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Universidade Federal de Santa Catarina

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO E REOLÓGICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS MORNAS. Yader GUERRERO, Dr. Engº Leto MOMM, Prof. Dr. Breno BARRA, Prof. Dr Universidade Federal de Santa Catarina UFSC - Brasil

2 Definição As misturas asfálticas mornas são misturas concebidas para assegurar a redução das altas temperaturas, a que, tradicionalmente, as misturas asfálticas são produzidas e compactadas, sem afetar significativamente suas propriedades.

3 Metodologia Utilizada

4 Temperaturas de trabalho

5 Processos de usinagem TIPO I: Mistura convencional
Mistura morna com Cecabase Mistura morna com Rediset TIPO II: Mistura morna com Zeólitas

6

7

8 %v similar após compactação

9

10 (Prensa de Compactação por Cizalhamento Giratória)
PCG (Prensa de Compactação por Cizalhamento Giratória)

11 %V Número de giros

12

13

14

15

16

17 Curvas isócronas do módulo da mistura asfáltica convencional

18 Curva no espaço de Black da mistura asfáltica convencional

19 Curvas isotérmicas do módulo da mistura asfáltica convencional

20 Curva de equivalência frequência temperatura da mistura asfáltica convencional

21 Gráfico no plano Cole – Cole e função Dumping da mistura asfáltica convencional

22 Representação do modelo Huet-Sayegh no plano Cole-Cole da mistura asfáltica convencional

23 Representação do modelo de Huet-Sayegh no espaço de Black da mistura asfáltica convencional

24 Modelo de Huet-Sayegh com os resultados experimentais no plano Cole-Cole para as misturas analisadas
Temperatura crítica

25

26

27 Resumo dos parâmetros das curvas de fadiga das misturas estudadas

28

29 Tráfego TC3 E=7cm Tráfego LEVE

30 Tráfego TC5 E=9cm Tráfego SEVERO E=10cm

31 Conclusões Análises racionais sobre formulação e desempenho de estruturas de pavimentos devem compreender uma metodologia com estreita e comprovada relação campo/laboratório. Antes de implantar qualquer tecnologia no campo, esta deve ser analisada tendo em conta as implicações no comportamento mecânico e reológico desta ante as solicitações do tráfego.

32 As análises das misturas asfálticas devem incluir detalhadamente cada um dos níveis de formulação, estudando o comportamento ante diferentes tipos de condicionamentos. As tecnologias das misturas mornas estudadas se apresentam viáveis para o seu uso no campo, tendo em conta as restrições estabelecidas no projeto e no desempenho mecânico e reológico das misturas.


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