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PublicouAdelino di Azevedo Lima Alterado mais de 8 anos atrás
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Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
Faculdade Mauricio de Nassau Linguagem de Programação II Curso de Engenharia de Telecomunicações
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Sumário Revisão Estrutura Básica Identificadores Tipos Primitivos
Operadores
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O que é Programação Orientada a Objetos ?
É um paradigma de programação de computadores onde se usam classes e objetos, criados a partir de modelos.
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Classes São estruturas das linguagens de programação orientadas a objetos para representar determinado modelo. Cada classe deve ter um nome que seja facilmente associável ao modelo que a classe representa.
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Objetos Um objeto ou instância é uma materialização da classe, e assim pode ser usado para representar dados e executar operações.
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Principais Características
Orientada a objetos Java é uma linguagem puramente orientada a objetos. Sem Ponteiros Java não possui ponteiros, isto é, não permite a manipulação direta de endereços de memória.
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Principais Características
Coletor de lixo (Garbage Collector) Possui um mecanismo automático de gerenciamento de memória. Permite Multithreading Múltiplas rotinas concorrentemente.
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Principais Características
Independente de plataforma Programas Java são compilados para uma forma intermediária (bytecodes). Tratamento de exceções Permite o tratamento de situações excepcionais. Possui exceções embutidas e permite a criação de novas exceções.
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Principais Características
Máquina Virtual Java Utiliza o conceito de máquina virtual; Camada responsável por interpretar os bytecodes.
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Fases de um programa Java
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Fases de um programa Java
Os programas Java normalmente passam por cinco fases para serem executados: Fase 1 (Edição): Consiste em editar um arquivo com código em Java e salvá-lo com a extensão .java; Fase 2 (Compilação): Comando javac compila o programa. O compilador Java traduz (.java => .class);
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Fases de um programa Java
Fase 3 (Carga): Carrega o programa na memória antes de ser executado. Carregador de classe, pega o arquivo(s) .class que contém os bytecodes. Fase 4 (Verificação): O verificador assegura que os bytecodes são válidos e não violam as restrições de segurança de Java.
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Fases de um programa Java
Fase 5 (Execução): A JVM máquina virtual Java (Interpretador) interpreta (em tempo de execução) o programa, realizando assim a ação especificada pelo programa.
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Estrutura Básica Quatro elementos básicos: Pacotes; Classes; Métodos;
Variáveis.
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Estrutura Básica Pacotes
Classes que compõem o núcleo de funcionalidades Java. Package Java é um mecanismo para agrupar classes de finalidades afins ou de uma mesma aplicação.
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Estrutura Básica Pacotes
Além de facilitar a organização conceitual das classes, permite localizar cada classe necessária durante a execução da aplicação. A principal funcionalidade de um pacote Java é evitar a explosão do espaço de nome.
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Estrutura Básica Pacotes
Entre os principais pacotes oferecidos estão: java.lang; java.util; java.io; java.net.
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Estrutura Básica Pacotes
Package é uma coleção de classes e interfaces relacionadas fornecendo proteção de acesso e gerenciamento de nomes de diretórios. Usamos a declaração import para acessar essas classes. import java.lang.*;
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Estrutura Básica Pacotes
Para colocarmos uma classe em um pacote, deve-se inserir a diretiva package com o nome do pacote no início da classe. package br.com.cap.pdf.profiler;
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Estrutura Básica Código Java
Java possui um formato básico para a escrita de códigos. Tal formato é demonstrado abaixo:
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Estrutura Básica Código Java
linhas 1 e 2: representam comentários. Pode conter qualquer informação relevante; linha 3: está em branco, pois Java permite linhas em branco entre os comandos;
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Estrutura Básica Código Java
linha 4: é a declaração do "nome do programa", case-sensitive (existe diferença entre maiúsculas e minúsculas). O arquivo deve ser salvo com o nome (NomeDoPrograma.java).
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Estrutura Básica Código Java
linhas 5 e 8: a abertura de chave { indica início de bloco; linha 8: essa linha indica à Java Virtual Machine que o programa será executado. Os demais programas não conterão o método main(); "Quando um programa Java é executado, o interpretador da JVM executa os comandos que estiverem dentro do bloco indicado pelo método "static public void main(String)".
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Estrutura Básica Código Java
linha 9: aqui seria escrito o código propriamente dito; linhas 10 e 11: o fechamento de chave } indica fim de bloco.
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Estrutura Básica Comentários
Informação entre os caracteres de comentário será ignorada; Linha: //isto é um comentário e inicia com duas barras. int valor; // e pode estar no final da linha Bloco: /* Comentário em bloco Aceita múltiplas linhas Não utilize comentários aninhados */
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Estrutura Básica Comentários
As regras que tratam dos comentários em Java são: comentários não podem ser aninhados; não podem ocorrer dentro de strings ou literais; as notações /* e */ não tem significado dentro dos comentários //; a notação // não tem significado dentro dos comentários /* e /**.
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Estrutura Básica Comentários
javadoc: É tipo especial de comentário, utilizado para gerar documentação da API do código Java. /** isto é um comentário para geração de javadoc */
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Estrutura Básica Identificadores
São usados para determinar nomes de variáveis, atributos de classe ou instância, parâmetros e métodos; Os identificadores em Java iniciam com: uma letra; um sublinhado (_); ou um sinal de dólar "$";
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Estrutura Básica Identificadores
Podem possuir números após o primeiro caractere da palavra; Case-sensitive existe uma diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas. private String Nome; private String nome;
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Estrutura Básica Identificadores
Convenções: Constantes com todas as letras em maiúsculo: CONSTANTE Variáveis e métodos começam com letra minúscula: variável Classes e interfaces começam com letra maiúscula: Classe
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Estrutura Básica Identificadores
Convenções: Se o identificador for um nome composto por mais de uma palavra, cada nova palavra começa com letra maiúscula: variávelComNomeComposto enderecoResidencial ClasseComNomeComposto BancoBrasil
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Estrutura Básica Tipos Primitivos
Existem 8 tipos primitivos em Java : Seis deles são numéricos; Os outros dois são caractere e booleano. Os tipos Array e String não são tipos primitivos, são Classes e serão em outra oportunidade.
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Estrutura Básica Tipos Primitivos
Tipos Numéricos Inteiros: Java é portável, esses valores são os mesmos para qualquer plataforma de hardware. Tipo Tamanho Faixa de Valores int 4 bytes até short 2 bytes até byte 1 byte -128 até 127 long 8 bytes até
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Estrutura Básica Tipos Primitivos
Tipos Numéricos Flutuantes: Valores numéricos com ponto flutuante: números do tipo float aparecem com um sufixo F. (2.04F). Tipo Tamanho Faixa de Valores float 4 bytes +/ E+38F (aproximandamente 7 dígitos significativos) double 8 bytes +/ E+308 (15 dígitos significativos)
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Estrutura Básica Tipos Primitivos
Tipos Numéricos de Ponto Flutuante: números do tipo float aparecem com um sufixo F. (2.04F). Tipo Tamanho Faixa de Valores float 4 bytes +/ E+38F (aproximandamente 7 dígitos significativos) double 8 bytes +/ E+308 (15 dígitos significativos)
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Estrutura Básica Tipos Primitivos
Tipo caractere: Representa apenas uma letra ou número; Esse tipo serve para representar caracteres usando a tabela Unicode; Tipo Tamanho Faixa de Valores char 2 bytes 0 até 65536
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Estrutura Básica Tipos Primitivos
Tipo caractere: Dessa tabela faz parte a tabela ASCII e mais alguns caracteres especiais; O tipo char é sempre representado por aspas simples (‘h’); Caracteres representados por aspas duplas (“h”) na verdade são Strings.
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Estrutura Básica Tipos Primitivos
Tipo booleano: Possui apenas dois valores, true ou false; É usado apenas para testes lógicos. Tipo Tamanho Faixa de Valores Boolean 1 bit true ou false
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Estrutura Básica Tipos Primitivos
Valores Padrão: Tipo Valor byte short int long float 0.0 double boolean false char \u0000
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Estrutura Básica Operadores
Atribuição: Feita através do operador “=”: <identificador> = <valor>; Declaração da variável: float umFloat = 0.5; char caracter = ‘i’; Após declaração da variável: idade = 18; existe = true;
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Estrutura Básica Operadores
Aritméticos: Efetuam operações aritméticas em um ou mais tipos primitivos. Operador Nome Exemplo + Adição 7+10 - Subtração 8-2 * Multiplicação 0.27*3 / Divisão 100/40 % Módulo 57%5
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Estrutura Básica Operadores
Relacionais: Testes e condições de entrada em um fluxo do programa. Operador Nome Exemplo == Igual 10==10 != Diferente 8!=2 < Menor 4<6 > Maior 10>9 <= Menor ou Igual 3<=3 >= Maior ou Igual 5>=3
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Estrutura Básica Operadores
Lógicos: Testes e condições de entrada em um fluxo do programa. Operador Nome Exemplo && AND (0 < 2) && ( 10 > 5) || OR ( 10 >11 ) || (10 < 12 ) ! NOT !( 1= = 4 ) ^ XOR ( 1!= 0) ^ ( 3< 2 ) ?: Condicional 3>2? (comando): (comando)
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Estrutura Básica Operadores
Atribuição Composta: Formada com operadores aritméticos ou lógicos; a += b; // Equivalente a: a = a + b; a *= 3; // Equivalente a: a = a * 3;
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Estrutura Básica Operadores
Incremento e Decremento: Incremento é dado pelo operador ++ e o decremento pelo operador --; Pode ser feito antes ou depois da utilização da variável;
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Estrutura Básica Operadores
Incremento e Decremento: Colocando–se antes (++var ou --var), será realizado o incremento ou decremento e depois o valor da variável será utilizado; Depois (var++ ou var--), faz com que o valor da variável seja utilizado primeiro e o incremento ou decremento seja feito depois.
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Estrutura Básica Operadores
Precedência: Operadores em ordem decrescente de precedência, isto é, o que está mais acima ocorre antes: ! * / % + - <> <= >= == != ^ && || = *= /= %= += -=
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