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Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Uma competência.

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1 Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Uma competência não reside nos recursos ( conhecimentos capacidade.....) a serem mobilizados, mas a própria mobilização desses recursos. A competência pertence a ordem do ‘saber mobilizar’ Le Boterf, 1994, p16 ESPAÇO/ TRABALHO HUMANO RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS: PROPRIEDADES PRIVADAS/ COMUNAIS/NATURAIS/ESPAÇOS TECNICOS/CIENTIFICOS-INFORMACIONAIS. PROJETO DA CLASSE DOMINANTE

2 Habilidade 6: Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. Interpretar: explicar, dar sentido... HABILIDADE = AÇÃO

3 ENEM Questão ensaio

4 O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma: “Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa idéia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte”. TORRES-GARCÍA, J. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidón, (com adaptações).

5 O referido autor, no texto e imagem acima,
(A) privilegiou a visão dos colonizadores da América. (B) questionou as noções eurocêntricas sobre o mundo. (C) resgatou a imagem da América como centro do mundo. (D) defendeu a Doutrina Monroe expressa no lema “América para os americanos”. (E) propôs que o sul fosse chamado de norte e vice-versa.

6 ENEM 2001 Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério).
Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados.

7 Apesar de usarem projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como
base da projeção o modelo: (A) (B)

8 X (C) (D) (E)

9 ENEM O mapa abaixo apresenta parte do contorno da América do Sul destacando a bacia amazônica. Os pontos assinalados representam fortificações militares instaladas no século XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revogado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750.

10

11 X(A) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas.
Pode-se afirmar que a construção dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominar X(A) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas. (B) economicamente as grandes rotas comerciais. (C) as fronteiras entre nações indígenas. (D) o escoamento da produção agrícola. (E) o potencial de pesca da região. Potosí Bolívia/ Minas Peru

12 ENEM Em 2003, deu-se início às discussões do Plano Amazônia Sustentável, que rebatiza o Arco do Desmatamento - uma extensa faixa que vai de Rondônia ao Maranhão - como Arco do Povoamento Adensado, a fim de reconhecer as demandas da população que vive na região. A Amazônia Ocidental, em contraste, é considerada nesse plano como uma área ainda amplamente preservada, na qual se pretende encontrar alternativas para tirar mais renda da floresta em pé, do que por meio do desmatamento. O quadro apresenta as três macrorregiões e três estratégias que constam no Plano.

13 Estratégias: I. Pavimentação de rodovias para levar a soja até o rio Amazonas, por onde será escoada. II. Apoio à produção de fármacos e extratos. III. Orientação para a expansão do plantio de soja, atraindo os produtores para áreas já desmatadas e atualmente abandonadas

14 Considerando as características geográficas da Amazônia, aplicam-se às macrorregiões Amazônia Ocidental, Amazônia Central e Arco do Povoamento Adensado, respectivamente, as estratégias (A) I, II e III. (B) I, III e II. (C) III, I e II. X (D) II, I e III. (E) III, II e I. .


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