A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquipélagos Império Português no Séc. XVI Cabo Verde e

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquipélagos Império Português no Séc. XVI Cabo Verde e"— Transcrição da apresentação:

1 Arquipélagos Império Português no Séc. XVI Cabo Verde e São Tomé e Príncipe

2 Diapositivos Localização Geográfico…………………Dp.1
Clima………………………………………Dp.3 Povoamento………………………………Dp.4 Principais Produções……………………Dp.5 Cana-de-açúcar………………………….Dp.6 Palavras de origem africana……………Dp.7 Curiosidades……………………………..Dp.8 Identificação……………………………..Dp.9

3

4 Local geográfico Cabo Verde e São Tome e Príncipe localizavam-se no oceano Atlântico. Eram importantes porque era lá que os barcos da carreira da Índia e do Brasil faziam escala para se abastecerem de produtos frescos e também era aí que havia alguns entrepostos de escravos.

5 Clima O Clima em Cabo Verde é quente e seco. O seu solo é pobre
O Clima em São Tomé e Príncipe é quente e húmido. O seu solo é fértil.

6 Povoamento Em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe não existia povoamento. Começaram a ser habitadas, em grande parte, pelos escravos da costa africana.

7 Principais produções Cabo Verde:
Sal, gado caprino, cana-de-açúcar (tinha solo pobre). São Tomé e Príncipe: cana-de-açúcar (tinha solo rico).

8 Cana-de-açúcar Cabo Verde: Em é feita a introdução da cana-de-açúcar na ilha de Santiago e em 1509 há plantações do produto na mesma ilha. Mas em 1624 não há produção. S. Tomé e Príncipe: Em 1484 os 1º colonos experimentam o cultivo de cana-de-açúcar. Em 1624 continua a produzir-se, mas em menor quantidade.

9 Palavras de origem africana
Banana Tanga Cachimbo Mandioca Samba Batuque Macaco Masmorra

10 Curiosidades - lhas de Cabo Verde:
Maio, Boavista, Brava, Santa Luzia (deserta), São Nicolau, Santo Antão, Santiago, Fogo (São Filipe), Sal (Lhana) - Ilhas de São Tomé e Príncipe: São Tomé, Príncipe.

11 Alunos: Bibliografia: Disciplina: Professora: Turma:
Andreia António Pereira Luís Miguel Casal dos Santos Nuno Miguel Tita Afonso Pedro Miguel Pedrosa de Sousa Bibliografia: “As viagens do açúcar” – Ana Magalhães e Isabel Alçada “Na Crista da onda 7” “Uma Aventura nas Ilhas de Cabo Verde” – Ana Magalhães e Isabel Alçada “História e Geografia de Portugal 5º Ano Volume 2” – Texto Editores – Ana Rodrigues Oliveira, Arinda Rodrigues e Francisco Cantanhede Disciplina: História e Geografia de Portugal Professora: Maria Estela Couto Tema: Portugal no séc. XVI Arquipélagos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe Turma: 6ºA


Carregar ppt "Arquipélagos Império Português no Séc. XVI Cabo Verde e"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google