 (1.8% em 2008) (Fonte: Hong Kong Exhibition and Convention Industry Association (HKECIA)

16 Espaços de Exibição de Alta Classe em Hong Kong
Hong Kong Convention & Exhibition Centre (HKCEC) (66,608 metros quadrados) - O melhor centro de convenções da Ásia. 2. Asia World Expo (70,000 metros quadrados) Completado em Dezembro 2005 Próximo ao Aeroporto Internacional de HK.

17 HKTDC – Pioneiro na exibição de produtos industriais

18 Hong Kong Trade Development Council
O maior organizador de Feiras em Hong Kong 3º maior organizador de Feiras da Ásia em 2010 Organizou 36 Feiras em 2011/2012 Mais de expositores de 78 países e regiões em 2011/2012 Mais de visitantes de 184 países e regiões (Fonte: The Trade Fair Industry in Asia, 7th edition, 2011, BSG)

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20 14 Ferias do HKTDC são aprovadas pela UFI

21 10 maiores Feiras de vários setores na Ásia
3 maiores Feiras de vários setores no Mundo [Presentes, Relógios e Feira de Eletrônicos (edição do Outono)]

22 Feiras Comerciais organizadas pelo HKTDC
So, after reviewing the competitive edges of Hong Kong as a premier trade fair centre in Asia, let me provide you with more information on international trade fairs organised by TDC.

23 No. de Expositores nas Feiras do HKTDC
Aumento cumulativo de quase 115% nos últimos 8 anos No. de expositores

24 No. de Visitantes Comerciais nas Feiras do HKTDC
Aumento cumulativo de quase 96% nos últimos 8 anos No. de visitantes

25 Força das Feiras do HKTDC
Presença forte de Visitantes Internacionais

26 Força das Feiras do HKTDC
Compradores de feiras HKTDC são posicionados melhor no poder de compra. Grupos de compradores das feiras de HK Feiras de “prospecção” Import/ Export Cos. Primary Distributors Local Distributors Manufacturers Retailers Consumers Grupos de compradores de feiras EUA/ Alemanha Foco em “marketing”

27 Força das Feiras do HKTDC
Seção de produtos “Premium” para promover marcas e empresas de design.

28 Força das Feiras do HKTDC
Missões Internacionais para compras Missão Russa Missão Brasileira

29 Força das Feiras do HKTDC
Pavilhões Temáticos

30 Força das Feiras do HKTDC
Marketing &Publicidade Newsletter para os compradores Revistas dos produtos Promoções Online

31 Força das Feiras do HKTDC
Marketing & Publicidade Catálogos das Feiras & Guias E-Fair Diário

32 Força das Feiras do HKTDC
Marketing & Publicidade Shows & Desfiles

33 Força das Feiras do HKTDC
Inteligência de Mercado: Feiras como plataforma de informação global Conferências & Seminários

34 Força das Feiras do HKTDC
Oportunidade de Networking Coquetéis, Recepções e Noites de Gala

35 Força das Feiras do HKTDC
Plataforma Ideal de Marketing Demonstração de Produto & Lançamentos

36 Outros países / regiões
Uso Efetivo das Novas Ferramentas de Mídia e Ferramentas de Marketing Novas mídias Mundo China Contiental Outros países / regiões Sites de Compartilhamento de Vídeos Mídias Sociais Mídias Sociais voltadas para Networking de negócios Mensagens instantâneas Portal da Web Canais de Busca Coréia do Sul Rep. Tcheca

37 Plataforma Ideal de Marketing e Lançamento de Produtos
Grandes Marcas na HK Electronics Fair

38 Valor Agregado no Atendimento ao Cliente
Área VIP para visitantes credenciados Business Centre Premier Connect

39 Valor Agregado no Atendimento ao Cliente
Sala de Oração Ônibus Gratuito para as Feiras Hotéis com relação “Custo-benefício”

40 Contatos Hong Kong Trade Development Council
Rua Cel. Xavier de Toledo, Cj.10A - lo.andar CEP Sao Paulo-SP, Brazil Tel : (55) Fax : (55)


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