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MINISTÉRIO DO TURISMO. MINISTÉRIO DO TURISMO É uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos segundo.

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1 MINISTÉRIO DO TURISMO

2 MINISTÉRIO DO TURISMO É uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. O QUE É O SALÃO DO TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL

3 MINISTÉRIO DO TURISMO OBJETIVOS Apresentar, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos, contribuindo para estruturá-los e qualificá-los; Fortalecer o processo de regionalização do turismo no país; Ampliar, fortalecer e renovar os canais de distribuição e comercialização dos roteiros turísticos; Estimular a percepção da relevância dos produtos associados ao turismo na formatação dos roteiros turísticos; Institucionalizar e ampliar a integração e cooperação entre as Unidades da Federação, regiões turísticas e os setores público e privado; Disseminar e compartilhar informações, experiências e conhecimentos sobre a regionalização do turismo e outros temas relacionados ao setor.

4 MINISTÉRIO DO TURISMO Gestores públicos Micro e pequenos empreendedores Profissionais do setor Operadores e agentes de viagem Profissionais da imprensa Pesquisadores Professores Estudantes Público em geral O SALÃO ESPERA RECEBER MAIS DE 100 MIL VISITANTES, ENTRE: EXPECTATIVA DE P Ú BLICO

5 MINISTÉRIO DO TURISMO Mercado da Agricultura Familiar GESTÃO DO SALÃO DO TURISMO PARCEIROS Negociação, organização e implementação Relações públicas / comunicação Orientações e critérios para mobilização e participação MINISTÉRIO DO TURISMO SECRETARIA EXECUTIVA SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO EMBRATUR SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO Coordenação Geral (DEAOT)* Coordenação Executiva (CGIN)* Grupo de Comunicação Abertura do Salão do Turismo, estratégias de mobilização, divulgação, press trip, etc. Missões Promocionais Núcleo de Conhecimento Manifestações Artísticas Mostra de Artesanato Gastronomia Vitrine Brasil (Produção Associada) Agentes X operadores operadoras internacionais Agricultura Familiar Artesanato Rodada de Negócios DebatesPesquisaCaravana Brasil Press Trip Captação de Patrocínios Públicos Grupos de Trabalho Feira de Roteiros Turísticos Exposição A mobilização e a organização do Salão do Turismo ocorrem simultaneamente à estruturação dos roteiros turísticos no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, assim como ações de apoio ao desenvolvimento das regiões turísticas. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil Comunicação externa com parceiros – Trabalho integrado internamente MTur Comunicação e Tomada de decisão interna Comunicação Externa *DEAOT = Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico *CGIN = Coordenação Geral de Informações Área de Comercialização

6 MINISTÉRIO DO TURISMO ONDE E QUANDO Parque Anhembi - São Paulo - SP De 18 a 22 de junho 2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Cerimônia de abertura: quarta-feira, 18 de junho - 11h Quarta-feira (18) a Sexta-feira (20): das 14h às 20h Sábado (21) e Domingo (22): das 10h às 20h ORGANIZADORA OFICIAL Alcântara Machado Feiras de Negócios Ltda

7 MINISTÉRIO DO TURISMO MISSÕES PROMOCIONAIS Caravana Brasil Press Trip NÚCLEO DE CONHECIMENTO FEIRA DE ROTEIROS TURÍSTICOS RODADA DE NEGÓCIOS Nacional Internacional VITRINE BRASIL Lojas de Artesanato Área de Gastronomia Espaço Saber Fazer Exposição de Jóias Armazém Agricultura da Familiar Manifestações Artísticas ESTRUTURA DO EVENTO EM 2008 ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO

8 MINISTÉRIO DO TURISMO O QUE MUDA PARA O SALÃO DO TURISMO 2008 Edição de 2006Edição de 2008 BALCÃO DE COMERCIALIZAÇÃOÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO Espaço de 1.026m² Ocupado por agências de viagens e operadoras turísticas para venda de roteiros para o público visitante, a preços e condições especiais Espaço de no mínimo mil m² Área sob responsabilidade da Organizadora de Eventos Licitada Comercialização de produtos e serviços prestados pelos associados das entidades do Conselho Nacional de Turismo, além de outros que sejam de interesse dos Roteiros Turísticos (Conceito estabelecido pelo MTur) MOSTRA GASTRONÔMICAÁREA DE GASTRONOMIA Espaço de m² Espaço de no mínimo mil m² Área sob responsabilidade da Organizadora de Eventos Licitada

9 MINISTÉRIO DO TURISMO Item Área do evento m² m² Público108,6 mil109,4 mil Movimentação na cidade de São Paulo por ocasião do Salão do Turismo R$ 20,7 milhõesR$ 25,9 milhões (parcial) FEIRA DE ROTEIROS TURÍSTICOS Item Roteiros (87 com foco no padrão de qualidade internacional, 474 municípios) Regiões Municípios GERAL RESULTADOS DAS EDIÇÕES 2005 / 2006

10 MINISTÉRIO DO TURISMO Item Peças comercializadas24 mil30,9 mil Valor total em vendasR$ 212 milR$ 473,2 mil VITRINE BRASIL: Mercado de Agricultura Familiar Item Valor total em vendasR$ 130 milR$ 120,4 mil VITRINE BRASIL: Mostra Gastronômica Item Pratos comercializados60 mil (degustações)53,4 mil (pratos) Valor cobrado por pratoR$ 2Pratos R$ 3 e doces R$ 2 Valor total em vendasR$ 108 milR$ 152,2 mil VITRINE BRASIL: Mostra de Artesanato (Casas do Brasil) Item Número de apresentações7890 (sendo 77 no evento e 13 no Sesc/SP) Número de artistas VITRINE BRASIL: Manifestações Artísticas RESULTADOS DAS EDIÇÕES 2005 / 2006

11 MINISTÉRIO DO TURISMO Item Valor total de expectativa de negócios para as Rodadas de Negócios R$ 74,6 milhões (projeção para 24 meses) R$ 135,4 milhões (projeção para 24 meses) RODADAS DE NEGÓCIOS BALCÃO DE COMERCIALIZAÇÃO (novidade do Salão 2006) Item2006 Consultas sobre roteiros turísticos1.328 clientes cadastrados Pacotes turísticos vendidos120 (301 passageiros) Negócios efetivados no período do eventoR$ 350 mil Expectativa de negócios nas primeiras semanas após o evento R$ 150 mil Roteiros mais comercializadosNatal, Maceió, Porto Seguro, Fernando de Noronha e Fortaleza RESULTADOS DAS EDIÇÕES 2005 / 2006

12 MINISTÉRIO DO TURISMO NÚCLEO DO CONHECIMENTO PRESS TRIP Público5 mil8 mil Palestras4557 Palestrantes nacionais Palestrantes internacionais33 Item Participantes43 operadores da América do Sul (10 argentinos, 23 chilenos e 10 peruanos) 66 participantes, sendo 60 operadores internacionais dos seguintes países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador CARAVANA BRASIL Convidados nacionais19 jornalistas, de 15 Unidades da Federação 22 jornalistas, de 17 Unidades da Federação Convidados internacionais25 jornalistas, de 08 países06 jornalistas, de 05 países MISSÕES PROMOCIONAIS RESULTADOS DAS EDIÇÕES 2005 / 2006

13 MINISTÉRIO DO TURISMO JANFEVMARABRMAIJUNOUTNOVDEZ 2007 JUL AGO 2008 ATIVIDADEDATA / PRAZO FINAL Elaboração do Projeto Básico e Briefing para o Edital de ConcorrênciaOut. a dez Reuniões internas de planejamento do Salão do TurismoDesde out Sessão de abertura do Edital de Concorrência12 de fevereiro Publicação no Diário Oficial da União do resultado da Concorrência11 de março Reunião com os interlocutores do Salão do Turismo25 de fevereiro UFs: Envio da Ficha do Roteiro Turístico para o Encontro de Conhecimento06 de março Seminário de Segmentação durante o 29º Encontro de Comercial Braztoa26 de março Encontro de Conhecimento durante o 29º Encontro Comercial Braztoa28 de março CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

14 MINISTÉRIO DO TURISMO ATIVIDADEDATA / PRAZO FINAL UFs: Envio da indicação dos pratos e bebidas típicas para a Área de Gastronomia28 de março UFs: Envio da indicação dos empreendimentos para o Armazém da Agricultura Familiar28 de março MTur: envio da relação de projetos apoiados pelo MTur para subsidiar indicação do artesão para o Espaço Saber Fazer 31 de março UFs: Indicação da Entidade selecionada para a Vitrine Brasil15 de abril UFs: Envio da indicação das regiões e roteiros turísticos para a Feira de Roteiros Turísticos e para a Área de Comercialização 18 de abril UFs: Envio da indicação da(s) Manifestação(ões) Artística(s) para apresentação na Mostra18 de abril Entidade indicada pela UF para Vitrine Brasil: envio da indicação do nome do(a) artesão(ã) para Agenda de Revezamento do Espaço Saber Fazer 23 de abril Entidade indicada pela UF para Vitrine Brasil: envio da Ficha de Inscrição do(a) artesão(ã) para Espaço Saber Fazer 23 de abril Lançamento Oficial do evento para imprensaAbril Reunião com os interlocutores do Salão do Turismo - em Brasília - local a definir06 de maio Salão do Turismo - Roteiros do Brasil18 a 22 de junho CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

15 MINISTÉRIO DO TURISMO CONTATOS DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAÇÃO, ARTICULAÇÃO E ORDENAMENTO TURÍSTICO COORDENAÇÃO-GERAL DO SALÃO DO TURISMO Fone: (61) COORDENAÇÃO-EXECUTIVA DO SALÃO DO TURISMO Ministério do Turismo - Esplanada dos Ministérios - Bloco U - 2 º andar - Sala 235 Brasília/DF - CEP – 900 Isabel Barnasque Fone: (61) Fax: (61) ALCÂNTARA MACHADO FEIRAS DE NEGÓCIOS LTDA Lawrence Reinisch Telefone: (11) Fax: (11)


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