A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COBERTURA DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO BRASIL: compreendendo o processo de gestação em dependentes químicas e as dificuldades de adesão ao pré-natal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COBERTURA DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO BRASIL: compreendendo o processo de gestação em dependentes químicas e as dificuldades de adesão ao pré-natal."— Transcrição da apresentação:

1 COBERTURA DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO BRASIL: compreendendo o processo de gestação em dependentes químicas e as dificuldades de adesão ao pré-natal

2 INTRODUÇÃO A dependência química e sua continuidade durante o processo de gestação é um problema de saúde pública presente em todo o território brasileiro. Por quê não aderir ao Pré-natal?

3 OBJETIVOS Realizar uma revisão de literatura, contextualizando o processo da assistência pré-natal buscando compreender a gestação e as dificuldades apontadas pelas gestantes usuárias de drogas para a não adesão ao pré-natal

4 METODOLOGIA Banco de dados:
Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) Biblioteca Virtual em Saúde do MS. Gestação Pré-natal Drogas e Gestação Drogas na Gestação Vulnerabilidade e Drogas Assistência ao Pré-natal Gestação de Risco

5 RESULTADOS Ciclo vital da mulher.
Gestação + Drogas lícitas e ilícitas. O pré-natal A falta de adesão ao pré-natal. Assim como a adolescência e o climatério, portanto, as alterações presentes, talvez sejam ass mais significativas que o ser humano possa apresentar. Estes aspectos são relacionados a sentimentos de felicidade e dor, fé e apreensão, e são exclusivamente femininas, característicos do processo gestacional É impressindivel o apoio do parceiro pois ele parece associar-se positivamente bem ao bem estar psicológico da gestante, contribuindo para o bem estar emocional e aumento da auto estima da futura mãe.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS Há necessidade de ampliação das políticas públicas de assistência pré-natal as gestantes em drogadição e a sensibilização dos profissionais para a assistência humanizada. Gestaçãoo e suas divesas singularidades PN suma importÂncia O que o PHPN queria e como ele falhou. Falha no acolhimeento das GDQ e falta de humanização. O que é a Rede Cegonha, o que ela trouxe para complementar o PHPN Fechar as considerações com as propostas discutias.

7 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012a. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32). FIGUEIREDO, P. P. de; ROSSONI, E. O acesso à assistência pré-natal na atenção básica à saúde sob a ótica das gestantes/ The accses to the prenatal assistance in ter basic healthcare from the perspective of pregnant women. Rev. Gaúch. Enferm. 29(2): , Artigo em Português | LILACS | ID: lil Disponível em: < Acesso em 20 de agosto de KASSADA, D. S. et al. Prevalência do uso de drogas de abuso por gestantes Actapaul. enferm. [online]. 2013, vol.26, n.5, pp ISSN Disponível em: < Acesso em 26 de agosto de PORTELA, G. L. C et al. Percepção da gestante sobre o consumo de drogas ilícitas na gestação. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. Ribeirão Preto , v. 9, n. 2, YAMAGUCHI, E. T; CARDOSO, M. M. S. C; TORRES, M. L. A; ANDRADE, A. G de. Drogas de abuso e gravidez. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2008, vol.35, suppl.1, pp ISSN Disponível em: Acesso em 02 de setembro de 2014.


Carregar ppt "COBERTURA DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO BRASIL: compreendendo o processo de gestação em dependentes químicas e as dificuldades de adesão ao pré-natal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google