A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D. Dinis O Lavrador O Lavrador. D. Dinis foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia D. Dinis foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia Reinou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D. Dinis O Lavrador O Lavrador. D. Dinis foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia D. Dinis foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia Reinou."— Transcrição da apresentação:

1 D. Dinis O Lavrador O Lavrador

2 D. Dinis foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia D. Dinis foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia Reinou nos séculos XIII e XIV Reinou nos séculos XIII e XIV Era filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela Era filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela Nasceu a 9 de Outubro de 1261 Nasceu a 9 de Outubro de 1261 Faleceu em 1325 Faleceu em 1325 Casou com D. Isabel de Aragão, a rainha Santa Casou com D. Isabel de Aragão, a rainha Santa

3 MEDIDAS TOMADAS POR D. DINIS: Apoiou o pedido do clero ao Papa para que se criasse o Estudo Geral, futura Universidade ( de Coimbra) Apoiou o pedido do clero ao Papa para que se criasse o Estudo Geral, futura Universidade ( de Coimbra) O português substituiu o latim nos documentos oficiais O português substituiu o latim nos documentos oficiais Também foi destacado pela importância que deu à agricultura ( daí o cognome o LAVRADOR) Também foi destacado pela importância que deu à agricultura ( daí o cognome o LAVRADOR)

4 Foi aclamado rei em Lisboa, em 1279, tendo governado 46 anos Subiu ao trono com 18 anos, reinou quase meio século e tomou tantas iniciativas para desenvolver o país em todos os aspectos que o povo lhe acrescentou ao nome um ditado « D. Dinis fez sempre o que quis» D. Dinis casou com D. Isabel de Aragão ( rainha Santa Isabel) em 1282 D. Dinis casou com D. Isabel de Aragão ( rainha Santa Isabel) em 1282

5

6 Este rei era poeta e deixou belas poesias sobre vários temas, como por exemplo o amor, a natureza, as saudades Este rei era poeta e deixou belas poesias sobre vários temas, como por exemplo o amor, a natureza, as saudades Sei uma das cantiga de amigo escrita por D. Dinis Sei uma das cantiga de amigo escrita por D. Dinis É um poema É um poema

7 Cantiga de amigo de D. Dinis Ai, flores, ai flores Do verde pinho, Se sabedes novas Do meu amigo Ai, Deus, e u é? Ai, flores, ai flores Do verde ramo, Se sabedes novas Do meu amado Ai, Deus, e u é? Se sabedes novas Do meu amigo, Aquele que mentiu Do que pôs comigo? Ai, Deus, e u é? Se sabedes novas Do meu amado. Aquele que mentiu Do que me há jurado? Ai, Deus, e u é?

8 Poema de D. Dinis Mãe, o meu amigo não chegou Mãe, o meu amigo não chegou E hoje terminou o prazo E hoje terminou o prazo Ai mãe, morro de amor! Ai mãe, morro de amor! Mãe, o meu amado não chegou Mãe, o meu amado não chegou E hoje passou o prazo E hoje passou o prazo Ai, mãe, morro d´amor Ai, mãe, morro d´amor E hoje terminou o prazo E hoje terminou o prazo Porque mentiu o mentiroso Porque mentiu o mentiroso Ai, mãe morro d´ amor! Ai, mãe morro d´ amor! ( traduzido para o português actual)

9 Bibliografia Volume 1 - História e Geografia de Portugal Ana Rodrigues Oliveira Arinda Rodrigues Francisco Cantanhede Volume 1 - História e Geografia de Portugal Ana Rodrigues Oliveira Arinda Rodrigues Francisco Cantanhede Portugal História e Lendas Ana Maria Magalhães Isabel Alçada Portugal História e Lendas Ana Maria Magalhães Isabel Alçada

10


Carregar ppt "D. Dinis O Lavrador O Lavrador. D. Dinis foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia D. Dinis foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia Reinou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google