A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transações J2EE UFRGS - Instituto de Informática Curso de Especialização Web e Sistemas de Informação (WEBSIS) Programação com Objetos Distribuídos Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transações J2EE UFRGS - Instituto de Informática Curso de Especialização Web e Sistemas de Informação (WEBSIS) Programação com Objetos Distribuídos Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Transações J2EE UFRGS - Instituto de Informática Curso de Especialização Web e Sistemas de Informação (WEBSIS) Programação com Objetos Distribuídos Prof. Dr. Cláudio Geyer

2 Autores  Clarissa Xavier  Cristina Iriguchi  Marta Orlandi Lopes de Almeida

3 Visão Geral  A transação é uma unidade de execução de programa que acessa e, possivelmente, atualiza vários itens de dados. Geralmente, é o resultado da execução de um programa escrito em uma linguagem de manipulação de dados de alto nível ou em uma linguagem de programação. [SIL 99]

4 Características A transação sempre leva o banco de dados de um estado inicial consistente a um outro final, também consistente. A transação pode terminar de dois modos: Commit ou Rollback. Quando há um Commit, as modificações feitas são salvas. Se uma instrução falhar, a transação "roll back" (volta), desfazendo todos os efeitos das suas instruções. A transação é atômica, ou seja, a transação deve ser tratada pelo SGBD como uma unidade única, como um único comando.

5 Transações Gerenciadas via Container A demarcação da transação é feita de forma implícita ou declarativa. EJB container seta os limites da transação. Utilizadas em qualquer tipo de bean: session, entity ou message-driven. Não permite transações aninhadas ou múltiplas.

6 Transações Gerenciadas via Container Seu escopo é controlado pelos atributos de transação, assumindo os seguintes valores: Required, RequiresNew, Mandatory, NotSupported, Supports e Never. Os métodos que interfiram no limite da transação do container podem ser invocados.

7 Transações Gerenciadas por BEAN A demarcação da transação é feita de forma explícita ou programática. O código do session ou message-driven bean marca os limites da transação JDBC ou JTA. Utilizar quando a limitação da transação gerenciada por container, um método em execução só pode estar associado a uma ou nenhuma transação, dificultar a codificação.

8 Transações JDBC e JTA JDBC é controlada pelo gerenciador de transações do DBMS. JTA permite delimitar transações independente do gerenciador de transações utilizados. Pode ser utilizada para enviar atualizações a diversos bancos. Não suporta transações aninhadas.

9 Referências Bibliográficas Apresentação baseada no capítulo sobre transações do tutorial da Sun sobre J2EE (Tutorial J2EE Sun versão 1.3). http://java.sun.com/j2ee/tutorial/1_3- fcs/doc/Transaction.html


Carregar ppt "Transações J2EE UFRGS - Instituto de Informática Curso de Especialização Web e Sistemas de Informação (WEBSIS) Programação com Objetos Distribuídos Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google