A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Praça do Avião, Canoas, RS. PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE BUCAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Praça do Avião, Canoas, RS. PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE BUCAL."— Transcrição da apresentação:

1 - Praça do Avião, Canoas, RS

2 PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE BUCAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO PSF NATAL- CANOAS/RS Patrícia Flores Rocha Cirurgiã-Dentista Centro Universitário La Salle Programa De Pós-graduação em Ciências da Saúde: Ênfase em Saúde da Família Porto Alegre, maio de 2005.

3 Introdução ACS = multiplicador dos conhecimentos em saúde. - Zanetti, Os Agentes Comunitários de Saúde são os pilares da organização da Atenção Primária em Saúde. - Duncan, 2004.

4 Revisão da Literatura Os agentes de saúde desempenham um papel muito importante na medida em que podem ajudar as pessoas a entenderem o processo saúde-doença, ou seja, entenderem seus próprios corpos e saberem o que fazer para não adoecer. Para executar as suas funções, o agente tem que estar bem preparado sob o aspecto da informação. - Bercht, 2002.

5 Conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2004), os ACS de Canoas passaram por um Curso de Qualificação Básica para a Formação de Agente Comunitário de Saúde antes do início de suas atividades. Duração: 2 semanas, sendo desenvolvida pela Coordenação do PACS/PSF da Secretaria Municipal de Saúde, onde o tema saúde bucal foi contemplado em uma das aulas expositivas.

6 Objetivos - Avaliar o conhecimento que os Agentes Comunitários de Saúde do PSF Natal possuíam sobre questões relativas à saúde bucal, - propor uma qualificação permanente desses profissionais para uma atuação mais eficiente e resolutiva na comunidade. (Sensibilizar Gestores e Equipe de Saúde atuantes no PSF a capacitarem os ACS.)

7

8 Foi aplicado um questionário estruturado contendo 30 questões objetivas que serviram como instrumento para a coleta de dados. As questões foram baseadas em: Dúvidas que surgiram durante os 8 meses de convívio com as agentes de saúde; questões trazidas pela própria população assistida pelo PSF Natal; mitos existentes em torno de assuntos referentes à Odontologia. Metodologia

9

10 Resultados

11 Qual seria o parâmetro que define a quantidade de creme dental a ser utilizada em uma escova? -6 (54,5%) de acordo com o tipo de escova, -5 (45,5%) de acordo com a idade do usuário.

12 Qual é o profissional capacitado para colocar próteses dentárias? -7 (63,6%) o Técnico em Prótese Dental, -4 (36,4%) o Cirurgião-Dentista.

13 ... Apesar disso... Questões com 81,8% de acerto entre as ACS: - Câncer bucal, - o aleitamento materno, - o que é ter saúde bucal.

14

15 Conclusão Há a necessidade de um processo de educação continuada visando a qualificação permanente dos agentes comunitários de saúde para uma atuação mais eficiente nas suas comunidades e mais resolutiva para a saúde bucal.

16 -Muito Obrigada! A educação é fundamental para a saúde !


Carregar ppt "- Praça do Avião, Canoas, RS. PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE BUCAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google