A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia da informação. Qual a diferença entre a Informação e o DADO? Como você acredita que a Tecnologia da Informação pode organizar e otimizar processos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia da informação. Qual a diferença entre a Informação e o DADO? Como você acredita que a Tecnologia da Informação pode organizar e otimizar processos."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação

2 Qual a diferença entre a Informação e o DADO? Como você acredita que a Tecnologia da Informação pode organizar e otimizar processos decisório? Como lidar com essas tecnologias? Qual a diferença entre a Informação e o DADO? Como você acredita que a Tecnologia da Informação pode organizar e otimizar processos decisório? Como lidar com essas tecnologias? 1/22

3 Conceitos Básicos da Informação 2/22

4 O DADO Deve ser coletado o mais próximo possível da sua fonte; 3/22 A percepção do dado depende do interesse e das possibilidades do observador (homem ou máquina); Identificar a importância do dado em relação ao seu contexto; Armazenar para atender futuras consultas, ou seja, gerar novas informações.

5 A INFORMAÇÃO 4/22 Os dados podem ser os mesmos, mas as informações extraídas deles dependem: Representa a organização e agregação de dados capazes de ser interpretados por quem as recebe; Da forma de quem as recebe; Do uso que irá ter; Do momento.

6 O VALOR DOS DADOS 5/22 fatores que estabelecem o tamanho do valor dos dados: Quanto custa uma coleta de dados? Quais seriam os impactos por não tê-los à disposição? Se os dados forem destruídos, qual será o custo para recuperá-los? Quanto custa a armazenagem e manutenção dos dados?

7 AS DIFERENTES VISÕES DOS DADOS 6/22 A visão Secretário de Estado; A visão do contador, do diretor de órgão; A visão do marketing; A visão da comunidade e do cidadão.

8 A MINERAÇÃO E ANÁLISE DA INFORMAÇÃO 7/22 A informação deve ser avaliada em três níveis de abstração; A informação deve ser trabalhada de maneira a subsidiar a decisões; A modelagem (organização) da informação deverá ser de acordo com o contexto em que ela está inserida. A informação deve ser avaliada em três níveis de abstração; A informação deve ser trabalhada de maneira a subsidiar a decisões; A modelagem (organização) da informação deverá ser de acordo com o contexto em que ela está inserida.

9 MCI – MODELO CONCEITUAL DA INFORMAÇÃO 8/22 1º NIVEL - a informação é vista sob a ótica do usuário (funcionário, gerente, aluno, dono da empresa, etc), Níveis de abstração apresentada sob a forma de texto simples (relato) utiliza-se a abstração das formalidades as formalidades são tecnicamente coisas, objetos, pessoas ou mais de uma ocorrência no contexto.

10 MCI – MODELO CONCEITUAL DA INFORMAÇÃO 9/22 1º NIVEL – Exemplo: Níveis de abstração O contador da prefeitura de Desafiolandia deseja sistematizar o seu controle de frotas e passou as seguintes informações: Temos uma frota com veículos de carro passeio e caminhões pesados. Toda frota é terceirizada por meio de contratos licitados. Utilizamos nossos veículos para o transporte de funcionários ou cargas e o aluguel varia de acordo com o fornecedor, a carga e o tipo de veículo. O contador da prefeitura de Desafiolandia deseja sistematizar o seu controle de frotas e passou as seguintes informações: Temos uma frota com veículos de carro passeio e caminhões pesados. Toda frota é terceirizada por meio de contratos licitados. Utilizamos nossos veículos para o transporte de funcionários ou cargas e o aluguel varia de acordo com o fornecedor, a carga e o tipo de veículo.

11 MCI – MODELO CONCEITUAL DA INFORMAÇÃO 10/22 2º NIVEL Níveis de abstração as formalidades são vistas como conjuntos de informação sobre o negócio que está sendo sistematizado.

12 MCI – MODELO CONCEITUAL DA INFORMAÇÃO 11/22 2º NIVEL – abstração técnica Níveis de abstração formalidade veículo (objeto – tabela) Atributos próprios da formalidade Veículo. Placa-veículo Anofabricação-veículo Numchassi-veículo Atributos Estrangeiros (mais de uma ocorrência no contexto) e que pertencem a outras formalidades. Cod-modelo-veículo Cod-fabricante-veículo Cod-cor-veículo Cod-Tipoveículo Cod-carga

13 MCI – MODELO CONCEITUAL DA INFORMAÇÃO 12/22 3º NIVEL – abstração técnica formalidade veículo (objeto – tabela) VEÍCULOS FABRICANTES CARGAS MODELOS TIPO VEÍCULOS Placa Ano-fabr chassi Placa Ano-fabr chassi CORES

14 O QUE O GESTOR GOSTARIA DE SABER? 13/22 Qual foi o melhor preço na compra de veículo de carga no mês de janeiro? Qual foi O ÍTEM de maior consumo nos últimos três meses do órgão A? Quanto economizamos na compra de materiais permanentes nos último 6 meses ? Quanto gastamos com saúde no triângulo mineiro nos últimos 2 anos ?

15 BANCO DE DADOS Banco de Dados – conjunto de dados organizados tecnicamente, de maneira a permitir a geração da informação, sua atualização e extração de acordo com a demanda gerencial., - Rocha, Ferreira Enilton, abril 2001, análise essencial da informação – Newton Paiva. 14/22

16 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 15/22 Datawarehouse SIAD Sistemas Integrados de Gestão – ERP; www = web = World Wide Web; Internet, intranet e extranet; Certificação digital; Videoconferência, teleconferência AVA – ambiente virtual de aprendizagem

17 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 16/22 Web = WWW = World Wide Web =W3 - Rede (ou Teia) de Alcance Mundial Internet - meados de departamento de Defesa do EUA. É a interligação de computadores das mais variadas regiões em uma mesma rede, possibilitando a comunicação em tempo real. Os computadores podem ser ligados por linha telefônica, rádio, satélite, fibra ótica, entre outros. Internet - meados de departamento de Defesa do EUA. É a interligação de computadores das mais variadas regiões em uma mesma rede, possibilitando a comunicação em tempo real. Os computadores podem ser ligados por linha telefônica, rádio, satélite, fibra ótica, entre outros.

18 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 17/22 Web = WWW = W3 - significa Rede (ou Teia) de Alcance Mundial Intranet - O conceito é o mesmo da Internet, mas o acesso não é aberto, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar uma Intranet. Normalmente é usada por empresas ou instituições para comunicação entre os funcionários. Intranet - O conceito é o mesmo da Internet, mas o acesso não é aberto, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar uma Intranet. Normalmente é usada por empresas ou instituições para comunicação entre os funcionários.

19 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 18/22 Web = WWW = W3 - significa Rede (ou Teia) de Alcance Mundial Extranet - É uma rede de computadores interligados exclusiva, montada, normalmente, para comunicação e desenvolvimento de negócios entre uma empresa, seus funcionários e fornecedores. e-commerce e-gov

20 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 19/22 Web = WWW = World Wide Web W3 - significa Rede (ou Teia) de Alcance Mundial B2B ou Business-to-Business – comércio eletrônico entre empresas ou instituições B2C ou Business-to-Consumer – venda de produtos ou serviços para consumidor ou cidadão;

21 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 20/22 Web - Tecnologias de apoio Backbone – conjunto de redes e sub-redes, por onde flui em alta velocidade todo o tráfego na internet; Banner - Propaganda em forma de imagem gráfica; Web Page - Páginas que formam um site; Web Site - conjunto de página eletrônicas reunidas em um só endereço. Ex.: Web Site - conjunto de página eletrônicas reunidas em um só endereço. Ex.:

22 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 21/22 CERTIFICAÇÃO DIGITAL A segurança é implementada através de assinaturas eletrônicas com chaves públicas e privadas permitindo a codificação e decodificação de informações precisas, que identificam os internautas envolvidos no processo. Essas assinaturas são criptografadas (através de algorítmos – cálculo numérico e matemática aplicada), certificadas ou validadas em cartórios eletrônicos nacionais e internacionais.

23 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Carregar ppt "Tecnologia da informação. Qual a diferença entre a Informação e o DADO? Como você acredita que a Tecnologia da Informação pode organizar e otimizar processos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google