A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Dom Fuas Roupinho A Reabilitação e a Requalificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Dom Fuas Roupinho A Reabilitação e a Requalificação."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Dom Fuas Roupinho A Reabilitação e a Requalificação da Antiga Fábrica do Peixe 4 de maio de 2015 Daniel Estrelinha, Inês Lourenço, Jaime Castro e Luís Periquito

2 Enquadramento geográfico da área a intervencionar

3 Pertinência da proposta  Sendo a Nazaré uma vila piscatória, torna-se pertinente a valorização dos seus recursos endógenos. Neste âmbito debatemo-nos pela projeção de uma marca da vila, o peixe seco.  A reabilitação e a requalificação da “Fábrica do Peixe” é de extrema pertinência para a Nazaré e, principalmente, para a valorização deste produto local.  Com a nossa proposta, pretendemos recuperar um edifício devoluto e torná-lo num novo espaço que possa dignificar o trabalho das pessoas que se dedicam à secagem do peixe.  A recuperação e o aproveitamento do edifício poderá compreender várias iniciativas/valências: o amanhar; a secagem; a certificação; a venda; o museu do peixe; (…)  Com a reabilitação e a requalificação deste espaço, poder-se-á começar projetar o PEIXE SECO num estabelecimento adequado, com melhores condições de higiene e de imagem.

4 Reabilitação e requalificação urbanas: significado e contextualização  O edifício a intervir pertenceu à empresa “Algarve Exportador” inscrita no ramo da indústria conserveira. Nos finais da década de sessenta, a indústria conserveira portuguesa entra em declínio e a firma extingue-se na década de oitenta.  Pretende-se então, com esta proposta, humanizar um espaço industrial devoluto e devolvê-lo à localidade com novas valências.  Não se pretende apagar o seu legado histórico, assim sendo, procurar-se-á reabilitar e requalificar um edifício que faça do peixe seco uma marca da Nazaré. “Melhoramento das condições dos imóveis, quer a nível interno como externo e dos espaços públicos, mantendo-se as suas funções” “Adaptação de edifícios ou espaços para novas funções, mantendo-se as suas estruturas físicas”

5 Trabalho de campo Aplicação de inquéritos junto da população Pergunta de Partida Será pertinente reabilitar e requalificar o edifício da “Antiga Fábrica do Peixe” e torná-lo num espaço que valorize o peixe seco na Nazaré?

6 Apresentação e interpretação dos dados apurados De acordo com o gráfico, a generalidade dos inquiridos pronunciou-se favoravelmente em relação à reabilitação e à requalificação da Antiga Fábrica do Peixe, porém houve um número mínimo de opositores.

7 Apresentação e interpretação dos dados apurados “ Melhorar a imagem do local” foi a finalidade maioritariamente defendida pela população inquirida no âmbito da reabilitação e da requalificação da Antiga Fábrica do Peixe. Seguiram-se em segundo e terceiro lugar, respetivamente as opiniões “Dignificar a arte associada com a transformação do peixe” e “Rentabilizar economicamente a vida de alguns pescadores/peixeiras.”

8 Apresentação e interpretação dos dados apurados Segundo os dados dos inquéritos, o processo de requalificação aqui em causa deverá privilegiar as valências de “amanhar, lavar, secar e vender o peixe”. A valência da criação de “um museu relativo à secagem do peixe” foi a que reuniu menores preferências.

9 Apresentação e interpretação dos dados apurados A população nazarena mostra um manifesto interesse relativamente à certificação do peixe-seco, encarando este processo como uma mais-valia socioeconómica para a Nazaré.

10 Apresentação e interpretação dos dados apurados Na opinião dos inquiridos a reabilitação e a requalificação da “Antiga Fábrica do Peixe” deverá ser da iniciativa da Câmara Municipal (10 opiniões). Sete inquiridos atribuíram esta iniciativa a eventuais parcerias entre a Câmara e privados. Em relação à iniciativa integralmente privada as opiniões fora diminutas.

11 Primeiras conclusões Inquéritos A maioria das opiniões são favoráveis a uma intervenção sobre o imóvel Os proveitos desta intervenção centram-se na melhoria da imagem do local e na dignificação da arte da conservação do peixe A lavagem, o amanhar, a secagem e venda do peixe são as funções mais reclamadas para este imóvel Existe também um forte consenso em relação aos benefícios resultantes da certificação do peixe seco Deverá ser uma intervenção da iniciativa da Câmara Municipal Pela informação reunida, encontramos indícios favoráveis à nossa pergunta de partida Criação do Museu Vivo Certificação do peixe seco Mostra de Carapau Seco Indícios locais : Autarquia empenhada na implementação das seguintes iniciativas…

12 Explicação da proposta A proposta aqui em causa, visa a reabilitação e a requalificação de um imóvel que: Neste âmbito haverá que ter em conta as orientações do PDM:  O imóvel integra-se em “Áreas Classificadas como Espaços Urbanos” ou “Espaços Urbanizáveis ”…“conjuntos residenciais e respetivas funções complementares, instalação de equipamentos, comércio e serviços, bem como a instalação de indústrias compatíveis com a habitação”.  Como espaço industrial dever-se-á atender ao níveis de ruído, ao afastamento das habitações, aos efluentes produzidos, à altura das edificações e às áreas brutas de construção… Contemple tarefas industriais/comerciais do peixe (lavagem, amanha, secagem, embalagem e venda do peixe) - REABILITAÇÃO Contemple tarefas culturais (criação de um museu vivo e com espólio recolhido e inventariado) - REQUALIFICAÇÃO

13 Explicação da proposta Propomos o espaço de seguinte forma: Módulo das entregas e do acondicionamento do peixe Módulo da lavagem e da amanha do peixe. Módulo da secagem do peixe Modulo da embalagem, rotulagem e venda do peixe (1.º Piso) Museu do peixe (2.º Piso) Propõe-se para todo o quarteirão a criação de um museu vivo composto por vários módulos – “A Aldeia do Peixe Seco”. Os módulos terão de ser recuperados e manter a sua traça original.

14 Conclusão A “Aldeia do Peixe Seco” poderá ser uma realidade… A existir, dará lugar:  a um espaço reabilitado e requalificado;  a um museu vivo de cultura e de empregabilidade;  a um motor da certificação de um produto endógeno;  a uma porta da cultura nazarena;  a uma ponte entre a pesca e o turismo;  a uma unificação entre o tradicional e o moderno.


Carregar ppt "Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Dom Fuas Roupinho A Reabilitação e a Requalificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google