A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade Um Das Estrelas ao Átomo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade Um Das Estrelas ao Átomo"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
1.2 Espetros, radiações e energia 1.3. Átomo de Hidrogénio e Estrutura Atómica Professora Paula Melo Silva

2 Radiação Electromagnética
Átomo de Hidrogénio Efeito Fotoeléctrico Radiação Electromagnética Átomo Espectros

3 Átomo Evolução do Modelo Atómico Modelo Quântico do Átomo
Modelo da Nuvem Electrónica

4 Schrondinger aplicou uma equação de onda ao eletrão e através da sua resolução obteve-se informações sobre a energia do eletrão no átomo e a sua probabilidade de posição. As soluções da Equação de Schrondinger são os três números quânticos: n, l e ml

5 O número quântico principal dá informações sobre a energia (nível) e tamanho da orbital.
O número quântico secundário dá informações sobre a forma da orbital e da energia (exceto para as espécies com apenas 1 eletrão). O número quântico magnético dá informações sobre a orientação da orbital. O número quântico de spin só diz respeito ao eletrão e está relacionado com o sentido do movimento de rotação.

6 l = 0 corresponde a orbital do tipo s
l = 0, 1, 2, 3, …… até (n-1) l = 0 corresponde a orbital do tipo s l = 1 corresponde a orbital do tipo p l = 2 corresponde a orbital do tipo d l = 3 corresponde a orbital do tipo f ml = -l, ……… até +l ms = +1/2 ou -1/2

7 Distribuição Eletrónica
Diagrama de Pauling - Princípio da Energia Mínima – Dá a ordem de preenchimento das orbitais Princípio da Exclusão de Pauli – No máximo cada orbital leva dois electrões – não há dois electrões com o mesmo conjunto de 4 números quânticos. Regra de Hund – No preenchimento de orbitais degeneradas primeiro preenche-se parcialmente e só depois totalmente.

8 Como sabemos a constituição das estrelas?
Espetros Os espetros podem ser de absorção ou de emissão. Os espetros podem ser de riscas ou contínuos

9 O espetro da luz solar é um espetro contínuo de emissão.
As radiações que predominam nos espetros de emissão contínuos dependem, pois, da temperatura a que um corpo se encontra.

10 Todos os corpos, incandescentes ou não, emitem radiações, que originam um espetro de emissão contínuo. Estas radiações conferem-lhes cor, que depende da temperatura a que eles se encontram. Quanto maior a temperatura do corpo, mais energéticas são as radiações emitidas e diferente será o seu espetro térmico.

11 O espetro térmico de uma estrela dá-nos uma ideia da temperatura da sua superfície.
O espetro de riscas de um dado elemento, seja de emissão, seja de absorção, é característico desse elemento, constituindo uma espécie de “impressão digital” do mesmo e permitindo reconhecer a sua presença em qualquer material ou na atmosfera das estrelas.

12 A energia dos eletrões num átomo, nos diferentes estados estacionários é negativa.
A radiação emitida ou absorvida está relacionada com as diferenças de energia entre níveis.

13 Radiação Eletromagnética
A luz tem comportamento dual

14 A radiação eletromagnética é uma onda que não precisa de um meio para se propagar. É uma perturbação que se propaga. A radiação tem determinadas características: frequência, amplitude, período, comprimento de onda e velocidade. O espetro eletromagnético é o conjunto de toda a radiação eletromagnética.

15 Energia de radiação mais elevada corresponde a maior frequência e menor comprimento de onda.
Um dos efeitos mais conhecidos das radiações eletromagnéticas é o efeito térmico. As radiações infravermelhas são as de maior efeito térmico. A luz tem comportamento dual pois é onda mas é constituída por pequenos pacotes de energia chamados de fotões cuja energia está quantizada.

16 Quanto mais intenso for um feixe de luz maior o número de fotões
Quanto mais intenso for um feixe de luz maior o número de fotões. A intensidade de um feixe de luz não está relacionado com a energia de cada fotão. A energia de cada fotão está relacionada com a frequência da radiação.

17 Átomo de Hidrogénio

18 As riscas espetrais do hidrogénio são classificadas em séries:
A equação apresentada por Bohr para a energia do eletrão no átomo de Hidrogénio é: As riscas espetrais do hidrogénio são classificadas em séries: Série de Lyman – Ultravioleta Série de Balmer - Vísivel Série de Paschen - Infravermelha Série de Brackett - Infravermelha Série de Pfund - Infravermelha

19 Como funcionam as células fotovoltaicas?
Efeito Fotoeléctrico Como funcionam as células fotovoltaicas?

20 O efeito fotoeléctrico consiste na emissão de eletrões, especialmente por metais, sob a ação da luz (radiação). O efeito fotoeléctrico explica o funcionamento das células fotovoltaicas.


Carregar ppt "Unidade Um Das Estrelas ao Átomo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google