A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Padrão Composite Definição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Padrão Composite Definição"— Transcrição da apresentação:

1 Padrão Composite Definição
Compõe objetos em estrutura de árvore para representar hierarquias do tipo todo-parte. Este padrão permite que as classes cliente tratem os objetos individuais e as composições de maneira uniforme.

2 Intenção Compor objetos em estruturas de árvore para representarem hierarquias partes-todo. Permite aos clientes tratarem de maneira uniforme objetos individuais e composição de objetos.

3 Aplicabilidade Você pode representar hierarquias partes-todo de objetos; Você pode fazer com que os clientes sejam capazes de ignorar a diferença entre composição de objetos e objetos individuais. Os clientes tratarão todos os objetos na estrutura composta de maneira uniforme.

4 Implementação Referências explícitas aos pais;
Compartilhamento de componentes; Maximização da interface de componentes; Declaração as operações de gerência de filhos.

5 Participantes I Exemplo Estrutural: Component (componente)
Exemplo Concreto: DrawingElement Declara a interface para objetos da composição. Implementa, conforme apropriado, comportamento padrão que seja comum a todas as classes. Declara uma interface para acessar e gerenciar os seus elementos filhos. (opcional) Define uma interface para acessar o pai de um componente na estrutura recursiva, implementando-a se for necessário.

6 Participantes II Exemplo Estrutural: Leaf (Folha)
Exemplo Concreto: PrimitiveElement Representa objetos folha na composição, que são aqueles que não possui filhos. Define comportamenteo para objetos primitivos da composição.

7 Participantes III Exemplo estrutural: Composite (composto)
Exemplo concreto: CompositeElement Define o comportamento para componentes que possuem filhos. Armazena componentes filhos. Implementa as operações relacionadas aos filhos que foram definidas na interface de Component.

8 Participantes IV Exemplo estrutural: Client (cliente)
Exemplo concreto: Aplicação Manipula objetos da composição através da interface Component.

9 Exemplo Estrutural O código estrutural apresenta o padrão composite que permite a criação de uma estrutura de árvore onde cada nó individual é acessado uniformemente sejam eles nó folha ou desvio (branch/compostos).

10

11 Exemplo Concreto Este exemplo a utilização do padrão composite para construir uma estrutura de árvore gráfica composta de nós primitivos (linhas, círculos, etc) e nós compostos (grupos de elementos de desenho que formam elementos mais complexos).

12

13 Consequências Define hierarquias de classes que consistem de objetos primitivos e objetos compostos; Torna o cliente simples; Torna mais fácil de acrescentar novas espécies de componentes; Pode tornar o projeto excessivamente genérico.

14 Padrões Relacionados Freqüentemente, a ligação componente-pai é usada para o padrão Chain of Responsibity. O padrão Decorator é freqüentemente usado com o padrão Composite. Quando decoradores e compostos são usados juntos, eles têm nornalmente uma classe-mãe comum. Assim, decoradores terão que suportar a interface de componente. O Flyweight permite compartilhar componentes, porém este não mais podem referenciar seus pais. O padrão Iterator pode ser usado para percorrer os compostos. o padrão Visitor pode ser usado para localizar operações e comportamentos que seriam de outra forma distribuídos entre classes.


Carregar ppt "Padrão Composite Definição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google