A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elasticidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elasticidade."— Transcrição da apresentação:

1 Elasticidade

2

3

4

5

6 Materiais dúcteis: ex. Alumínio, chumbo, cobre.

7 Materiais não-ducteis: cerâmica, concreto, vidro

8

9

10

11

12 FLUIDOS Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir a deformação e apresentam a capacidade de fluir (tomar a forma de seus recipientes). Estas propriedades são tipicamente em decorrência da sua incapacidade de suportar uma tensão de cisalhamento em equilíbrio estático.

13 DENSIDADE: Razão entre a massa e o volume de uma amostra.
ρ = m/v

14 Exemplo: Um balão de vidro, de 200ml, está com água, a 4ºC, cuja densidade é de 1g/cm³. Aquecido a 80ºC, o balão perde 6g de água. Qual a densidade da água a 80ºC? (Despreze a expansão do balão) R:0,97g/cm³ = 0,97.10³kg/m³

15 PRESSÃO: Razão entre a força aplicada perpendicularmente a uma superfície e a área da superfície.

16 Cama de prego. Poderia ficar em pé?

17 Pressão atmosférica É a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. Em média, a pressão diminui 1 hPa (1/100Pa) a cada metro que se sobe.

18 Conversão entre Unidades
1 atm = 1,01325 × 105 Pa (Pascals) 1 atm = 0,96784 kgf/cm² (Quilograma-força por centímetro quadrado) 1 atm = 14,69594 psi (lb/in²) 1 atm = 760 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 76cmHg 1 atm = 10,17973 mH2o (metros de coluna de água)

19 Teorema de Stevin Simon Steven (1548-1620)
Sabemos que um mergulhador, à medida que aumenta sua profundidade no mar, fica submetido a pressões cada vez maiores. O teorema de Stevin permite calcular o acréscimo de pressão devido ao aumento de profundidade. A diferença de pressão entre dois pontos de uma mesma massa fluida homogênea, em equilíbrio sob a ação da gravidade, é igual ao produto da densidade do fluido pela aceleração da gravidade e pela diferença de profundidade entre os pontos.

20 PH = d.g.h PH = pressão hidrostática (N/m2)
d = densidade do líquido (kg/m3) g = aceleração da gravidade (m/s 2 ) h = altura (m) V = volume (m3)

21 Conseqüência do Teorema de Stevin
Vasos comunicantes Conseqüência do Teorema de Stevin

22 VARIAÇÃO DA PRESSÃO COM A PROFUNDIDADE

23 Quando a superfície líquida estiver exposta à pressão atmosférica, a pressão total, no fundo do recipiente, será a soma da pressão atmosférica mais a pressão hidrostática.

24 MEDIDORES DE PRESSÃO: Manômetro de tubo aberto e o Barômetro

25 Lei de pascal: Uma variação na pressão de um ponto do fluido é transmitida a todos os pontos do fluido.

26 E = B= mL..g Princípio de Arquimedes:
“Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo, essa força é chamada de EMPUXO”. E = PESO DO LÍQUIDO DESLOCADO E = B= mL..g

27 Quando um corpo está totalmente imerso num líquido, podemos ter as seguintes condições:
se ele permanece parado no ponto em que foi colocado, a intensidade da força de impulsão é igual a intensidade da força peso. ρC = ρ a se ele afundar, a intensidade da força de impulsão é menor que a intensidade da força peso, ρC < ρ a se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de impulsão é maior do que a intensidade da força peso. ρC > ρ a

28

29

30


Carregar ppt "Elasticidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google