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PublicouCarlos Eduardo Canejo Peres Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Dr. Edison O de Jesus
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Assuntos desta aula Introdução ao curso Atividades básicas
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Prof. Dr. Edison Oliveira de Jesus edison.oliveiraj@yahoo.com.br http://www.edison.unifei.edu.br Instituto de Matemática e Computação Laboratório de Visão Computacional Aplicada
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Prof. Dr. Edison O de Jesus Instituto de Matemática e Computação Laboratório de Visão Computacional Aplicada Engenheiro Eletricista pela EFEI – Escola Federal de Itajubá Mestre em Ciências – área de Sistemas Elétricos de Potencia pela EFEI Doutor em Controle e Automação nas áreas de Visão Computacional e Computação Gráfica – pelo RPI - Rensselear Polytechnic Institute – NY – USA Áreas de atuação: linguagens de programação, estrutura de dados, computação gráfica, visão computacional, criptografia, etc. Prof. Titular na UNIFEI – área de Computação Gráfica
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O curso Tipo de aulas Apresentação de slides Avaliação 2 notas bimestrais ( 70% de prova escrita ) 1 prova substitutiva Trabalhos individuais nas aulas práticas ( 30% da nota bimestral )
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Datas Importantes Consultar a página do professor
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Consultar a página do professor
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OBJETIVO DO CURSO ? Aprender a utilizar o computador como ferramenta para a realização de tarefas automatizadas
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Mostre como fazer a operação de somar dois números quaisquer utilizando apenas uma calculadora não progra-mável.
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inicio 1. Entrar com o primeiro numero; 2. Mostrar o numero dado; 3. Entrar com o segundo numero; 4. Mostrar o numero dado; 5. Somar os dois números dados; 6. Mostrar o resultado obtido; fim
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Entrar Significa uma informação fornecida pelo usuário à máquina; Mostrar Significa que a maquina está mostrando uma informação ao usuá-rio; Somar Significa uma determinada operação, neste caso adição, realizada pela máquina.
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Suponha agora que sua calculadora tenha memória para armazenamento de valores;
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inicio 1. Entrar com o primeiro numero e o armazene na memória A; 2. Mostrar o numero armazenado na memória A; 3. Entrar com o segundo numero e o armazene na memória B; 4. Mostrar o numero armazenado na memória B; 5. Somar o numero armazenado na memória A com o numero armazenado na memória B e armazene o resultado na memória SOMA; 6. Mostrar o numero armazenado na memória SOMA; fim
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Escrever de modo mais sucinto as instruções da versão 2
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inicio 1. Entrar com A 2. Mostrar A 3. Entrar com B 4. Mostrar B 5. SOMA recebe A + B 6. Mostrar SOMA fim
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inicio 1. Entrar com A e com B 2. Mostrar A e B 3. SOMA recebe A + B 4. Mostrar SOMA fim
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Calcular a expressão:
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inicio 1. Entrar com A e com B 2. Mostrar A e B 3. NUMERADOR recebe A + B 4. DENOMINADOR recebe A – B 5. Verificar se DENOMINADOR = 0 Se sim mostrar mensagem ao usuário Se não X recebe NUMERADOR / DENOMINADOR Mostrar X fim da verificação fim
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Escrever de modo mais sucinto as instruções da versão 1
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inicio 1. Entrar com A 2. Mostrar A 3. Entrar com B 4. Mostrar B 5. NUMERADOR recebe A + B 6. DENOMINADOR recebe A – B 7. Se DENOMINADOR = 0 Se sim M ostrar mensagem ao usuário Se não X recebe NUMERADOR / DENOMINADOR M ostrar X fim da verificação fim
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inicio 1. Entrar com A 2. Mostrar A 3. Entrar com B 4. Mostrar B 5. NUMERADOR recebe A + B 6. DENOMINADOR recebe A – B 7. Se DENOMINADOR ≠ 0 Se sim X recebe NUMERADOR / DENOMINADOR Mostrar X Se não Mostrar mensagem ao usuário fim da verificação fim
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Fornecer vários números e mostrar o maior deles. Suponha que a quantidade de números é conhecida e fornecida à maquina.
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Inicio EEntrar com a quantidade de números e a armazene na memória qN; EEntrar com o primeiro numero e o armazene na memória N; AArmazenar na memória MAIOR o numero armazenado na memória N; MMostrar valor armazenado na memória N; RRepetir enquanto tiver números a serem fornecidos: EEntrar com o próximo numero e o armazene na memória N; MMostrar valor armazenado na memória N; VVerificar se o numero dado é o maior dentre todos os números já fornecidos, portanto, verificar se N > MAIOR SSe Sim armazenar em MAIOR o numero armazenado em N Fim da verificação Fim da repetição MMostrar valor armazenado na memória MAIOR fim
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A quantidade de números dada e armazenada em qN deve ser relacionada ao processo de repetição. Ou seja, como a operação: Repetir enquanto tiver números a serem fornecidos É executada?
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No caso de sua calculadora, voce o usuário, é o responsável pela interação entre o seu aplicativo e sua maquina, ou seja, enquanto voce desejar vai fornecendo valores à maquina e esta vai executar o aplicativo de obter o maior dentre os números fornecidos. Como representar esta ação numa atividade programada?
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Inicio 1. Entrar com qN 2. Mostrar qN 3. Entrar com VALOR 4. Mostrar VALOR 5. MAIOR recebe VALOR esta solução não está 6. CONT recebe 0 correta devido ao uso 7. Repetir Enquanto CONT < qN da memoria CONT VVerificar Se VALOR > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe VALOR fim da verificação EEntrar com VALOR MMostrar VALOR CCONT recebe CONT + 1 8. fim da repetição 9. Mostrar MAIOR fim
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Inicio 1. Entrar com qN 2. Mostrar qN 3. Entrar com VALOR 4. Mostrar VALOR 5. MAIOR recebe VALOR 6. CONT recebe 1 7. Repetir Enquanto CONT < qN: EEntrar com VALOR MMostrar VALOR VVerificar Se VALOR > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe VALOR fim da verificação CCONT recebe CONT + 1 8. fim da repetição 9. Mostrar MAIOR fim
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Dado: qN = 5 Dado: VALOR = 30 MAIOR = 30 CONT = 1 CONT < 5 portanto: Dado: VALOR = 4 CONT = 2 CONT < 5 portanto: Dado: VALOR = 49 MAIOR = 49 CONT = 3 CONT < 5 portanto: Dado: VALOR = 10 CONT = 4 CONT < 5 portanto: Dado: VALOR = 25 CONT = 5 CONT = 5 portanto: MAIOR = 49
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Fornecer vários números e mostrar o maior deles. Suponha que a quantidade de números NÃO é conhecida.
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Neste caso, não se pode fornecer a quantidade de números, pois esta quantidade não é conhecida. Como proceder?
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Inicio 1. Entrar com VALOR 2. MAIOR recebe VALOR 3. Repetir Enquanto VALOR ≠ 999: MMostrar VALOR VVerificar Se VALOR > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe VALOR fim da verificação EEntrar com VALOR fim da repetição 4. Mostrar MAIOR fim
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Dado: VALOR = 30 MAIOR = 30 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 10 MAIOR = 30 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 20 MAIOR = 30 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 39 MAIOR = 39 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 15 MAIOR = 39 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 5 MAIOR = 39 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 49 MAIOR = 49 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 10 MAIOR = 49 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 999 MAIOR = 49 VALOR = 999 MAIOR = 49
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Fornecer vários números e: mostrar o maior deles. Calcular a média aritmética dos números dados.
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Inicio EEntrar com N MMAIOR recebe N CCONT recebe 0 SSOMA recebe 0 RRepetir Enquanto N ≠ 999: MMostrar N SSOMA recebe SOMA + N VVerificar Se N > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe N fim da verificação EEntrar com N CCONT recebe CONT + 1 fim da repetição MEDIA recebe SOMA / CONT MMostrar MAIOR MMostrar MEDIA fim
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Dado: N = 30 MAIOR = 30 SOMA = 0 CONT = 0 N ≠ 999 SOMA = 30 MAIOR = 30 Dado: N = 10 CONT = 1 N ≠ 999 SOMA = 40 MAIOR = 30 Dado: N = 20 CONT = 2 N ≠ 999 SOMA = 60 MAIOR = 30 Dado: N = 39 CONT = 3 N ≠ 999 SOMA = 99 MAIOR = 39 Dado: N = 15 CONT = 4 N ≠ 999 SOMA = 114 MAIOR = 39 Dado: N = 5 CONT = 5 N ≠ 999 SOMA = 119 MAIOR = 39 Dado: N = 49 CONT = 6 N ≠ 999 SOMA = 168 MAIOR = 49 Dado: N = 10 CONT = 7 N ≠ 999 SOMA = 178 MAIOR = 49 Dado: N = 999 CONT = 8 N = 999 MAIOR = 49 MEDIA = 178 / 8 = 22.25
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Inicio EEntrar com N MMAIOR recebe N CCONT recebe 0 SSOMA recebe 0 RRepetir Enquanto N > 0: MMostrar N SSOMA recebe SOMA + N VVerificar Se N > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe N fim da verificação EEntrar com N CCONT recebe CONT + 1 fim da repetição MEDIA recebe SOMA / CONT MMostrar MAIOR MMostrar MEDIA fim
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Dado: N = 30 MAIOR = 30 SOMA = 0 CONT = 0 N > 0 SOMA = 30 MAIOR = 30 Dado: N = 10 CONT = 1 N > 0 SOMA = 40 MAIOR = 30 Dado: N = 20 CONT = 2 N > 0 SOMA = 60 MAIOR = 30 Dado: N = 39 CONT = 3 N > 0 SOMA = 99 MAIOR = 39 Dado: N = 15 CONT = 4 N > 0 SOMA = 114 MAIOR = 39 Dado: N = 5 CONT = 5 N > 0 SOMA = 119 MAIOR = 39 Dado: N = 49 CONT = 6 N > 0 SOMA = 168 MAIOR = 49 Dado: N = 10 CONT = 7 N > 0 SOMA = 178 MAIOR = 49 Dado: N = -1 CONT = 8 N < 0 MAIOR = 49 MEDIA = 178 / 8 = 22.25
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Percebe-se pelos exemplos apresentados que todas estas atividades podem ser automatizadas. O objetivo do curso é apresentar técnicas que auxiliam nesta automação, utilizando para isto computadores.
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Fim da Apresentação
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