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Professor: Pedro Lopes

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Apresentação em tema: "Professor: Pedro Lopes"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Pedro Lopes
Escola básica e Secundária de fajões CRIAÇÃO DE PÁGINAS WEB Ano Lectivo 2010/2011 Professor: Pedro Lopes

2 Sumário da aula n.º 101 e 102 Apresentação e introdução ao módulo Criação de páginas Web. Técnicas de implantação de páginas na Web. Planeamento de um Website. Realização da ficha de trabalho n.º1. 2

3 MÓDULO III – CRIAÇÃO DE PÁGINAS WEB
Competências Reconhecer editores e ferramentas para a Web Criar e definir documentos HTML Identificar técnicas de criação de paginação Web Identificar linguagens de programação para a Web Criar páginas na Web, utilizando editores e programas de animação gráfica Publicar páginas na Web Criar e manter um Web site

4 MÓDULO III – CRIAÇÃO DE PÁGINAS WEB
Conteúdos Técnicas de Implantação Programação de páginas Web Editores de páginas Web Editores de imagens e efeitos especiais Editores e programas de animação gráfica Ferramentas e utilitários Criação de páginas Web Conceitos de ergonomia e amigabilidade de uma página Web Conceitos de HTML e hipertexto

5 Programa de edição de páginas Web
Criação de um blogue Programa de edição de páginas Web Apresentação do programa Planeamento e criação de um Web site Formatação e melhoramento da apresentação das páginas Web Adição de estilos Formatação Inserção de imagens Adição de som de fundo Criação de formulários Utilização de frames Hiperligações Criação e edição de links Animação Publicação Manutenção - Publicação das páginas num servidor Web - Gestão e actualização do conteúdo de um Web site

6 Objectivos da aula Conhecer potencialidades da criação de páginas Web
Conhecer diferentes técnicas de implantação de páginas Web Planear um Website

7 Páginas Web O acesso à World Wide Web torna-se cada vez mais uma forma de comunicação www – conjunto de documentos que contém ligações de uns para outros, incluindo não apenas texto, mas também imagens, sons, vídeos, etc. A informação apresentada neste sistema reside em documentos escritos numa linguagem específica: HTML – Hypertext Markup Language Os computadores que contém informação neste sistema e que estão disponíveis para serem acedidos por outros computadores são chamados servidores web - Com a evolução da internet surge a possibilidade de qualquer pessoa poder partilhar as suas ideias ou ideais e partilhá-los através de uma página, utilizando um maior ou menor número de multimédia. - A transferência de informação dá-se entre computadores que actuam como servidores e outros que actuam como clientes. O protocolo que assegura essa transferência é o HTTP.

8 Páginas Web Para aceder aos servidores da Web e abrirmos páginas Web, temos de utilizar um programa cliente de web – Web Browser Um Website é um conjunto de páginas Web relacionadas entre si e alojadas num servidor Web

9 Potencialidades Criar uma página Web permite gerar um ambiente com muitas potencialidades: Promover a pesquisa de informação, Promover produtos e serviços, Fornecer informação filtrada, seleccionada e comentada, Criar contextos propícios ao ensino a distância, Criar “espaços virtuais” onde se pode conversar… Criar ferramentas para trabalhar cooperativamente com outras pessoas, Entre outras.

10 PROGRAMAÇÃO DE PÁGINAS WEB
Para criar uma página Web temos de utilizar uma das seguintes linguagens de programação: HTML (Hipertext Markup Language) Linguagem mais utilizada Código baseado em marcas ou etiquetas (tags, em inglês) <html> <title> A minha primeira página </title> <body> <b>Olá Mundo!!! </b> <br><br>Somos da turma 10ºD. </body> </html> HTML – linguagem simples de aprender e pode ser escrita com um editor de texto. No entanto para obter páginas com boa apresentação gráfica é preferível utilizar programas de criação de páginas web como o Microsoft FrontPage ou o Macromedia DreamWeaver. Estes programas criam páginas web sem necessidade de escrever código HTML e com melhores recursos de formatação de páginas web

11 PROGRAMAÇÃO DE PÁGINAS WEB
DHTML (Dynamic Hypertext Markup Language) Evolução da linguagem HTML Linguagem que torna os elementos da uma página (texto, imagens, etc.) dinâmicos Linguagens de programação que complementam o DHTML no sentido de permitirem incluir efeitos dinâmicos e interactivos nas páginas Web Java Script VB Script ASP PHP PERL Os códigos destas linguagens são embebidos nos códigos dos documentos HTML Web site estático – a informação que constitui as páginas é enviada sempre da mesma forma quando um utilizador visita o site, as páginas não dependem da interacção com o utilizador. Dinâmico – a informação enviada pelo servidor web ao browser do utilizador depende de algum tipo de interacção deste com as páginas que lhe são apresentadas. A página enviada pelo webserver é construida em tempo real e como resposta a pedidos, escolhas ou dados introduzidos pelo utilizador.

12 PROGRAMAÇÃO DE PÁGINAS WEB
VRML (Virtual Reality Modelling Language) Linguagem que permite a criação de ambientes virtuais por onde se pode passear, visualizar objectos por ângulos diferentes e até interagir com eles. XML (Extensible markup language) Enquanto o HTML permite descrever a aparência dos dados, o XML permite descrever esses mesmos dados (conteúdo das webpages). O autor de um documento XML inventa as suas próprias tags (etiquetas). No XML, as tags são usadas para definir blocos de dados. O que isso quer dizer? Quer dizer que, <p> </p> podem significar qualquer coisa que o programador deseja. Por exemplo, <p> </p> podem significar peso, pessoa, nome, endereço, classe, carro, enfim, o que o utilizador quiser que represente.

13 Editores de páginas Web
Os editores mais utilizados para a criação de páginas web são: Microsoft FrontPage Macromedia Dreamweaver Freeware: PageBreeze, Amaya, Nvu, Kompozer Editor WYSIWYG (What you see is what you get – o que vês é o que obténs) Permite inserir o conteúdo de forma gráfica, ficando a escrita dos códigos a cargo do editor Apesar do FrontPage ser uma ferramenta mais fácil de utilizar, ambos permitem implementar menus interactivos, criar elementos que respondem a diversas acções dos utilizadores, inserir animações, multimédia, fx de flash, etc.

14 Editores de imagens Existem vários editores de imagem: Corel Draw
Gera desenhos vectoriais Cria imagens que recorrem à utilização de objectos armazenados internamente como equações matemáticas (vectores) Paint Shop Pro Gera imagens estáticas Permite manipular imagens de diversas formas e reconhece várias extensões de ficheiros gráficos Photoshop

15 Imagens do tipo mapa de bits
Imagens do tipo vectorial Bitmap: Uma imagem bitmap depende do número de pixéis que a compõem e da informação de cor associada a cada um desses pixéis; Qualquer tipo de alteração ao seu tamanho, seja uma ampliação ou uma redução, distorce-a. Vectorial: As informações que são guardadas dizem respeito a linhas e características geométricas próprias; Cada vez que se redimensiona a imagem são recalculados matematicamente todos os valores para as diferentes linhas, o que permite conservar a qualidade de detalhe e a claridade da imagem.

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17 EDITORES DE ANIMAÇÃO GRÁFICA
Embora não deva ser utilizada em excesso, a verdade é que a animação de imagens permite captar atenções. Para criar animação existem vários programas: Flash Programa de tratamento de animação vectorial. Permite criar animações interactivas para a Web. GIF Animator Programa que visa a produção de imagens animadas. Permite manipular imagens com formato GIF. COOL 3D Programa que gera animações a 3D.

18 Publicar um website na web
Depois do website concluído é necessário colocá-lo na Internet para que possa ser acedido. Esta operação consiste, essencialmente, na colocação de todos os ficheiros que o constituem num servidor, ao qual corresponderá um determinado endereço URL (Uniform Resource Locator). O protocolo para transferência de ficheiros (FTP – File Transfer Protocol) é o protocolo especializado no envio de ficheiros pela Internet.

19 Publicar um site na web Para publicar um site na Web, existem diversas ferramentas, como por exemplo: WSFTP CuteFTP Estes programas permitem transferir informação de um computador para um servidor (computador que armazena um site e que o mantém disponível na web). Para transferir um site para um servidor, é preciso a identificação de utilizador e palavra-passe. O explorador do Windows executa FTP directamente, sem necessidade de recorrer a outro software.

20 Fases de planeamento de um Website
Definir os objectivos do Website Fase 2 Caracterizar o público alvo Fase 3 Identificar os conteúdos a publicar Fase 4 Identificar os recursos a utilizar Fase 5 Definir a estrutura geral do Website Fase 6 Construir o Website Fase 7 Publicar o Website Fase 8 Gerir o Website

21 REVISÃO DA AULA


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