A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente."— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente

2 VoIP O que é? Como funciona? Tecnologias Protocolos Sistemas proprietários x Sistemas OpenSource

3 Voz sobre IP O que é? –VoIP é a sigla de Voz sobre IP. Trata-se de tecnologia capaz de transmitir a voz analógica sobre redes de computadores usando o protocolo IP. Como funciona? –Para que isto funcione precisamos equipamentos que tenham a capacidade de transformar a voz analógica em pacotes de dados para transmissão via redes de dados.

4

5 Voz sobre IP Equipamentos –Podemos usar equipamentos especialistas para converter a voz em dados ou usar um computador com software específico para esta função.

6 Usando o computador: –Precisamos que o computador tenha placa de som, fone e microfone, pois ela será a responsável por transformar a som da voz em dados digitais. –Com a voz já digital, precisamos usar software para que possamos nos conectar com o interlocutor e enviar os pacotes de dados para o outro lado.

7

8 VoIP e as Redes Para que o VoIP funcione necessitamos estar conectados à Internet ou uma rede corporativa. Via Internet, necessitamos uma conta em um provedor VoIP ou outro prestador de serviço semelhante. Quando conectado à Internet podemos ter problemas com o transporte dos pacotes de dados contendo voz. Em redes corporativas isto é menor ou não ocorre.

9 Protocolos Toda a transmissão de Voz sobre IP usa o protocolo UDP sobre IP. SIP e RTP IAX2 H323

10 Codecs Codificador e decodificadores –G711 -> 64KbpsBaixo recurso de processador –G729 -> 8KbpsMédia utilização de CPU –iLBC -> 15,2KbpsAlto uso de CPU –GSM -> 12,2KbpsMédia utilização de CPU

11 Centrais Telefônicas IP Players no mercado: Alcatel Cisco Leucotron Siemens Digistar Intelbras

12 OpenSource Asterisk –Desenvolvido e mantido pela empresa Digium –Possui diversos appliances no mercado que tem interface gráfica e outros softwares integrados. OpenSIP –Somente para controle das conexões SIP

13 Hardware Asterisk Integração entre PSTN e Asterisk Khomp Aligera Digivoice Digium OpenVox

14 Vantagens e desvantagens Redução de custo em chamadas de longa distância Na rede convencional, 10 minutos de ligação consumiam 10 minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbps, enquanto com VoIP pode ocupar somente 3,5 minutos do tempo de transmissão a 64 kbp/s, deixando o restante livre para outras chamadas. A dependência de Internet, por exemplo, pode prejudicar a qualidade da chamada, além de não poder contar com a tecnologia em situações de emergência nas quais não temos como ficar online.

15


Carregar ppt "Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google