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Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.

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Apresentação em tema: "Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA Trabalho realizado por: António Diniz nº1 Artur Correia nº2 Carolina Costa nº8 Sara Rato nº27 2013-14 IGOT, Universidade de Lisboa, 4 maio de 2015 Criação de Centro Cultural Local 11º H2

2 Enquadramento no Projecto  O Projeto “Nós Propomos! Cidadania, sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica”, foi desenvolvido no âmbito do estudo de caso na disciplina de Geografia A do 11º ano.  Objectivos: - Localizar um problema ou o local que queremos melhorar e apresentar uma proposta de intervenção tendo em vista a solução do problema identificado através de reabilitação, requalificação ou renovação urbana. Fig.1-mapa dos participantes do “Projecto Nós Propomos”

3 Identificaçãodo problema  A inexistência de um espaço comum de encontro, partilha e criação artística e cultural aberto aos jovens eborenses e dinamizado pelos jovens.  A existência de espaços com uma localização central, desocupados e que podem ser requalificados… Na cidade intramuros, em pleno Centro Histórico, encontramos alguns espaços edificados sem qualquer uso atual: alguns abandonados, em evidente grau de degradação e outros devolutos e bem conservados.

4 Trabalho de campo…  Quando pensamos no nosso projeto tentámos encontrar um espaço que pudesse satisfazer o nosso propósito e respondesse às nossa s nossas preocupações, tanto a nível da sua localização citadina, como a nível da sua dimensão.  Durante a nossa pesquisa encontrámos vários edifícios, que até satisfaziam os nossos objetivos, mas, devido ao seu estado de degradação ou serem propriedade privada o não pudemos recorrer a eles.  Nas saídas de campo, para além do reconhecimento das características dos diferentes locais do levantamento fotográfico, também pudemos aplicar questionários à população.

5 …Trabalho de campo  Realizámos inquéritos para recolhermos informação sobre o que a juventude eborense, o nosso “público” alvo, pensa da nossa proposta.  Após a análise dos dados fornecidos, pudemos concluir que quase 70% da população questionada aceitou a nossa ideia e que poderíamos avançar com a mesma.

6 Resultados da análise dos dados  De acordo com os dados recolhidos com a formulação dos inquéritos, 64% dos inquiridos afirmam que gostariam de frequentar um lugar de convívio e cultura como o que nós propomos.

7 Resultados da análise dos dados  Maioritariamente, as idades que mais discordaram foram os jovens entre os 18 e 19 anos.  Os questionados de 19 anos afirmaram maioritariamente que não, pois tinham vida de estudante, havendo uns que trabalhavam enquanto estudavam.

8 Resultados da análise dos dados  Dos inquiridos que concordaram na criação deste estabelecimento, questionámos vários indivíduos de idades entre os 15 e os 19 anos, pudendo concluir que as idades que mais iriam frequentar este local eram entre os 15 e os 17.

9 Localização …

10 Localização no PDM Extrato das Planta de Ordenamento 2C - Folha 1 Futuro CCL – antiga Residencial Diana [Centro Histórico]

11 …Localização e caracterização  A Residencial Diana abrange 3 pisos, fazendo gaveto com uma das principais ruas do centro histórico da cidade, a rua 5 de Outubro.  O rés de chão dos edifícios desta rua é todo ocupado pelo setor terciário (restauração com comércio) sendo assim muito frequentado por turistas.

12 A proposta do grupo  Pela sua localização, pelo estado de conservação e pela área disponível, propomos que o espaço da antiga Residencial Diana seja requalificado, de modo a acolher a criação de um espaço comum – Centro Cultural Local (CCL).  O principal objetivo do CCL é promover as artes de expressão livre e a cultura da (na) nossa cidade.  O CCL, um espaço de cultura, de criação e expressão artística mas também convívio e lazer, destinar-se-ia sobretudo aos jovens eborenses mas estaria aberto tanto à população local como a turistas. Um centro de jovens para jovens …

13 A proposta do grupo  Tencionamos propor para o mesmo CCL, a criação de um espaço museológico – centro interpretativo, interativo da cidade de Évora - apresentando de forma inovadora a história de Évora e o seu património.  Para além da mais-valia socio cultural de um centro com tais características, o CCL contribuiria para a valorização do ponto de vista urbanístico (recuperação e manutenção do edificado) e para dar vida e dinâmica ao centro da cidade.

14 Notas finais  Apesar de algumas tentativas não nos foi possível aceder à planta do edifício para melhor avaliarmos e pensarmos a sua nova utilização  A nossa participação no projeto foi desde o inicio muito ativa, tendo um membro do nosso grupo apresentado uma proposta de logotipo no concurso nacional, ficando em segundo lugar.

15 Fontes  Programa de Geografia A (10º e 11º ou 11º e 12º anos). Cursos Científico- Humanístico de Ciências Socioeconómicas e de Ciências Sociais e Humanas. Ministério da Educação e Ciência. Disponível on-line em: http://www.dgidc.min- edu.pt/data/ensinosecundario/Programas/geografia_a_10_11.pdf.http://www.dgidc.min- edu.pt/data/ensinosecundario/Programas/geografia_a_10_11.pdf  Projeto “Nós Propomos!” (site oficial). Disponível em: http://www.nospropomos.igot.ul.pt/ http://www.nospropomos.igot.ul.pt/  Plano Diretor Municipal (PDM) de Évora  Consulta aos técnicos da autarquia  Dados dos questionários aplicados  Trivago: http://www.trivago.pt/evora-50972/hotel/residencial-diana-362556http://www.trivago.pt/evora-50972/hotel/residencial-diana-362556

16 Obrigado!


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