A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção e consolidação do Estado e da identidade nacional nazista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção e consolidação do Estado e da identidade nacional nazista"— Transcrição da apresentação:

1 Construção e consolidação do Estado e da identidade nacional nazista

2 A Ascensão de Hitler

3 O partido Nacional Socialista
Reunião de todos os alemães na Grande Alemanha Abolição do tratado de Versalhes Reivindicação do espaço vital Cidadão só de quem for de sangue alemão Exclusão dos judeus da comunidade alemã Cargos públicos estão reservados aos cidadãos Limitação da liberdade de imprensa e de arte Liberdade de credo religioso, desde que não contrarie a moralidade da raça germânica Criação de uma forte autoridade central do Reich

4 Construção dos mecanismos de poder

5 SA – Sturmabteilung (Seção de Assalto)
Ernest Röhm Hitler e Ernest Röhm

6 SS – Schutztafell (Tropa de Proteção)
Heinrich Himmler

7 Gestapo: Polícia nazista

8 Consolidação do Estado e da identidade nacional

9

10 *Nosso belo reich, tão alvo, tão alvo, o mais magnífico.
Ideologia “Unseres schones reich, so weiss, so weiss und wonderschone”* *Nosso belo reich, tão alvo, tão alvo, o mais magnífico.

11 Cotidiano e Política “Ser político significa, para o Partido, atuar seguindo normas determinadas e concretas de conduta. Assim, a atitude política não é uma a mais entre as várias que se pode adotar, mas sim constitui a base de todas as atitudes restantes.” Publicação do Partido de 1934.

12 Pilares Superioridade da raça alemã
Culto da força e da vontade de poder Subordinação do indivíduo e do Estado Ditadura do chefe: encarna a comunidade nacional União de todas as categorias sociais para trabalhar pela pátria Defesa da raça como força do império a pureza da raça era o unico meio de superar o eu e chegar ao nós Valorizaçao da força física O anti-semitismo: Judeu como principal responsável por todos os males sofridos pelos alemães. Libertar a Alemanha da contaminação semita

13 Propaganda: “Uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade”
“A propaganda, para ser eficaz, tem de se limitar a uns poucos elementos essenciais expressada tanto quanto possível em formulas estereotipadas, repetidas persistentemente” Adolf Hitler, Minha Luta. “Uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade” Goebbels, Ministro da Propaganda.

14 Cartaz do Congresso Imperial de 1934, em Nuremberg.
“Viva a Alemanha!” Cartaz do Congresso Imperial de 1934, em Nuremberg.

15 “Ao Führer a fidelidade”

16 “O povo se levanta!”

17 Cinema: concepção da política como espetáculo
“Um dos meios mais modernos e científicos de influenciar as massas” Adolf Hitler, Minha Luta

18 1933: criação do Ministério do Reich para esclarecimento da propaganda.
Produção de mais de 1350 longas-metragens: Enaltecendo o nazismo e estimulando a população a participar da experiência nazista Maior parte dedicada ao entretenimento, mas sempre com uma conotação político - ideológica. Os primeiros filmes foram partidários e patrióticos apresentando comunistas e judeus como inimigos da Alemanha Nacionalismo alemão, superioridade da raça ariana Inferioridade dos demais países e etnias.

19 Durante a guerra: Cinejornais semanais: Die Deutsche Wochenschau.
Documentários de campanhas militares Filmes ficcionais Filmes históricos

20 Hitler e Leni Riefenstahl, cineasta nazista

21 O eterno judeu Triunfo da vontade

22 Comemorações oficiais
03/01: comemoração da tomada do poder 24/02: fundação do Partido Nazista Março: culto aos heróis Abril: aniversário de Hitler Maio: dia do trabalho e festa das mães Junho: solstício de verão Setembro: oito dias de encontros e celebrações no Congresso do partido, em Nuremberg. Outubro: festa da colheita, em Buckerberg Novembro: o Putsch da cervejaria de Munique Dezembro: natal, que apesar de oposições manteve seu caráter cristâo.

23 Hino Alemão Estrofe incluída após a Primeira Guerra Mundial.
Alemanha, Alemanha acima de tudo, e na desgraça, mais que nunca! Só na necessidade pode o amor mostrar se é forte e verdadeiro; Assim deve continuar soando de geração em geração Alemanha, Alemanha, acima de tudo! e na desgraça, mais que nunca! Estrofe incluída após a Primeira Guerra Mundial.

24 O culto ao Líder

25 Um povo, um Reich, um Líder!
“Todos terão, certamente, conselheiros a seu lado, mas a decisão será tomada por um homem. Apenas ele, sozinho, poderá exercer a autoridade e o direito de comando.” Adolf Hitler, Minha Luta Um povo, um Reich, um Líder!

26

27

28 O discurso “Nós nos encontramos todos aqui e o milagre desse encontro enche nossa alma. Cada um de vocês pode me ver e eu não posso ver cada um de vocês, mas eu os sinto e vocês me sentem. É a fé em nosso povo que, de pequenos, nos tornou grandes, de pobres, nos fez ricos, de homens angustiados, desencorajados e hesitantes que éramos, fez de nós homens corajosos e valentes, aos homens errantes que éramos, nos deu visão e nos reuniu a todos.” Discurso de 1936

29

30 Juventude Hitlerista “Que tem de bom um menino que está dotado de grandes talentos intelectuais, mas que no mais, é um tipo débil, gravemente irresoluto e frouxo? O que temos na mente é o ideal do jovem vivaz, que procede de bons pais com virtudes hereditárias, que é fisicamente sólido, cheio de valor e leva consigo exuberância e viveza espiritual.” Heissmeyer – inspetor das Intituiçoes de Educação PolÍtica Nacional

31

32 “Oficiais do amanhã” “Juventude serve ao Führer”
“Todos os garotos de dez anos entram na juventude Hitlerista” “Oficiais do amanhã”

33

34 Oração ensinada as crianças nas escolas alemãs.
“Führer, meu Führer que Deus me deu. Protege e conserva por muito tempo a minha vida. Tu salvaste a Alemanha dos abismos da miséria. É a ti que devo o pão de cada dia. Conserva-te por muito tempo junto de mim, não me abandones. Führer, meu Führer, minha fé, minha luz. Salve meu Führer!” Oração ensinada as crianças nas escolas alemãs.

35 Repressão A coerção e o consentimento foram dois lados da mesma moeda: propriedades gêmeas do poder de Hitler.

36 Deportação de ciganos para Auschwitz.
Hitler ordena a execução de insurgentes

37 Joseph Mengele – o “anjo da morte”
Ciência Joseph Mengele – o “anjo da morte”

38 Holocausto

39

40 É isto um homem? Primo Levi (sobrevivente de Auschwitz)
Vocês que vivem seguros em suas cálidas casas, Vocês que, voltando à noite, Encontram comida quente e rostos amigos, Pensem bem se isto é um homem, Que trabalha no meio do barro, Que não conhece paz, Que luta por um pedaço de pão, Que morre por um sim ou por um não. Pensem bem se isto é uma mulher, Sem cabelos e sem nome, Sem mais força para lembrar, Vazios os olhos, frio o ventre, Como um sapo no inverno. Pensem que isto aconteceu: Eu lhes mando essas palavras. Gravem-nas em seus corações, Estando em casa, andando na rua, Ao deitar, ao levantar; Repitam-nas aos seus filhos. Ou, senão, desmorone-se a sua casa, A doença os torne inválidos, Os seus filhos virem o rosto para não vê-los.

41

42 “O trabalho liberta” – Entrada de Auschwitz.

43 Resistência Sophie Scholl, movimento Rosa Branca

44 A reação do mundo: desenhos americanos

45

46


Carregar ppt "Construção e consolidação do Estado e da identidade nacional nazista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google