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O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:

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1 O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura; - A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que vai permitir sua realização.

2 PROJETO DE PESQUISA Projeto: plano, iniciativa, plano geral de uma obra ou pesquisa. Pesquisa: ato ou efeito de pesquisar; indagação; busca. O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Desde que se tenha em vista uma pesquisa qualquer, deve-se pensar antes de tudo em elaborar um projeto que possa garantir sua viabilidade. Trata-se do planejamento da pesquisa. O projeto faz a previsão dos recursos necessários para atingir o objetivo proposto de solucionar um problema.

3 NO PROJETO DEFINE-SE: O que fazer; Porque fazer; Para quem fazer;
Onde fazer; Como, com que, quanto e quando fazer; Com quanto fazer e como pagar; Quem vai fazer.

4 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO
DEFININDO O TEMA E TÍTULO (O QUÊ?) O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo pesquisador, da sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria. Independente de sua origem, o tema é, nessa fase, necessariamente amplo. Do tema é feita a delimitação que deve ser dotada de um sujeito e um objeto. Já o título, acompanhado ou não por subtítulo, difere do tema. Enquanto este último sofre um processo de delimitação e especificação, para torná-lo viável à realização da pesquisa, o título sintetiza o conteúdo da mesma.

5 FASES DO PROJETO DE PESQUISA
1 – Justificativa 2 – Objetivos Gerais 3 – Objetivos Específicos 4 – Formulação do Problema da Pesquisa 5 – Formulação da Hipótese da Pesquisa 6 – Metodologia da Pesquisa 7 – Referencial Teórico 8 – Cronograma de Atividades 9 – Referências Bibliográficas

6 JUSTIFICATIVA (POR QUÊ?)
É o único item do projeto que apresenta respostas à questão por quê? De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa, expondo as razões de maneira clara e convincente. A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa.

7 Atenção! Os objetivos devem ser sempre expressos em verbos de ação.
OBJETIVOS (PARA QUÊ?) Atenção! Os objetivos devem ser sempre expressos em verbos de ação. GERAL Mostrar uma visão global do assunto a ser pesquisado. ESPECÍFICOS Mostrar uma visão específica do assunto, ou seja, seu ponto central.

8 EXEMPLOS APLICÁVEIS A OBJETIVOS:
OBJETIVOS (CONT.) EXEMPLOS APLICÁVEIS A OBJETIVOS: a) Quando a pesquisa tem o objetivo de conhecer: Apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar. b) Quando a pesquisa tem o objetivo de compreender: Compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar. c) Quando a pesquisa tem o objetivo de aplicar: Desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, otimizar, melhorar.

9 OBJETIVOS (CONT.) d) Quando a pesquisa tem o objetivo de analisar:
Comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar. e) quando a pesquisa tem o objetivo de sintetizar: Compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar. f) quando a pesquisa tem o objetivo de avaliar: Argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

10 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA
A formulação do problema prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade específica que se pretende resolver por intermédio da pesquisa. Para ser cientificamente válido, um problema deve passar pelo crivo das seguintes questões: O problema: - pode ser enunciado em forma de pergunta? - corresponde a interesses pessoais (capacidade), sociais e científicos? Esses interesses estão harmonizados?

11 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA
Formulação do problema: é necessário esclarecer a questão de pesquisa, definir o problema - o que? como? viabilidade relevância observar novidade oportunidade deve ser interrogativa, clara, precisa e objetiva; possuir solução viável; expressar uma relação entre duas ou mais variáveis; ser fruto de revisão de literatura e reflexão pessoal.

12 FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE DA PESQUISA
É uma suposição que se faz na tentativa de explicar o problema; Como resposta e explicação provisória, relaciona duas ou mais variáveis do problema levantado; Deve ser testável e responder ao problema; Serve de guia na pesquisa para verificar sua validade.

13 METODOLOGIA DA PESQUISA
Informa os meios empregados na coleta dos dados para posterior apresentação destes na pesquisa, ou seja, estabelece o procedimento do pesquisador para o levantamento de informações.

14 REFERENCIAL TEÓRICO Respondendo ainda à questão como? Aparecem aqui os elementos de fundamentação teórica da pesquisa e, também, a definição dos conceitos empregados. Colocar no referencial teórico citações de autores que relatam sobre o assunto abordado na pesquisa.

15 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Todo trabalho científico pressupõe um planejamento, sendo que normalmente envolve recursos materiais, humanos e exige prazos estabelecidos, que devem ser cumpridos dentro de seu cronograma previsto. Exemplo: ATIVIDADES MESES jan/fev/ mar/abril maio/jun/jul/ago set/out/ nov/dez Levantamento bibliográfico X Seleção e leitura de textos Resenhas e fechamentos Elaboração de questionário Aplicação de questionário Definição dos capítulos e início da redação da monografia Revisão geral dos resultados e releitura dos capítulos Redação das considerações finais Revisão final e ajustes Entrega da monografia

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Relacionar todas as fontes já consultadas para a elaboração do projeto, podendo ser: livros, revistas, jornais, boletins, ensaios, entrevistas, questionários e outros elementos. Exemplo: PEREIRA, José. A era da informática. 1.d. São Paulo: Atlas, 2009.

17 OBSERVAÇÕES CADA FASE É COLOCADA EM UMA FOLHA SEPARADA, É ESCRITA EM LETRA MAIÚSCULA O NOME DE CADA FASE. O TIPO DE LETRA É ARIAL OU TIMES NEW ROMAN. O TAMANHO DA LETRA É 12 PARA A PARTE TEXTUAL E 14 PARA TÍTULOS. MARGENS: SUPERIOR E ESQUERDA – 3 CM INFERIOR E DIREITA – 2CM


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