A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.mmrecords.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.mmrecords.com.br."— Transcrição da apresentação:

1

2 Produção e divulgação na música - algumas idéias -
o que eu quero com a minha música? e como faço para chegar lá?

3 afinal, quem é este tal de lariú?
nasci 1973 em Niterói, RJ durante muito tempo morei em Porto Velho / RO 1989 começei a fazer o midsummer madness fiz comunicação na UFRJ, produção editorial Trabalhei 10 anos na MTV, vou a festivais desde 98, entrevisto bandas, recebo demos não sou jornalista mas já colaborei com Folha de SP, O Globo, Rolling Stone, Jornal do Brasil, revista MTV, Capricho, Bizz, programas de rádio: College Radio (Fluminense Fm), Rádio Costa Verde, Transamérica (c/ Dado Villa_Lobos) Usina do Som (idem), Rádio Viva Rio e Venenosa FM Assessoria de imprensa alternativa (Sony, EMI, Warner, Universal, Rock it!) correspondente PlayTV e Canal Oi sócio-fundador da ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais Independentes empresa: midsummer madness produções audiovisuais ltda.

4 1989...........................midsummer madness começou como fanzine.
um pouco de história midsummer madness começou como fanzine. fita cassete encartada gravadora de fitas cassete lançamento dos primeiros CDs e website festival Algumas Pessoas Tentam te Fuder festival com Stereolab anos com website antigo website novo 2007 e eps virtuais e festival Evidente anos !

5 no começo nem eu sabia muito bem o que queria. diversão, abstração.
1989 midsummer madness começou como fanzine nem eu sabia muito bem o que queria. diversão, abstração. será que não é assim que toda banda começa? ou pelo menos deveria começar ?

6 a pergunta mais importante:
o que eu espero da minha música? fazer sexo ficar bêbado viajar tirar onda virar artista ser amigo do Fabrício Nobre etc ficar rico ter uma profissão comprar um apartamento morar em Los Angeles ser amigo do Ronaldo Fenônemo aparecer no Faustão etc se você se indentificou mais com as opções da esquerda, uma possível banda indie. se você se indentificou mais com as opções da direita, uma possível banda major. perguntar a platéia

7 antes de responder, uma dica: sucesso é relativo
prensar 500 cópias e vendê-las ser o próximo Jota Quest estabeleça suas metas não tenha vergonha delas não as superestime / nunca dê passos maiores que a sua perna não as subestime / ficar em casa parado não vai te fazer famoso nem com os seus piolhos seja original, criativo, surpreenda entre para a história, nem que seja a sua. trabalhe para sua banda, mesmo que nos horários vagos não há nada de errado em querer ser famoso / estabeleça suas metas não dê ouvidos aos indies seja amigo dos indies (mas só no começo, ok ?) você vai gastar muito mais grana que o amigo indie à sua esquerda guarde tudo da sua carreira, talvez você entre para história programe-se para deixar o seu trabalho atual em algum momento no futuro. sucesso = prensar 500 cópias e vendê-las sucesso = aparecer no Faustão

8 Sonic Youth – teenage riot http://br.youtube.com/watch?v=xRi2epOS5SA
banda indie Sonic Youth – teenage riot indie = independente = alternativo “alternativo é o cara que busca alternativas, que busca novas opções para, com criatividade, tocar a carreira dele” Carlos Eduardo Miranda em “Manual de Produção de CDs e Fitas Demo” por Marcelo Carvalho de Oliveira e Rodrigo de Castro Lopes, Ed. Gryphus, 1997

9 banda major Yo la Tengo – sugarcube major = business = planejamento
major = business = planejamento “Ele (o artista) precisa conhecer profundamente a gravadora ou selo para o qual vai entrar(...) procurar entrar em contato com artistas já lançados por ela, saber o que tem de bom, o que tem de ruim” Carlos Eduardo Miranda em “Manual de Produção de CDs e Fitas Demo” por Marcelo Carvalho de Oliveira e Rodrigo de Castro Lopes, Ed. Gryphus, 1997

10 Tá, eu vou ter uma banda 1º - integrantes 2º - música
agora eu vou tentar te dar umas dicas de como fazer isso bem feito. seja lá qual for o tipo de banda você pretende montar. 1º - integrantes 2º - música 3º - nome da banda 4º - design / visual 5º - website 6º - demo 7º - estabelecendo contato 8º - shows 8º - registro 9º - gravadora? 10º - imprensa 11º - aposentadoria

11 integrantes você e seus amigos
por exemplo: Pelvs músicos profissionais, ou amigos que pensem igual a você. definir tarefas

12 nome da sua banda muito cuidado na hora de dar nome ao seu projeto.
evite expressões manjadas como super, stereo, amp, los superguidis, superoutro, supercordas, superbug, super estereo surf, stereolab, stereophonics, los porongas, los hermanos, los dianos, los canos, los lobos, evite nomes muito gerais que se confundam com outras expressões pois complica na hora de achar no google: Ex.: Music, Sound, Las Putanas, etc... nomes longos são ruins pra internet também: Ex.:Uma cabeça de alho tem 9 dentes... nomes pornográficos nem sempre são publicáveis. cheque antes no MySpace, no Tramavirtual e em outros diretórios de bandas tente dar um nome que tenha a ver com o som, mas cuidado com os clichês do reggae (Jah disso, Jah daquilo, Kaya,), do Ska (skamundongos, skatalites, skabadabadoo), do Metal (annihilator, crucifier, predator, empalator, etcator ) se tiver acesso a internet, procurar pelo tramavirtual e myspace nomes das bandas dos presentes

13 música ensaie / grave os ensaios / aprimore o que é uma boa demo?
seja CDR, CD, SMD, cassete ou MP3, as regras são quantas músicas gravar qual música abre a demo qual dos formatos acima é o melhor produtor musical estúdio de gravação x gravação caseira originalidade / personalidade qual a hora certa de mostrar? e para quem?

14 colocando filho no mundo
Não há dúvidas que a melhor maneira de começar a divulgar sua banda é criando um website: - myspace > inglês e português - tramavirtual > português Textos curtos e informativos, com cidade, nome dos integrantes e site ou de contato. Mp3 para streaming e download – no mínimo 2 ou 3 mùsicas Fotos Videos (talvez)

15 MP3 MySpace Tramavirtual ISRC
permite até 6 músicas 2 ou 3 já resolvem Tramavirtual permite várias cuidado para não colocar coisas ruins X download remunerado organizar por datas, sempre com capinha 128 kbps pelo menos 1 música para download (320kbps) para rádios e podcasts Preencha sempre ID3 Tag Cuidado com a nomenclatura do arquivo, ideal é: NOMEDABANDA – NOMEDAMUSICA.MP3 PREENCHER SEMPRE O ID3 TAG Mostrar como preencher ID3 tag ISRC

16 Texto: press release Para a internet, tem q ser algo curto e objetivo
nome da banda, nomes dos integrantes, cidade ou região, quando começou, o que já tem gravado, onde já tocou, part. especiais, vale aqui o amigo jornalista, fanzineiro para escrever algo. MySpace: português e inglês Impresso pode ser algo mais completo, longo. Um papel bacana, com uma diagramacao legal tambem ajudam. Nunca esquecer de colocar telefones e s de contato Mostrar exemplos impressos Boddah Diciro, Banze, etc

17 design / visual peça um amigo designer para fazer:
logomarca pra sua banda capa da sua demo: o tipo de capa do seu CD (envelope, caixa de acrílico, etc) não importa, mas jamais mande CD sem capa! Na capa, além do nome da sua banda, têm que estar os títulos das músicas e alguma informação técnica relevante (estúdio, ano e técnico de gravação, músicos convidados, créditos de versões etc). Além disso, é sempre bom ter na capa um telefone, e site de contato. Quem recebe este material pode ser desorganizado o suficiente para perder o release com todos seus contatos. se ele for muito amigo, peça a ele pra ajudar no seu site ou no myspace/ tramavirtual. peça um amigo fotógrafo para fazer fotos de divulgação digitais fotos de algum show se ele souber filmar, vídeo de algum show DEPOIS QUE ESTE MATERIAL ESTIVER PRONTO, PEÇA OPINIÃO DAS PESSOAS PRÓXIMAS ANTES DE POR NA RUA.

18 logomarcas permanecem

19 Fotos Chame o amigo fotógrafo ou contrate um pra fazer uma sessão
não é mais necessario fotos impressas fotos digitais em alta resolução 300 dpi 7,5 x 10 cm vertical e horizontal, no minimo 1 opção de cada Créditos no verso.

20 vídeos videoclipe caseiro ou musica principal ao vivo.
tomar cuidado com vídeos YouTube. Eles podem ajudar ou queimar sua banda. A maioria do produtores de shows vêem shows no YouTube para contratar banda.

21 Agora corra atrás

22 primeiros contatos - correios
VIA CORREIO, material físico: mande sempre CD + release Qualquer outro item promocional bacana desde que não seja grande, explosivo, mau-cheiroso ou tóxico (sério)...(adesivo, button) O que nem sempre é legal: camisa, releases de 40 paginas, clipping seja caprichoso. Se você não for, o destinatário também não será. Não acredite neste papo de que o produtor é um “caçador de talentos” que vai descobrir o diamante bruto que você é... A maioria deles não tem tempo nem paciência para ouvir as centenas de discos que chegam toda semana. Um material bem acabado ou criativo vai furar a fila de discos para ouvir. o release de preferência com 1 página. eros de portugueiss pegam mau também. parece besteira mas: não mande seu CD em qualquer embalagem, ele pode chegar totalmente quebrado ao destino. Mas também não proteja demais a embalagem: com alguns discos que eu recebi tive que travar uma verdadeira luta greco-romana para abrir a embalagem ou achar o CD no meio de tanto plástico bolha e papel picado.

23 primeiros contatos - internet
VIA INTERNET Nunca envie arquivos pesados (fotos, mp3) sem consultar o destinatário. Se você entupir a caixa de s dele, você começa mal. 1 ou 2 mp3 > 128 kbps > ID3 completo texto sobre a banda no corpo do . Arquivos em PDF com texto , clipping e foto. a foto que você mandar não precisa ser de alta resolução. vantagens gmail Lista de imprensa / contatos shows do mmrecords Vale aqui a mesma dica em relação à resposta: não encha o saco de quem você mandou a sua música. Entre em contato de 2 a 4 semanas após o envio para saber se ele ouviu. Se ele não responder, não insista. Se ele não gostou, vai te ignorar. Se gostou, vai entrar em contato com você antes que você escreva para ele. nem todos produtores, gravadoras etc gostam de ir a links da sua banda. Portanto, s com “visite o site da minha banda” são normalmente deletados como spam, a não ser que o textinho + apresentação visual desperte algum interesse.

24 shows e festivais valem as regras anteriores para envio de material
compareça a palestras, festivais, shows dos amigos – oportunidade de entregar pessoalmente o material primeiros festivais: se tiver $$, tem q investir na passagem ($1, tam a $79) tentar marcar turnês - tome a iniciativa, o produtor de shows espera uma oportunidade shows curtos cuidado com as covers convide quem vc já entregou material, jornalistas, produtores mas não esqueça do seu público cuidado com spam

25 Gravadora indie x D.I.Y majors X indies Opção:
distribuição, divulgação parceria financeira (prensagem, ass. imprensa) selo de qualidade Tratore festivais, shows, network Contratos flexiveis Banda detém fonogramas; master majors X indies contratos restritivos maior investimento maior poder de promoção distribuição nacional poderosa Opção: Lançamento próprio + distribuição terceirizada (ex.:Pato Fu, Marcelo Camelo, Mallu Magalhães)

26 Editora Uma editora deve: Gravou = autor = 
controlar o uso e o recebimento dos direitos autorais e conexos (no Brasil e no Mundo; ou em regiões que você definir) conseguir gerar grana para o músico Pelvs no Banco do Brasil Teatro Odisséia no RJ, casas de show Gravou = autor =  Registro de autor nas associações (AMAR, ABRAMUS, UBC, etc) ISRC International standart recording code Incluir no MP3 via ID3 tag Incluir no CD Cede direitos de comercialização do fonograma para gravadora, produtor, editora

27 $$$ ECAD ções asso cia editoras você www.mmrecords.com.br
Radio, TV, publicidade ECAD asso cia ções editoras você

28 imprensa impresso: seções de jornais, revistas rádio:
Programas especializados, podcasts, last.fm TV: Videoclipe – sim ou não Sempre presentes em festivais

29 Fiz tudo, e agora Sem entrar no mérito artístico, existe um imponderável: gosto musical, tendências, momento. Mas com certeza, se você esta sendo coerente com sua meta inicial, dificilmente ficará frustrado. Sem estar frustrado, você não vai deixar de lado o principal: fazer música boa, mesmo que seja boa só para você.

30 Sugestões de leitura Manual de produção de CDs e Fitas Demo
De Marcelo Carvalho de Oliveira e Rodrigo Castro Lopes The Manual De Timelords(Bill Drummond e Jimmy Cauty ) Direito Autoral no Show Business De Nehemias Gueiros

31 contatos Rodrigo Lariu www.mmrecords.com.br lariu@mmrecords.com.br


Carregar ppt "Www.mmrecords.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google