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I SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA NAS RODOVIAS Implementação do Núcleo de Estudos sobre Acidentes de Tráfego em Rodovias – NEA/DNIT.

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1 I SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA NAS RODOVIAS Implementação do Núcleo de Estudos sobre Acidentes de Tráfego em Rodovias – NEA/DNIT.

2 NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE ACIDENTES DE TRÁFEGO EM RODOVIAS – NEA Criado com o convênio entre o DNIT e o LabTrans – Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicado em 29/05/2006. OBJETIVO GERAL : estudo dos acidentes nas rodovias, bem como a aplicação de metodologias para a busca de soluções do problema.

3 Coletar e organizar os dados dos acidentes de tráfego nas rodovias federais de Santa Catarina; Desenvolver um Banco de Dados sobre acidentes de tráfego nas rodovias federais de Santa Catarina; Desenvolver um sistema de informações geográficas que permita o gerenciamento das informações sobre acidentes de tráfego; Diagnosticar as situações críticas identificadas; promover intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos; realizar atividades de estudo, projetos e pesquisas em temas de interesse comum; criar parcerias com instituições públicas ou privadas, visando a realização de pesquisas; OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

4 Amir Mattar Valente, Dr. - Coordenador do Convênio Valter Zanela Tani, Dr. Regina de Fátima Andrade, Dra. Larissa Martins Paro, mestranda Luciano Kaesemodel, Analistas de Sistemas João Gabriel Crema, Analistas de Sistemas Antonio Venicius Santos Rodolfo Eduardo Schneider, graduando Fernando Rosa, graduando EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO

5 ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: levantamento das metodologias nacionais e internacionais de tratamento de locais concentradores de acidentes A partir das metodologias levantadas foram observados pontos que deverão ser considerados na identificação dos segmentos concentradores de acidentes pelo NEA, entre os quais destacam-se: Desagregação do Ambiente Considerado (área rural e urbana); Consideração da Gravidade do Acidente; Correção do Número de Mortes no Trânsito; Alocação dos Segmentos Críticos em mapas temáticos; Caracterização do Local de Estudo; Avaliação da Ocorrência dos Acidentes; Consulta à Comunidade; Avaliação das Causas em Intersecções;

6 Levantamento da situação dos segmentos críticos no estado de Santa Catarina para um período de 6 anos

7 Estabelecimento das principais causas, principais tipos de acidentes, hora de maior ocorrência, km de maior ocorrência, etc. para cada um dos segmentos críticos analisados, para diferentes níveis de significância; Estabelecimento de níveis de criticidade para os segmentos das BR de SC; Priorização dos segmentos para estudo; Ajuste na metodologia atual, a fim de permitir comparações entre a metodologia proposta no documento: Metodologias para tratamento de acidentes de tráfego em rodovias e a atual; Avaliação dos Vídeos Registros das BR de SC; Segregação do ambiente de entorno das rodovias;

8 Avaliação do km 185 da BR 101 Consiste em uma avaliação feita do segmento correspondente ao km 185 da BR 101. O interesse da realização desta avaliação surgiu após o acontecimento do acidente envolvendo um ônibus escolar da Prefeitura municipal de Biguaçu e um automóvel da cidade de Itajaí. Objetivo: estabelecer as possíveis causas das ocorrências dos acidentes associados ao local.

9 Desenvolvimento do Projeto Percepção de Risco no Trânsito das Escolas Públicas de SC Visa sensibilizar a população, a partir de professores e alunos das escolas que margeiam as rodovias federais de Santa Catarina, sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas, principalmente no tocante à mudança de comportamento, e com isso contribuir para a redução do impacto dos acidentes de trânsito. Objetivo: objetivo implementar um programa educacional dedicado ao tema Trânsito, baseado no sistema e metodologia desenvolvidos pela Tecnodata Educacional. Abrangência: inicialmente em 4 escolas servindo como piloto para que, na seqüência, seja disponibilizado e implementado progressivamente.

10 Desenvolvimento do site para o Portal do Projeto Percepção de Risco no Trânsito das Escolas Públicas de SC

11 PERSPECTIVAS FUTURAS: Desenvolvimento de um novo índice de acidentes para estudo dos segmentos críticos de Santa Catarina; Avaliação de cada segmento crítico do estado, realizando para tanto: levantamento dos boletins de ocorrência; análise dos projetos dos segmentos; inspeção em campo; consultas à comunidade; análise dos conflitos; levantamento fotográfico, etc. Desenvolvimento de uma ferramenta para visualização dos segmentos críticos e acidentes, através de mapas temáticos; Ampliar o projeto de percepção de risco nas escolas próximas às rodovias federais.


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