A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Século XII ao século XIV.. As Cruzadas Luta contra os mouros O feudalismo Poder espiritual do clero Cantiga da Ribeirinha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Século XII ao século XIV.. As Cruzadas Luta contra os mouros O feudalismo Poder espiritual do clero Cantiga da Ribeirinha."— Transcrição da apresentação:

1 Século XII ao século XIV.

2 As Cruzadas Luta contra os mouros O feudalismo Poder espiritual do clero Cantiga da Ribeirinha

3 amor do trovador pela mulher amada. mulher idealizada. contemplação platônica. uso de mia senhor. sofrimento por amor. vassalagem amorosa. amor cortês. refrão.

4 O trovador coloca-se no lugar da mulher que sofre pelo amado que partiu. mulher concreta-real (mulher do povo). conversa com a natureza. popular - mulher camponesa. uso do termo amigo = namorado, amante, marido.

5 sátiras diretas; linguagem mais vulgar; os temas centrais destas cantigas são as disputas políticas, as questões e ironias que os trovadores se lançam mutuamente.

6 Martim jogral, que defeita, sempre convosco se deita vossa mulher! Vedes-me andar suspirando; e vós deitado, gozando vossa mulher! Do meu mal não vos doeis; morro eu e vós fodeis vossa mulher! João Garcia de Guilhade

7 As sátiras eram feitas de forma indireta; Usavam-se palavras de duplo sentido.


Carregar ppt "Século XII ao século XIV.. As Cruzadas Luta contra os mouros O feudalismo Poder espiritual do clero Cantiga da Ribeirinha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google