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1 MARKETING PESSOAL: Princípios para o Sucesso Euler Nogueira

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Apresentação em tema: "1 MARKETING PESSOAL: Princípios para o Sucesso Euler Nogueira"— Transcrição da apresentação:

1 1 MARKETING PESSOAL: Princípios para o Sucesso Euler Nogueira

2 2 Para obter o sucesso deve-se dedicar todos os esforços no aspecto profissional e financeiro ? Questionamento:

3 3 Existem pessoas que acreditam que podem separar o lado pessoal, do profissional: da porta da empresa para dentro é o profissional, da porta para fora é a pessoa! Fato:

4 4 Pode-se até tentar e se iludir, mas na realidade isso não existe! Uma pessoa não pode trabalhar bem, por exemplo, se estiver no meio de um grande conflito familiar!!! Logo, pensemos no Ser Integral! Pode-se até tentar e se iludir, mas na realidade isso não existe! Uma pessoa não pode trabalhar bem, por exemplo, se estiver no meio de um grande conflito familiar!!! Logo, pensemos no Ser Integral! A Realidade:

5 5 Visão Geral da apresentação Equívocos em Marketing Pessoal Conceito de Marketing Pessoal Departamentos da Pessoa Dimensões da Vida Planejamento Estratégico de Marketing Pessoal

6 6 O que fazer para chegar ao Sucesso ? MARKETING PESSOAL ! MARKETING PESSOAL ! Problema: Os equívocos... Problema: Os equívocos...

7 7 Fazer uso de uma roupa bonita para esconder o real produto. No primeiro banho de lama que levar no mercado, tudo acabado. Afinal, era mera ilusão! Equívocos em Marketing Pessoal

8 8 Equívocos em Marketing Pessoal Algumas pessoas, que são verdadeiras bombas, contratam David Coperfield para fazer mágica, criando um produto de qualidade. Problema: mais adiante, no mercado, vai aparecer o Mister M e revelará a mágica. E o mercado está cheio de Mister M. Tudo acabado!

9 9 Apenas pegar um bocado de dicas e macetes enlatados de como se vestir e se comportar em público, e pronto, está voando rumo ao sucesso! Equívocos em Marketing Pessoal

10 10 Contratar um Consultor Pessoal e encomendar-lhe uma máscara de pessoa bem sucedida! Equívocos em Marketing Pessoal

11 11 Encarar o $UCE$$O como sinônimo de dinheiro e bens materiais! Equívocos em Marketing Pessoal

12 12 CHARGES!

13 13 VOCÊ ESTÁ FAZENDO MARKETING PESSOAL DE PRODUTO OU SÓ DE EMBALAGEM? >>> VOCÊ ESTÁ FAZENDO MARKETING PESSOAL DE PRODUTO OU SÓ DE EMBALAGEM? >>> Grande Questão:

14 14 PRODUTO x EMBALAGEM: P=10 ; E=10 P=10 ; E=0 P=0 ; E=10 P=0 ; E=0 ?! IDEALSUICÍDIO P=5 ; E=5

15 15 ESTAR CONSTRUINDO CASCAS DESPROVIDAS DE CONTEÚDO!!! ESTAR CONSTRUINDO CASCAS DESPROVIDAS DE CONTEÚDO!!! Risco:

16 16 Marketing Pessoal não é o mesmo que Etiqueta !!! IMPORTANTE:

17 17 O que é MARKETING PESSOAL? Então,

18 18 Recriar-se a cada instante, colocando excelência em tudo o que realiza. A pessoa deve esculpir-se para ser (um produto de qualidade), ter (habilidades e conhecimentos,...), para depois mostrar-se, vender-se. Conceito de Marketing Pessoal

19 19 O Mix de Marketing e VOCÊ VOCÊ pode dizer que faz promoção das suas qualidades? VOCÊ pode dizer que tem um valor (preço) no mercado? VOCÊ pode dizer que tem um ponto de trabalho? VOCÊ pode dizer que é um produto que atende à alguma necessidade?

20 20 Somos: MARCA? PRODUTO? EMPRESA? Somos: MARCA? PRODUTO? EMPRESA? Questionamento: Resposta: Os TRÊS!

21 21 O OBJETIVO do Marketing Pessoal é o SUCESSO ! Lembre-se que:

22 22 É paz consigo e com o mundo (Paz de Espírito); É a inexistência de tensão. É paz consigo e com o mundo (Paz de Espírito); É a inexistência de tensão. SUCESSO:

23 23 FAMA X SUCESSO:

24 24 Não podemos julgar o SUCESSO pessoal apenas a partir dos critérios do marketing tradicional. Vejamos >>> Não podemos julgar o SUCESSO pessoal apenas a partir dos critérios do marketing tradicional. Vejamos >>> CUIDADO:

25 25 Market-Share: As vendas estão aumentando? Mind-Share: O recall da marca está crescendo? Ela tem visibilidade e simpatia? Satisfação do cliente: O produto cumpre o que promete (benefícios), e satisfaz? Market-Share: As vendas estão aumentando? Mind-Share: O recall da marca está crescendo? Ela tem visibilidade e simpatia? Satisfação do cliente: O produto cumpre o que promete (benefícios), e satisfaz? Critérios do marketing tradicional: Contribuição: Paulo Angelim (Consultor em Marketing)

26 26 Market-Share: Alguém que não ocupa as classes mais altas, pode ser considerado um insucesso? Mind-Share: Alguém que escolheu Fernando de Noronha para morar, e estudar tartarugas marinhas, pode ser chamado de insucesso? Market-Share: Alguém que não ocupa as classes mais altas, pode ser considerado um insucesso? Mind-Share: Alguém que escolheu Fernando de Noronha para morar, e estudar tartarugas marinhas, pode ser chamado de insucesso? Critérios do marketing pessoal: Contribuição: Paulo Angelim (Consultor em Marketing)

27 27 Satisfação do cliente: - Uma executiva que sai de uma reunião para socorrer a filha com febre no colégio, falhou em sua função profissional? Satisfez? >>> Satisfação do cliente: - Uma executiva que sai de uma reunião para socorrer a filha com febre no colégio, falhou em sua função profissional? Satisfez? >>> Critérios do marketing pessoal: Contribuição: Paulo Angelim (Consultor em Marketing)

28 28 Satisfação do cliente: -Um palestrante que interrompe sua palestra para socorrer sua mulher grávida, à caminho do hospital, falhou em sua função profissional? Como você os julgaria? São insucessos? Satisfação do cliente: -Um palestrante que interrompe sua palestra para socorrer sua mulher grávida, à caminho do hospital, falhou em sua função profissional? Como você os julgaria? São insucessos? Critérios do marketing pessoal: Contribuição: Paulo Angelim (Consultor em Marketing)

29 29 Não podemos julgar o sucesso pessoal apenas através de critérios do marketing tradicional. -Existem outros critérios de julgamento, que são subjetivos e pessoais. São baseados em outros valores, além dos mercadológicos. São eles valores morais, familiares, religiosos, éticos, sociais. Estes valores transcendem as variáveis mercadológicas. Não podemos julgar o sucesso pessoal apenas através de critérios do marketing tradicional. -Existem outros critérios de julgamento, que são subjetivos e pessoais. São baseados em outros valores, além dos mercadológicos. São eles valores morais, familiares, religiosos, éticos, sociais. Estes valores transcendem as variáveis mercadológicas. Portanto:

30 30 Vamos as REGRAS, RECEITAS! >>> Vamos as REGRAS, RECEITAS! >>> Caneta e papel na mão:

31 31 Então, o que fazer para chegar ao sucesso? Elas NÃO EXISTEM !!!

32 32 O que fazer para chegar ao Sucesso ? Busca do equilíbrio entre as Dimensões da Vida Melhoria contínua nos Departamentos da Pessoa

33 33 Os Departamentos da Pessoa CONTABILIDADE ESTOCAGEM PRODUÇÃO COBRANÇA EMBALAGEM MARCA PLANEJAMENTO

34 34 Departamento: CONTABILIDADE Créditos X Débitos = Pontos Fortes X Pontos Fracos Créditos X Débitos = Pontos Fortes X Pontos Fracos

35 35 Departamento: ESTOCAGEM Os conhecimentos adquiridos Os conhecimentos adquiridos

36 36 Departamento: PRODUÇÃO O Cérebro Para reprogramar o cérebro é preciso enfiar idéias positivas na cabeça para que elas expulsem as negativas. O Cérebro Para reprogramar o cérebro é preciso enfiar idéias positivas na cabeça para que elas expulsem as negativas.

37 37 Departamento: COBRANÇA Nós devemos ser os maiores cobradores de nós mesmos Nós devemos ser os maiores cobradores de nós mesmos

38 38 Departamento: EMBALAGEM A imagem pessoal A imagem pessoal

39 39 Departamento: MARCA Nosso NOME Nosso NOME

40 40 Departamento: MARCA Sua marca de pessoa íntegra, correta e sensata é o seu maior investimento durante toda a sua vida, por que lhe dá crédito para começar de cabeça erguida, quantas vezes forem necessárias, sem medo nem temores e com muitos aliados.

41 41 Departamento: PLANEJAMENTO Nos permite definir objetivos e metas capazes de identificar se estamos evoluindo no caminho certo e direcionando todos os nossos esforços de desenvolvimento para uma mesma direção. Nos permite definir objetivos e metas capazes de identificar se estamos evoluindo no caminho certo e direcionando todos os nossos esforços de desenvolvimento para uma mesma direção.

42 42 Departamento: PLANEJAMENTO O que você quer? Como conseguir o que você quer? Quando? Quanto de esforço será necessário? O que você quer? Como conseguir o que você quer? Quando? Quanto de esforço será necessário?

43 43 O que fazer para chegar ao Sucesso ? Busca do equilíbrio entre as Dimensões da Vida Melhoria contínua nos Departamentos da Pessoa

44 44 As Dimensões da Vida ESPIRITUAL FAMILIAR MENTAL SOCIAL-PESSOAL FÍSICA PROFISSIONAL FINANCEIRA

45 45 Dimensão da Vida: Espiritual Tendo a riqueza espiritual como a base e a segurança de nossas vidas, ganhamos uma profunda e duradoura paz que não pode ser obtida apenas com riqueza material Tendo a riqueza espiritual como a base e a segurança de nossas vidas, ganhamos uma profunda e duradoura paz que não pode ser obtida apenas com riqueza material

46 46 Dimensão da Vida: Familiar Várias coisas na vida podem nos mudar. Mas, a verdade, é que começamos e terminamos nossas vidas com a família. Anthony Brandt Várias coisas na vida podem nos mudar. Mas, a verdade, é que começamos e terminamos nossas vidas com a família. Anthony Brandt

47 47 Dimensão da Vida: Mental Uma mente positiva e inovadora funciona como um pára-quedas que se abre no momento exato em que é acionado

48 48 Dimensão da Vida: Social-Pessoal É impossível calcular o número de boas idéias que são abandonadas todos os dias em conseqüência da dificuldade de administrar os relacionamentos. John Kotter É impossível calcular o número de boas idéias que são abandonadas todos os dias em conseqüência da dificuldade de administrar os relacionamentos. John Kotter

49 49 Dimensão da Vida: Física Os homens gastam a sua saúde a fim de alcançarem a fortuna; em seguida gastam tudo o que têm para recuperarem a saúde

50 50 Dimensão da Vida: Profissional Você é apaixonado pelo que faz, e não precisa trabalhar para ganhar* o dinheiro que necessita?! *Ganhar ou Conquistar ?!

51 51 Dimensão da Vida: Financeira Tem gente que gasta o dinheiro que não tem, para comprar coisas que não quer, para impressionar pessoas das quais realmente não gosta. Will Rogers Tem gente que gasta o dinheiro que não tem, para comprar coisas que não quer, para impressionar pessoas das quais realmente não gosta. Will Rogers

52 52 Como colocar tudo isso em PRÁTICA ? PEMP PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING PESSOAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING PESSOAL

53 53 Até mesmo no popular jogo da velha é preciso ter planejamento, se quisermos ganhar o jogo! Fato:

54 54 Ter Objetivos e Metas A tragédia de vida não está em não alcançar sua meta. Está em não ter uma meta para alcançar. Benjamim Mays A tragédia de vida não está em não alcançar sua meta. Está em não ter uma meta para alcançar. Benjamim Mays

55 para cada Dimensão da Vida! Espiritual

56 56 Ter Objetivos e Metas não basta ! É preciso escrevê-los...depois de algum tempo, ou a memória nos trai, ou fazemos de conta que o que queríamos não era realmente aquilo. >>>

57 57 Você tem objetivos de vida ou carreira por escrito? Pesquisa com Executivos

58 58 O importante não é o que você sabe, ou o que você pensa em fazer, MAS O QUE VOCÊ FAZ A RESPEITO DO QUE VOCÊ PENSA... (Len Rogers) Reflexão

59 59 Como chegar aos Objetivos e Metas? As Estratégias...objetivos sem ação não têm valor. Procure caminhos que o façam chegar aos objetivos. Trace planos de ação. (como, quando, quanto)...objetivos sem ação não têm valor. Procure caminhos que o façam chegar aos objetivos. Trace planos de ação. (como, quando, quanto)

60 60 Mas, como vou fazer meu PEMP? Diagnóstico Diagnóstico Objetivos e Metas Estratégias Plano de Ação

61 61 Tudo que tem realmente algum valor nas nossas vidas geralmente requer esforços disciplinados durante um certo período de tempo. Não existem atalhos ou passagens secretas para o sucesso duradouro. (Jefrey Keller) Reflexão

62 62 Você tem que estar comprometido! Objetivos sem ações são meras intenções! Você tem que estar comprometido! Objetivos sem ações são meras intenções! Fato:

63 sapos estão em um tronco. 4 decidiram pular. Quantos ficaram? Decisão X Ação: Resposta: 5 ! Por quê?: Só decidiram, nenhum saltou. Resposta: 5 ! Por quê?: Só decidiram, nenhum saltou.

64 64 Nós não somos, muitas vezes, como estes sapos? Onde decidimos fazer isso, aquilo, mas ao final acabamos não fazendo nada? Nós não somos, muitas vezes, como estes sapos? Onde decidimos fazer isso, aquilo, mas ao final acabamos não fazendo nada? Decisão X Ação:

65 65 Na vida, temos que tomar muitas decisões. Algumas fáceis, algumas difíceis. A maior parte dos erros que cometemos não se devem a decisões erradas. Se devem a indecisões. Temos que viver com as conseqüências das nossas decisões. E isto é arriscar. Tudo é arriscar. Decisão X Ação:

66 66 À medida que desafiamos as impossibilidades e realizamos coisas, vamos percebendo que coisas antes tidas como acima das nossas possibilidades estão, na verdade, ao nosso alcance. (Luiz Paschoal) Fato: Seja persistente!

67 67 JOGO DA VIDA No grande jogo da vida você prefere ser um torcedor ou um jogador?

68 68 JOGO DA VIDA O jogador tem a capacidade de mudar o jogo, melhorar o seu desempenho, apresentar as suas habilidades, transformar um evento e ampliar seu número de conquistas.

69 69 JOGO DA VIDA O torcedor ficará apenas sentado na arquibancada, numa longa espera pelo resultado final. Torcedor = espera que as coisas aconteçam Jogador = Faz as coisas acontecerem Torcedor = espera que as coisas aconteçam Jogador = Faz as coisas acontecerem

70 70 Mas eu já sabia de tudo isso! A lição sabemos de cor, só nos resta aprender (Beto Guedes) A lição sabemos de cor, só nos resta aprender (Beto Guedes) Aprender = colocar em prática o que se sabe!

71 71 Desejo muito sucesso para todos vocês!!! OBRIGADO!

72 72 Sócios-Diretores: Paulo Angelim Euler Nogueira Clarisse Toniatti Contato: Torre Del Paseo Av. Santos Dumont, 3131-A – Sl. 401 e 402 Tel.: (85) Fax.: (85)


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