A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26."— Transcrição da apresentação:

1 FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26

2 Estaria Tiago contradizendo o ensino de Paulo?
FÉ E OBRAS Qual é a fé que salva? Qual o papel das obras na salvação? Como conciliar Rm. 3:28 com Tg. 2:24? Estaria Tiago contradizendo o ensino de Paulo?

3 FÉ E OBRAS Você confiaria em um eletricista que não sabe trocar uma lâmpada? Você confiaria em um assassino que diz ter se arrenpendido, mas que não demonstra nenhum sinal de remorso? Tiago inicia este assunto com perguntas (v. 14): “Qual é o proveito (lucro ou vantagem) se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-ló?”

4 FÉ E OBRAS Qual é a questão com a qual Tiago está tratando? Isto é fundamental para entendermos esta passagem. Tiago está lidando com pessoas que afirmam ter fé, mas não demonstram esta fé através das obras. Tiago procura mostrar a ligação estreita entre fé e obras. Primeiro, Tiago questiona a utilidade de tal fé sem obras. Inclusive, com respeito à salvação.

5 FÉ E OBRAS Versos 15-17 – ilustração da fé sem obras – ela é inútil.
Verso 18a – um opositor imaginário insiste na separação de fé e obras – uns podem ter só fé, outros só obras. Verso 18b – “mostra-me esta tua fé sem obras” é um desafio. Não se pode provar uma fé, que é interna, se não houver obras externas (como o assassino que não consegue provar o seu arrependimento sem demonstrar remorso).

6 FÉ E OBRAS Verso 18b – Mas as obras são o fruto da fé.
Verso 19 – Crer em um só Deus era praxe para os judeus. Até os demônios têm fé sem obras. Que fé é esta? Fé intelectual, sem colocar em prática, é inútil. “Eu creio em Deus, mas não sou religioso. Não preciso ir a uma igreja ou ter uma religião.” “Eu já fui na frente quando o pastor fez apêlo. Agora posso viver como quero que já estou salvo.”

7 FÉ E OBRAS Versos – Mais uma prova: o exemplo de Abraão. Ele provou sua fé pelas obras. Verso 25 – Outra prova: o exemplo de Raabe. Ela provou sua fé pelas obras. Verso 26 – Uma comparação: corpo sem espírito = fé sem obras – os dois estão mortos. Só neste contexto podemos entender o v. 24.

8 FÉ E OBRAS Resumo deste trecho:
Obras não produzem fé; mas a fé produz obras, e as obras confirmam a fé. O contraste é entre a fé sem obras e obras sem fé, e não entre fé e obras. A questão não é uma opção entre fé e obras; mas sim entre a fé viva e a fé morta.

9 Mas, Tiago contradiz Paulo?
FÉ E OBRAS Mas, Tiago contradiz Paulo? Temos que aceitar o ensino dos dois, porque eles se complementam, e não se contradizem. Tiago fala aos que dizem ter fé mas não precisam de obras – Paulo fala aos que mostram suas obras e dizem não precisarem de fé.

10 FÉ E OBRAS Paulo fala aos não convertidos: suas obras não podem salvá-los, precisam de fé. Tiago fala aos cristãos: agora que são salvos, sua fé precisa de obras para mostrar que é genuína e viva. Conclusão: a fé é necessária para a salvação, as obras são necessárias para provar que temos uma fé viva, para o serviço cristão e para obediência a Deus.

11 FÉ E OBRAS Como é que este texto nos afeta?
Existe alguma coisa que precisamos mudar na nossa conduta?


Carregar ppt "FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google