A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reação da madeira a elementos naturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reação da madeira a elementos naturais"— Transcrição da apresentação:

1

2 Reação da madeira a elementos naturais
Aspectos gerais: A degradação física e química da madeira quando exposta aos elementos naturais e em alguns casos a chuva ácida. (não é biodegradação)

3 Resistência em condições boas de conservação

4 Efeitos: Deterioração física Mudanças de cor Aspereza superficial
Rachaduras Fissuras

5

6

7 Efeitos

8 Efeitos

9

10 Deterioração química Fenômeno superficial. Sequência de reações de radicais livres. Quebra da estrutura da lignina. Mudanças de cor.

11 Fatores que afetam a madeira quando exposta no ambiente:
Luz solar Raios Ultra violeta Luz visível

12 Umidade Chuva Orvalho Vapor d´água Calor Velocidade das reações

13 Chuva ácida Dióxido de enxôfre - SO2

14 Efeito relativo de várias formas de energia na madeira
Forma de energia Localização Interna Grau do efeito Localização Externa Térmica intensa fogo severo Térmica leve escurecimento leve Luz - UV e visível Mudança de cor Grandes mudanças de cor e degradação química Mecânica Fadiga e quebra Fadiga e quebra, erosão pelo vento, aspereza superficial e desfibrilação leve a severo Química Manchas, descoloração e mudanças de cor Leve a severo Aspereza superficial, desfibrilação, erosão seletiva, mudanças de cor e perda de resistências

15 A química no processo de envelhecimento da madeira
O “envelhecimento” da madeira por exposição a intempéries é um fenômeno superficial, as paredes celulares das superfícies transversais expostas são separadas na região da lamela média. Radicais livres são gerados na superfície da madeira durante a irradiação da luz solar.

16 A química no processo de envelhecimento da madeira
As interações dos radicais livres com moléculas de oxigênio formam hidro-peróxidos. Os radicais livres e átomos de oxigênio são importantes causadores da descoloração e de reações de degradação das superfícies da madeira.

17 CARACTERÍSTICAS DAS REAÇÕES FOTOQUÍMICAS DA MADEIRA
1. A Lignina é facilmente degradada pela luz com comprimento de onda < 350 nm. Mudanças significativas da cor, Formação de grupos cromóforos. 2. Efeitos na lignina da luz com comprimentos de ondas >400nm: Fotobranqueamento ou clareamento.

18 3. Grupos metoxilicos da lignina são reduzidos.
4. Radicais fenóxi são produzidos rapidamente dos grupos hidroxi - fenólicos. 5. Ligações Carbono-carbono adjacentes a grupos alfa-carbonilos são fotodisassociados 7. Grupos alfa-carbonilos funcionam como fotosensibilizantes na fotodegradação da lignina.

19 REAÇÕES PRIMÁRIAS DA DEGRADAÇÃO FOTOLÍTICA
Celulose

20 Lignina

21 Madeira não exposta (%)
Exemplo: Composição química da madeira de carvalho antes e após “envelhecimento” acelerado Madeira exposta ao tempo(%) Madeira não exposta (%) Lignina Klason 1.9 20.5 Lignina Acido-soluvel 3.1 5.6

22 Glucose 82.2 49.8 Xilose 10.1 23.3 Manose 1.6 4.2

23 fim

24

25

26

27

28


Carregar ppt "Reação da madeira a elementos naturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google