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RTM-S SUPERFÍCIE CLASSE A Renan Holzmann – MVC Soluções em Plásticos.

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1 RTM-S SUPERFÍCIE CLASSE A Renan Holzmann – MVC Soluções em Plásticos

2 D O QUE VAMOS FALAR? 1. Por que o RTM-S foi desenvolvido? 2. Definições – O que é RTM-S ? 3. Variantes RTM-S 4. Processo de Fabricação 5. Aplicações Alvo 6. Caso Painel Frontal Ônibus – Tabela Comparativa

3 P OR QUE O RTM-S FOI DESENVOLVIDO? Qualidade de superfície dos atuais processos de compósitos Processo de preparação de pintura com custos elevados Diminuir ciclo de processo do RTM Eliminação da aplicação do Gel Coat Possibilidade de peças sem pintura Otimização utilização ferramental Aumentar vida útil dos ferramentais atuais

4 D EFINIÇÕES - RTM-S Processo que combina materiais termoplásticos e termofixos. RTM – Resin Transfer Molding S – Surface – Superfície classe A através do material termoplástico MATERIAL TERMOFIXO PELÍCULA TERMOPLASTICA

5 V ARIANTES - RTM-S INSERTO PARA MONTAGEM COLADO

6 V ARIANTES - RTM-S INSERTO METÁLICO NÚCLEO INTEGRADO

7 V ARIANTES - RTM-S Utilização de termoplástico com acabamento, eliminando-se totalmente processo de pintura SISTEMA 3 CAMADAS PMMA (Acrílico) ASA(cor+UV) ABS comum Blenda Termoplástica (melhorar processo conformação) ABS comum ASA (cor+UV) PMMA + pigmentos metalizados PMMA (Acrílico) SISTEMA 5 CAMADAS

8 V ARIANTES - RTM-S Utilização de termoplástico com acabamento texturizado

9 P ROCESSO DE FABRICAÇÃO Etapa da obtenção da película termoplástica

10 P ROCESSO DE FABRICAÇÃO Etapa RTM

11 Peças externas com alta exigência de acabamento superficial A PLICAÇÕES ALVO Peças em geral, com alto custo de preparação de pintura Peças com a necessidade estrutural e acabamento superficial com ou sem pintura

12 A PLICAÇÕES ALVO

13 PROCESSO ATUAL: RTM Light C OMPARATIVO: CASO PAINEL FRONTAL ÔNIBUS PROCESSO PROPOSTO: RTM-S

14 C OMPARATIVO: CASO PAINEL FRONTAL ÔNIBUS TABELA COMPARATIVA ENTRE OS PROCESSOS (necessidade total de peças para o projeto: pçs) Especificações Fase Desenvolvimento Fase Produção PROCESSOMATERIAL Invest. Ferramental* (R$) Tempo Desenv. (dias) Tempo fabric. películ a Ciclo RTM (min.) Tempo Acabam. (min.) Prep. Pintura (min.) Custo Peça (R$) Peso Peça (kg) Vida útil Ferramental RTM (peças) RTM Resina Poliéster reforçado com fibra de vidro (2 RTM) 45__ RTM-S Parte interna: Resina Poliéster reforçado com fibra de vidro Superfície externa: ABS (1 RTM +1 VF) , * Moldes em compósitos

15 C OMPARATIVO: CASO PAINEL FRONTAL ÔNIBUS Investimento em ferramental inferior. Tempo de desenvolvimento equivalente Tempo de processo de fabricação significativamente reduzido, devido à eliminação da aplicação do gel coat, e simplificação da etapa de preparação de pintura. Redução maior de tempo, no caso da utilização de termoplástico especial, como ABS/ASA, eliminando totalmente etapa de pintura. Vida útil de ferramental superior CONCLUSÕES REFERENTES AO RTM-S

16 V IABILIDADE DO PROJETO DNA das empresas envolvidas Experiência da equipe Apoio dos parceiros estratégicos

17 RENAN HOLZMANN Coordenador Engenharia (41) O BRIGADO


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