Download presentation
Презентация загружается. Пожалуйста, подождите
1
Módulo XVIII: ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XVIII: ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento do significado de esperanças e consolações segundo o Espiritismo
2
ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES
Roteiro 1: Penalidades e Prazeres Terrestres Roteiro 2: Penalidades e Prazeres Futuros
3
Penalidades e Prazeres Terrestres
4
Penalidades e Prazeres Terrestres
Felicidades e Infelicidades Relativas Perda de Pessoas Amadas Decepção. Ingratidão. Afeições Destruídas Uniões Antipáticas Medo da Morte Desgosto da Vida. Suicídio
5
Penalidades e Prazeres Futuros
6
Penalidades e Prazeres Futuros
O nada. Vida Futura Intuição das Penalidades e Prazeres Futuros Intervenção de Deus nas penalidades e recompensas. Natureza das penalidades e prazeres futuros.
7
Penalidades e Prazeres Futuros
Penalidades Temporais Expiação e Arrependimento Duração das Penalidades Futuras Ressurreição da Carne Paraíso. Inferno. Purgatório
8
Penalidades e Prazeres Terrestres
“O homem cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar” ESE: Cap.III
9
Penalidades e Prazeres Terrestres
“Felicidade sem mescla não existe na Terra” ESE: Cap.III
10
Penalidades e Prazeres Terrestres
“No homem carnal a morte o assusta, porque ele duvida do futuro...” LE: 941
11
“Quantas uniões desgraçadas, porque resultaram de um cálculo de interesse ou de vaidade e nas quais o coração não tomou parte alguma...” Martins Peralva: Estudando a Mediunidade
12
Provacionais: Reencontro de almas, para reajustes necessários à evolução de ambos.
Sacrificiais: Reencontro de alma iluminada com alma inferiorizada, com o objetivo de redimi-la. Afins: Reencontro de corações amigos para consolidação de afetos. Transcendentes: Almas engrandecidas no bem e que se buscam para realizações imortais. Acidentais: Encontro por atração momentânea sem ascendente espiritual.
13
“Quantas uniões desgraçadas, porque resultaram de um cálculo de interesse ou de vaidade e nas quais o coração não tomou parte alguma...” “Quantas dissensões e funestas disputas teriam se evitado com um pouco de moderação...” “Quantas doenças e enfermidades decorrem da intemperança e dos excessos de todo o gênero...” “Quantos pais são infelizes com seus filhos, porque não lhes combateram desde o princípio as más tendências...”
14
Penalidades e Prazeres Terrestres
“Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade” ESE: Cap.III
15
Penalidades e Prazeres Futuros
Todas as religiões acreditam na vida futura. Existem pouquíssimos descrentes. (Na hora H) Deus se ocupa do nosso julgamento? As punições e os prazeres não são materiais. Bons: Felicidade é não possuir paixões que nos infelicitam. Maus: Os maiores tormentos é acreditar sofrer para sempre.
16
Penalidades e Prazeres Futuros
Não é necessário crer no Espiritismo para ser feliz quando desencarnar. O arrependimento se dá na vida física ou espiritual (mais proveitoso quando é na física) Para o Espírito sofredor o tempo parece sempre mais longo. Os sofrimentos sempre têm um termo. Jamais são eternos (Santo Agostinho – Eternidade)
17
Penalidades e Prazeres Futuros
Código Penal da Vida Futura: 33 itens: 1º - A alma ou Espírito sofre na vida espiritual as consequências de todas as imperfeições que não conseguiu corrigir na vida corporal. O seu estado, feliz ou desgraçado, é inerente ao seu grau de pureza ou impureza.
18
Penalidades e Prazeres Futuros
Código Penal da Vida Futura: 33 itens: 12º - Não há regra absoluta nem uniforme quanto à natureza e duração do castigo: - a única lei geral é que toda falta terá punição, e terá recompensa todo ato meritório, segundo o seu valor.
19
Penalidades e Prazeres Futuros
Código Penal da Vida Futura: 33 itens: 16º - O arrependimento, conquanto seja o primeiro passo para a regeneração, não basta por si só; são precisas a expiação e a reparação.
20
“A cada um segundo suas obras”
Jesus: Mateus16:27
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.