A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração Chamados a Evangelizar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração Chamados a Evangelizar"— Transcrição da apresentação:

1 Oração Chamados a Evangelizar
Ao amanhecer, e contemplar a aurora que desperta as tuas criaturas para um novo dia, te pedimos Senhor: A graça de podermos responder aos apelos da humanidade; na busca da justiça e da paz; anunciando a Salvação que destes a todos os homens; Dá-nos os Dons do Teu Espírito, para que continuemos discernindo os sinais da tua vontade nos tempos de hoje, em meio a tantas contradições; Dá-nos sabedoria para que eu possa me aprofundar na espiritualidade que nos legou seu servo Champagnat, através de suas cartas e documentos; Dá-nos coragem para alargar os espaços da tenda, para assim podermos acolher sempre o novo, não esquecendo nunca da missão que despertou nossa vocação de anunciadores de tuas Palavras; Ajuda-nos a sermos sempre sinais da tua presença, especialmente junto aos jovens e crianças carentes; Ajuda-nos a penetrar sempre mais na espiritualidade que animou Chamapgnat a entregar-se totalmente a Ti.

2 Carta n° Ativa Os Irmãos mantinham um orfanato em Saint-Nizier, Lião. O bispo de Grenoble queria também que os Irmãos se encarregassem de uma instituição semelhante na cidade dele. Não temos a carta de Dom Philibert nem o convênio com o orfanato de Saint-Nizier, que o Padre Champagnat mandaria ao Bispo. Não se falou mais desta projetada fundação para Grenoble. Interessante recordar que foi a esse Bispo a famosa frase de Champagnat: “Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos”(PS 093). Participam: Padre Champagnat escreve ao bispo Filiberto de Bruillard Versões: uma (cópia da Minuta) Pessoas citadas: Ir. Simeon (Fayasson Claude) Local: L’Hermitage - Grenoble O destinatário: Mons. Filiberto de Bruillard – Bispo de Grenoble Data: Cartas Relacionadas: Ativas: 093, 207, 213 Passivas: 162, 165

3 De Bruillard Filiberto Apostila 00 p. 41
Bispo de Grenoble. Nasceu em Dijon em Ingressou a S. Sulpicio com 16 anos. Foi ordenado sacerdote em Durante o Terror, se dedicou clandestinamente a absolver os que eram conduzidos a guilhotina. Em 1810 foi nomeado pároco de St. Nicolas-du-Chardonnet; e em 1821, de St. Etienne-du-Mont. Foi designado bispo de Grenoble em 28 de dezembro de Seu zelo apostólico não tinha medida. Transformou verdadeiramente a diocese. E ainda lhe deu uma boa organização. Muitas congregações religiosas foram convidadas a abrir comunidades em sua diocese. Os Irmãos Maristas chegaram em Em 1846 começaram as aparições de nossa Senhora de Salete. Em 1852 colocava a primeira pedra em homenagem ao grande Santuário em honra a Maria, sobre essa proteção. Em 1853 renunciou ao governo da diocese, devido a sua idade avançada. Morreu em 15 de dezembro de Foi um modelo de Bispo. As pessoas de sua diocese lhe queria muito bem. Seu coração repousa no Santuário de Salete. Irmão Simeon (Fayassin Claude), nasceu em 1815, em St. Mizier, Loire. Ingressou em L’Hermitage em 30 de janeiro de 1832, quando tinha 17 anos de idade. Tomou o hábito em 25 de março desse mesmo ano. Fez sua profissão temporária em 24 de junho de 1832, e a perpétua em 10 de outubro de Morreu em 8 de fevereiro de 1843, com a idade de 28 anos. (Apostila 00 p. 84)

4 Atitudes de Marcelino Preocupação: acreditando que o irmão não tenha transmitido o recado, se preocupa em adiantar para que não haja desvios na relação... Compreensão: procura entender as intenções da pessoa, mesmo antes que essa as coloque por escrito... Esclarecimento: põe a par todas as transações que faz, para que não haja dúvidas... Que as coisas sejam bem feitas: procura sempre deixar tudo em ordem, olhando até os detalhes dos negócios, e quase sempre por escrito. Não se deixa levar pela ansiedade de seus projetos. Tem visão clara das coisas de Deus e sabe que tudo vem a seu tempo. Porém não se acomoda... Palavras de encorajamento as boas ações: sabe encorajar as pessoas que tem bons planos, para que os leve a bom termo... Reconhecimento e aceitação: um grande sinal de humildade, é a aceitação da autoridade eclesiástica. Além do respeito, contidas nas suas ações de trabalho, acolhe quando lhe fazem observações, e as trata como um modo de gratidão.

5 Palavras ou frases inspiradoras
Talvez esteja eu atrasado em comunicar... ...nosso orfanato de Lião Com o receio de que o senhor...ficasse esperando por uma resposta nossa.. ...considero do meu dever submeter a V. Excia... Peço, Excia., o favor de examinar cuidadosamente... ...base do ajuste que nos colocará na disposição de trabalhar, sob seus auspícios, na caridosa obra que sua liberalidade fundou na cidade de Grenoble, em favor dos indigentes e dos órfãos. Desejo também receber agradecido as observações... ...provar-lhe quanta gratidão a Sociedade de Maria lhe deve por todas as benemerências com que V. Excia. se dignou honrá-la.

6 Relação – com as Constituições
2. Guiado pelo Espírito, Marcelino Champagnat foi cativado pelo amor de Jesus e Maria para com ele e para com os outros. Esta vivência, como também sua abertura aos acontecimentos e às pessoas, está na origem de sua espiritualidade e de seu zelo apostólico. Ela o torna sensível às necessidades de seu tempo, especialmente à ignorância religiosa e às situações de pobreza da juventude. De bom grado, colocamos nossa vida e nossos talentos a serviço da Igreja e do mundo, fazendo o bem sem alarde. 58. A comunidade, pelo testemunho do amor fraterno de pessoas consagradas, já é evangelizadora no seio da Igreja local. Além disso, oferece a seus membros os meios adequados à finalidade do Instituto. 90. Deus quer que todos os homens sejam salvos pela Igreja, sacramento universal de salvação[1]. Como ela, nosso Instituto é missionário, e devemos ter alma missionária, a exemplo do Padre Champagnat[2] que afirmava: "Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos"[3]. Os países não evangelizados e as novas Igrejas são objeto da solicitude do Instituto. Após entendimento com a Igreja local, estabelecemo-nos lá onde as necessidades da população reclamam um serviço conforme nosso carisma[4]. Nos países descristianizados, levamos os jovens e adultos a descobrirem a verdadeira face de Jesus Cristo e de sua Igreja. [1]LG 48,2 [2]V ; c 783 [3]L 93,22 [4]AG 32,4 168. A fidelidade a nossa missão exige atenção contínua aos sinais dos tempos, aos apelos da Igreja e às necessidades da juventude[1]. Esta atenção facilita-nos a adaptação das estruturas e a tomada de decisões corajosas, por vezes, inéditas.[1]GS 4,1

7 Relação – com a Palavra de Deus
Mateus 10, 5-18 5 A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; 6 mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; 7 e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. 9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alpacas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. 11 Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. 12 E, ao entrardes na casa, saudai-a; 13 se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios.

8 Interiorização Estamos caminhando diante de situações que nos convidam a pensar na nossa vivência da espiritualidade. Num momento em que optamos pela vida; em que celebramos 100 anos da saída dos Irmãos da França; tantas reestruturações de províncias acontecendo; é tempo de deixar nossa comodidade e começar a sentir Deus mais próximo, mais real, mais humano e menos administrativo. Talvez estamos esquecendo de ser obedientes a Palavra de Deus. Criamos tantos afazeres, para dar respostas as leis que se nos impõe, mas nosso coração se distancia do Ideal a que nos propusemos. Champagnat, em suas cartas e documentos, tem sido semente e lembrança constante de como devemos caminhar. É um manancial que temos e pouco aproveitamos. E o pior, deixamos que poucos se acerquem dessa fonte.


Carregar ppt "Oração Chamados a Evangelizar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google