A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção Mais Limpa Americana Junho -2008 EINP – Setor de Tecnologias de Produção mais Limpa CETESB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção Mais Limpa Americana Junho -2008 EINP – Setor de Tecnologias de Produção mais Limpa CETESB."— Transcrição da apresentação:

1 Produção Mais Limpa Americana Junho EINP – Setor de Tecnologias de Produção mais Limpa CETESB

2 ESTUDO SEBRAE NOVAS EMPRESAS/ANO 29% MORREM - 1º ANO 56% MORREM - 5º ANO VOCÊ É UM SOBREVIVENTE! PARABÉNS!!!

3 E AGORA? COMO ENCARAR: CONCORRÊNCIA ACIRRADA CUSTOS CRESCENTES(ENERGIA, INSUMOS, MATÉRIAS-PRIMAS) MARGENS CADA VEZ MAIS ESTREITAS´ MERCADO CADA VEZ MAIS EXIGENTE QUESTÃO AMBIENTAL NO TOPO DA AGENDA

4 PERGUNTAS RÁPIDAS SUA EMPRESA USA ÁGUA, ENERGIA, MATÉRIAS-PRIMAS, EMBALAGENS ETC? SUA EMPRESA GERA RESÍDUOS? PARTE IMPORTANTE DOS SEUS CUSTOS VEM DO GERENCIAMENTO DOS ITENS ACIMA? PRODUÇÃO MAIS LIMPA

5 MODELO ATUAL Saídas Entradas PRODUTOS M.P. Insumos M.O. REJEITOS

6 E O QUE SÃO OS REJEITOS? TODO MATERIAL QUE: CONSUMIU ÁGUA CONSUMIU ENERGIA CONSUMIU MATÉRIA-PRIMA DESGASTOU EQUIPAMENTOS USOU MÃO DE OBRA PARTICIPOU DOS CUSTOS FIXOS DA EMPRESA NÃO SE TORNOU PRODUTO!

7 CONCEITOS PRODUÇÃO MAIS LIMPA Produção mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos, produtos e serviços, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, pela não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e emissões, com benefícios ambientais, de saúde ocupacional e econômicos.

8 COMO COMEÇAR? Qual é seu consumo de água, energia, matéria-primas, outros insumos? De quanto é a sua geração de resíduos? Pontos de melhoria Que medidas você deve adotar? Quanto você pode investir?

9 PRODUÇÃO MAIS LIMPA VISÃO GLOBAL DO PROCESSO PRODUTIVO REDUZIR A QTD DE ENERGIA E MATERIAIS UTILIZADOS MINIMIZAR A GERAÇÃO DE RESÍDUOS E EMISSÕES Atuar no PROCESSO tornando-o mais eficiente!

10 ORDEM DE PREFERÊNCIA

11 EM DIFERENTES GRAUS De modo simples: bom senso ( boas práticas de operação) De modo estruturado: Programa ou plano de P+L (inserido ou não em um SGA)

12 CASOS DE SUCESSO Relatos voluntários de empresas do Estado de São Paulo que já implementaram com sucesso medidas de P+L; Apoio à elaboração do texto e divulgação no site CETESB;

13 GUIAS AMBIENTAIS 13 até o momento Focados em problemas identificados pela CETESB/Setor produtivo

14 ESTRUTURA BÁSICA INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS MEDIDAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

15 GUIAS AMBIENTAIS PROPOSTA DE TRABALHO Questionário Guia como produto da Câmara ambiental Dados (indicadores)fornecidos pelo setor produtivo Medidas de P+L que a indústria adota Discussão conjunta do que é possível em medidas preventivas e corretivas.

16 OBRIGADO!


Carregar ppt "Produção Mais Limpa Americana Junho -2008 EINP – Setor de Tecnologias de Produção mais Limpa CETESB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google