A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região."— Transcrição da apresentação:

1 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região de Araçatuba PEA – Departamento de Energia e Automação Elétricas Disciplina:PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos Professor Dr. Miguel Edgar Morales Udaeta

2 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Agenda RESUMO - Este trabalho visa analisar os impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região de Araçatuba através do levantamento das emissões pelo uso das tecnologias do lado da demanda em energia e a quantificação dessas emissões tendo como premissa o estudo dos seguintes parâmetros: Projeções dos níveis de poluição (30 anos) Tecnologias mais limpas e proposta de substituição Avaliação dos custos envolvidos Análise comparativa das tecnologias

3 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Região Administrativa de Araçatuba Situada a Centro-Oeste do Estado de São Paulo e tendo como principais municípios Araçatuba, Birigui, Andradina e Penápolis (num total de 43).

4 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Atividade industrial é pequena; Destaca-se a produção de abacaxi; Produção regional de carne bovina, leite e cana-de- açúcar; Indústria de álcool combustível também é relevante na região; Economia da região é marcada pela importância da agropecuária. Região Administrativa de Araçatuba Principais Características

5 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Consideração de todas as alternativas de recursos energéticos no planejamento. Consideração dos recursos dentro de diferentes dimensões de análise perspectivas ambiental, social, política e técnico-econômica Integração de todos os agentes do setor energético no processo de análise de recursos (Envolvidos e Interessados). Conceito do PIR

6 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Projeções dos Níveis de Poluição Levantamento dos Níveis de Poluição inventário de recursos e tecnologias, definição do espaço geográfico em estudo, seleção de alternativas, determinação do potencial e dos custos (índices de mérito técnico-econômico), quantificação de aspectos qualitativos (índices de mérito ambiental, social e político), totalização dos índices e classificação das alternativas.

7 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Tecnologias mais limpas e proposta de substituição Tecnologia Limpa:refere-se a uma medida de redução na fonte aplicada para eliminar ou reduzir significativamente a geração de resíduos. Proposta de substituição: identificar as tecnologias que melhor se apliquem às necessidades do interessado; conhecer a legislação em vigor, para avaliar possíveis conseqüências relativas à alteração e/ou substituição de equipamentos; caracterizar e avaliar os efluentes gerados, a fim de propor a sua segregação dentro dos processos.

8 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Avaliação dos custos envolvidos Avaliação de Custos Completos (ACC) A tomada de decisão e a elaboração do plano demandam a avaliação com a maior precisão possível dos custos, bem como o impacto ambiental e social do plano. A ACC é a ferramenta que procura fornecer a estimativa do planejamento energético. Deve ser estimado o potencial regional, por recurso e geral, e os custos associados a cada recurso. Finalmente, os custos envolvidos podem ser avaliados através da determinação dos índices técnico-econômicos na composição da ACC.

9 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Análise comparativa das tecnologias A análise comparativa das tecnologias precisa ser mais pesquisada de forma a se obter parâmetros quantitativos na análise dos impactos ambientais envolvidos no uso final da energia.

10 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Conclusões A Região Administrativa de Araçatuba é muito rica, tanto em quantidade quanto em diversidade de recursos. O aproveitamento racional deste potencial é essencial para um desenvolvimento local adequado, pois ao contrário de outras zonas urbanas, a região pode crescer de forma apropriada, respeitando as premissas do Desenvolvimento Sustentável, visando melhor bem-estar e objetivando um futuro melhor.

11 PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Referências Relatórios Ambientais – CETESB Implementação de um Programa de Prevenção à Poluição (2002) O Cenário dos Recursos Energéticos Distribuídos no Estado de São Paulo – GEPEA-USP Portal do Governo do Estado de São Paulo, em http://www.investimentos.sp.gov.br/regioes/ Prefeitura Municipal de Araçatuba, em www.aracatuba.sp.gov.br


Carregar ppt "PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google