A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Massas do ar e superfícies frontais Cartas do tempo Trabalho realizado por: FISICO QUIMICA Ana Catarina nº1 Ano lectivo: Barbara nº5 2008/09 Fábio nº9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Massas do ar e superfícies frontais Cartas do tempo Trabalho realizado por: FISICO QUIMICA Ana Catarina nº1 Ano lectivo: Barbara nº5 2008/09 Fábio nº9."— Transcrição da apresentação:

1

2 Massas do ar e superfícies frontais Cartas do tempo Trabalho realizado por: FISICO QUIMICA Ana Catarina nº1 Ano lectivo: Barbara nº5 2008/09 Fábio nº9

3 Massa de ar é uma parcela extensa e espessa da atmosfera, com milhares de quilómetros quadrados de extensão, que apresenta características próprias depressão, temperaturas e humidade, determinadas pela região na qual se origina. Devido às diferenças de pressão, as massas de ar que compõem a atmosfera estão em constante movimento.

4 Entende-se por frente ou superfície frontal a linha de contacto entre duas massas de ar contíguas e que diferem na temperatura e na densidade. Uma superfície frontal caracteriza-se por uma forte instabilidade atmosférica, por ser um mecanismo que força a ascensão do ar quente.

5 . Frente fria é a borda dianteira de uma massa de ar frio, em movimento ou estacionária (parada).

6 .Frente quente é a parte dianteira de uma massa de ar quente em movimento

7 Seguindo esse raciocínio, quando temos a carta sinóptica, identificamos a direcção do vento entre as isóbaras. Na carta sinóptica ao lado, repare a distribuição dos ventos entres a isóbaras. 1-Os ventos são divergentes das zonas de Alta e circulam no sentido anti-horário no Hemisfério Sul. (ANTICICLONE). 2- Os ventos são convergentes em direção as zonas de baixa e circulam no sentido horário no Hemisfério Sul.(CICLONE).


Carregar ppt "Massas do ar e superfícies frontais Cartas do tempo Trabalho realizado por: FISICO QUIMICA Ana Catarina nº1 Ano lectivo: Barbara nº5 2008/09 Fábio nº9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google