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Sext 27 de março de 2015 Conferência Municipal Lúdica dos Direitos da Criança e Do Adolescente- DCA Novo Horizonte, SP.

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1 Sext 27 de março de 2015 Conferência Municipal Lúdica dos Direitos da Criança e Do Adolescente- DCA Novo Horizonte, SP

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3 DIREITOS. O que é justo conforme a lei:
DIREITOS *O que é justo conforme a lei: *Privilegio que alguém tem de exigir conjunto de normas e regras proteção integral. *À vida e saúde *À liberdade, respeito e dignidade *À convivencia familiar e comunitária *À educação, cultura, esporte e lazer *À profissionalização e proteção ao trabalho.

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5 DEVERES Cumprir regras e normas
DEVERES Cumprir regras e normas *Obedecer a ordens dos pais, familiares e professores *Participar da convivencia familiar e comunitária *Estudar e frequentar a escola *Respeitar todas as pessoas independentes de raça, cor, sexo, religião ou classe social *Praticar os bons costumes *Conhecer os valores da escola, da família, e da sociedade *Preservar os espaços públicos e meio ambientes *Procurar o conselho tutelar sempre que tiver dúvida sobre direitos e deveres a serem cumpridos. *

6 . DIREITOS: VIDA E SAÚDE: voltadas á criança e adolescente. *Nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso *Condições originais de saúde e vida *Garantia pelo atendimento pelo sistema unico de saúde(SUS) *Atendimentos especializados *Medicamentos, próteses, orteses e outros recursos relativos ao tratamento de habilitação e reabilitação *Tratamento especializado em depemdencia química(álcool, cigarro, maconha, cocaína…) *Saneamento básico ( rede de esgoto, tratamento de água) *Prioridade absoluta no atendimento hospitalar e ambulatorial *Politicas públicas  

7 Tratamento especializado em dependenciaquímica(álcool, cigarro, maconha, cocaína…)
*Saneamento básico ( rede de esgoto, tratamento de água) *Prioridade absoluta no atendimento hospitalar e ambulatorial *Politicas públicas

8 LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE:
LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE: *Ir e vir em lougradoros públicos e espaços comunitários *Participar da vida familiar e comunitária *Brincar, praticar esportes e divertir-se: *Condições humanas de existência (moradia descente, ruas das cidades limpas e pavimentadas) *Liberdade de expressão (expor as idéias dentro do contexto): *Ser respeitado como cidadão de direitos e deveres: *Ser respeitado como pessoas humana em processo de desenvolvimento psicologico e físico.

9 CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA:
CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA: *Ser assistido, criado e educado por uma família *Receber sustento, moradia, higiene e vestuário *Convívio com a família (ser amado e respeitado) *Socializar-se com outros crianças e adolescentes *Ir e vir em ambientes familiares (com pais de moradias diferentes).

10 EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER:
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER: *Igualdade de condições para acesso e permanência na escola *Ser respeitado por seus educadores e funcionários: *Organizar e ajudar nas atividades escolares *Acesso a escola pública e gratuita próxima a sua residência *Atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais na escola regular

11 Programações educacionais, culturais, esportivos e lazer:
*Organização e participação em entidades estudantis *Ensino fundamental, obrigatório e gratuito inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria *Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuita ao ensino médio *Atendimento em creche e pré-escola ás crianças de zero a seis anos de idade.

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13 A política para criança e adolescente só será efetiva se “for capaz de escutar, envolver e responder aos desejos, sonhos e às aspirações das crianças e dos adolescentes.”

14 . Participação requer preparo para leitura crítica da realidade e para tomadas de decisões que interfiram nos seus próprios destinos, de seus grupos e da sociedade como um todo.

15 Estratégia para estimular conselhos e fóruns consultivos de adolescentes e promoção de eventos conjuntos de adolescentes e gestores;


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