A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Extensões no teste de escalonabilidade. André Luis Meneses Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Extensões no teste de escalonabilidade. André Luis Meneses Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Extensões no teste de escalonabilidade. André Luis Meneses Silva

2 Agenda Introdução Extensões das fórmulas Deadline = Período Deadline menor ou igual ao período Presença de Atraso (jitter)

3 Introdução Os testes vistos até agora: – Impõe limites na utilização do processador – Não estabelece relações de precedência entre si ou que os deadlines assumam valores arbitrários. – Baseam-se apenas na utilização do processador. – Os testes que veremos hoje, baseam-se na noção de tempo de resposta. – São exatos. – Os anteriores eram...?

4 Introdução Vamos analisar os seguintes cenários: – Deadline igual ao período. – Deadline menor ou igual ao período. – Presença de atraso (Jitter).

5 Deadline igual ao Período Modelo igual ao de taxa monotônica (sem extensões). Teste baseado no conceito de carga cumulativa (workload). Também utiliza a idéia de utilização do processador.

6 Deadline Igual ao Período Carga Cumulativa – Dada uma tarefa t de prioridade i. – A carga Cumulativa consiste no cálculo do tempo total de execução das tarefas de prioridade maior ou igual a i.

7 Deadline Igual ao Período

8 Número de ocorrências da tarefa j no período t. Por isso teto.

9 Deadline Igual ao Período Número de ocorrências da tarefa j no período t. O tempo que o processador ficará ocupado neste intervalo.

10 Deadline igual ao Período Nossa nova fórmula de utilização do processador é: Qual a condição de escalonamento? – Se existir um t que satisfaça, a tarefa T i é escalonável. Qual t devemos considerar?

11 Deadline igual ao Período Devemos considerar valores de t que resultem em uma menor utilização da CPU. – t deve estar no intervalo (0, P i ]. – Os valores candidatos de t são obtidos a partir desta fórmula: – Onde consideramos os períodos de todas as tarefas j com período menor ou igual a tarefa i.

12 Deadline Igual ao Período Tarefas Periódicas PeríodoTempo de Computação Utilização Tarefa A20100,5 Tarefa B50250,5

13 Deadline Igual ao Período Cálculo de U Escalonável

14 Deadline Igual ao Período Cálculo de U Não escalonável

15 Deadline Menor que o Período Teste se fundamenta no tempo de resposta. – Tempo de resposta é o tempo transcorrido entre a chegada e o término da execução de uma instância de uma dada tarefa. – Também é contabilizado a interferência provocada por tarefas de igual ou maior prioridade. – As tarefas podem ser escalonadas se o seu tempo de resposta é menor ou igual ao seu deadline.

16 Deadline Menor que o Período Fórmula para cálculo do tempo de Resposta Onde, C i corresponde ao tempo de computação da tarefa i. I j corresponde a interferência das tarefas de maior.

17 Deadline Menor que Período Cálculo das interferências – Acho que já vi isso antes?

18 Deadline Menor que Período Cálculo das interferências – Acho que já vi isso antes? – O que nos leva a:

19 Deadline Menor que Período Como Ri aparece em ambos os lados utilizamos um método iterativo para seu cálculo. Onde: – Para quando – Inicial – O método não converge quando a utilização das tarefas for maior que 100%.

20 Deadline Menor que Período Tarefas Periódicas PeríodoTempo de Computação DeadlinePrioridade RM Tarefa A10261 Tarefa B10282 Tarefa C208163

21 Deadline Menor que Período Tarefas PeriódicasPeríodoTempo de ComputaçãoDeadlinePrioridade RM Tarefa A10261 Tarefa B10282 Tarefa C208163 pA>pB>pC  Para Tarefa A, temos:

22 Deadline Menor que Período Tarefas PeriódicasPeríodoTempo de ComputaçãoDeadlinePrioridade RM Tarefa A10261 Tarefa B10282 Tarefa C208163 pA>pB>pC  Para Tarefa B, temos:

23 Deadline Menor que Período Tarefas PeriódicasPeríodoTempo de ComputaçãoDeadlinePrioridade RM Tarefa A10261 Tarefa B10282 Tarefa C208163 pA>pB>pC  Para tarefa C, temos:

24 Presença de Atraso Até o momento só trabalhamos com tarefas bem comportadas – Periódicas – Liberadas sempre no início do período de ativação. Nem sempre estas condições são verdadeiras. – Algumas vezes, o próprio escalonador provoca atrasos na liberação de uma tarefa.

25 Presença de Atraso Nestes casos, temos de levar em conta o período ocupado. Ou seja, o atraso na liberação de cada tarefa também deve entrar em nossos cálculos. Nossa nova fórmula:

26 Presença de Atraso Workload (W) X Tempo de resposta (R) – O tempo de resposta é obtido pela seguinte fórmula:

27 Para o Banco do Conhecimento Existem muitas extensões do algoritmo apresentado por Liu e Leiland (Rate Monotonic), visto na última aula. Para cada grupo: – Pesquisar 1 artigo (http://www.periodicos.capes.gov.br) que apresente uma extensão no trabalho de Liu e Leiland.http://www.periodicos.capes.gov.br – Escrever um resumo sobre este artigo e disponibilizar no banco de conhecimento (não disponibilizar o artigo).

28 Referências Farines – Seção 2.5


Carregar ppt "Extensões no teste de escalonabilidade. André Luis Meneses Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google