A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos."— Transcrição da apresentação:

1 Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

2 Língua de criança é a imagem da língua primitiva.
Na criança fala o índio, a árvore, o vento. Na criança fala o passarinho. O riacho por cima das pedras soletra os meninos. Na criança os musgos desfalam, desfazem-se. Os nomes são desnomes. Os sapos andam nas ruas de chapéu. Os homens se vestem de folhas no mato. A língua das crianças contam a infância Em tatibitati e gestos.  Manoel de Barros

3 Infantil 4 – Pesquisa sobre a aranha
Roda de Conversa Infantil 4 – Pesquisa sobre a aranha C: Olha aqui minha pesquisa, olha! Tem uma aranha bem grande! MA: Olha, deixa eu falar! Tinha uma aranha bem grande no meu quarto e meu pai matou ela! Ela tinha asas. G: Asas? Mas aranha não tem asas! MS: pássaro tem asas! A: o avião também tem asas! MA: O pássaro come a aranha. H: não, as aranhas comem pássaros! E: tinha uma aranha bem grandona na minha casa, tinha uma teia bem grande! L: tem muita aranha venenosa e também tem aranha muito grande. A aranha tem filhas. A: dos ovos da aranha sai as filhotinhas dela! MA: eu vi um ovo de aranha. JM: tem aranha venenosa e que faz um dodói bem grande no dedo. MT: eu vi uma aranha gigante e a minha mãe botou fogo! Tinha muita lá no matagal!

4 TEXTO COLETIVO PASSEIO DO INFANTIL 4 ONTEM, NÓS FOMOS PASSEAR AO REDOR DO NOSSO PARQUE. NÓS CONHECEMOS O COLÉGIO DA MÃE DA SOFIA. DEPOIS NÓS SENTAMOS NA CALÇADA PARA DESENHAR O QUE NÓS OBSERVAMOS. NÓS VIMOS UM ÔNIBUS, MUITOS PRÉDIOS, UM GATO, AS ÁRVORES E UM RATO MORTO. DEPOIS NÓS VOLTAMOS PARA NOSSA SALA. INFANTIL 4

5 “A gente vai fazer uma carta só para o infantil 5 inteiro!”
O dia em que as crianças necessitaram escrever uma carta para Mauro (agrônomo), pai do João, solicitando ajuda para plantarmos sementes de girassol. Professora: Então, precisamos falar com o Mauro para nos ajudar na plantação. Júlia: podemos escrever uma carta pra ele! Professora: é uma ótima ideia! Peguei um papel em branco e um envelope e indaguei as crianças: Olhem, está faltando alguma coisa aqui? (mostrando o papel) Júlia: está faltando o escrito! João: mas eu tive uma grande ideia! Todo mundo pode escrever uma carta para o meu pai! Professora: Mas se todas as crianças escreverem uma carta serão muitas cartas para o Mauro. Será que o Mauro precisa ler todas essas cartas para poder nos ajudar? Será que não podíamos fazer isso de uma forma diferente? Ana: uma carta só, professora! João: pois é, isso é uma ótima ideia Ana! Ana: A gente vai fazer uma carta só para o Infantil 5 inteiro! Professora: Então, precisamos escrever uma carta para que o Mauro entenda o que nós queremos. Pedro: Tem que ter letras! Júlia: a gente precisa colocar as letras pra ele entender o que a gente tá pedindo pra ele. Professora: é isso mesmo! Nós vamos escrever pra que ele entenda o que nós queremos. Rebeca: Vamos colocar Senhor Mauro no começo. Maria: Vamos dizer NÓS porque são todas as crianças. Professora: Todas as crianças? Maria: Não, só as crianças do Infantil 5. Professora: Então, como fica? Helena: Nós, as crianças do Infantil 5.

6 Fortaleza, 11 de setembro de 2012. Senhor Mauro,
A carta ficou assim: Fortaleza, 11 de setembro de 2012. Senhor Mauro, Nós, as crianças do Infantil 5, precisamos da sua ajuda para plantar girassóis. Precisamos de adubo e sementes. Por favor, o senhor pode nos ajudar? O que precisamos fazer primeiro? Infantil 5


Carregar ppt "Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google