A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inglês - Aula 1 Controlador de Tráfego Aéreo. Níveis de Compreensão Compreensão Geral Compreensão de pontos principais Compreensão detalhada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inglês - Aula 1 Controlador de Tráfego Aéreo. Níveis de Compreensão Compreensão Geral Compreensão de pontos principais Compreensão detalhada."— Transcrição da apresentação:

1 Inglês - Aula 1 Controlador de Tráfego Aéreo

2 Níveis de Compreensão Compreensão Geral Compreensão de pontos principais Compreensão detalhada

3 SKIMMING Skimming (ler ou examinar superficialmente) é uma técnica que permite rapidez e eficiência na leitura de textos. Quando a realizamos, lemos o texto rapidamente para saber o assunto principal abordado pelo autor. Ao realizarmos o skimming, alguns detalhes, como vocabulário desconhecido, não devem deter nossa atenção.

4 SKIMMING Estamos em busca do sentido geral do texto. Leia o texto 1 e responda: Sobre o que é o texto?

5 TEXT 1: The Organized phone SHARPS PERSONAL Mobile Communicator combines a digital cellular phone and an electronic organizer. The communicator includes and synchronization of schedule and address- book information with a PC. A product is due o the European market this fall; no plans have yet been made for North America.

6 COGNATOS Um item muito importante para facilitar a compreensão de um texto são os cognatos que representam de 20% a 25% de todas as palavras em um texto. Muito comuns na língua inglesa, elas são bastante parecidas com o português, tanto na forma como no significado.

7 Os cognatos podem ser: Idênticos: chocolate, crime, virus, radio, social, hotel; Semelhantes: telephone, apartment, industry, violence; Vagamente parecidos: activity, drug, responsible, computer.

8 Texto 1 Leia e sublinhe os cognatos.

9 TEXT 1: The Organized phone SHARPS PERSONAL Mobile Communicator combines a digital cellular phone and an electronic organizer. The communicator includes and synchronization of schedule and address- book information with a PC. A product is due o the European market this fall; no plans have yet been made for North America.

10

11 Dicas tipográficas ?. ! 4 / A a % $ + As marcas tipográficas são elementos que, no texto, transmitem informações nem sempre representadas por palavras. Reconhecê-las é um auxílio bastante útil à leitura.

12 Dicas para leitura e compreensão de textos

13 1. Muitas palavras em inglês podem ter um significados de substantivo ou de verbo. To use To show To water To aid To test A use The use The show The water The aid The test

14 2. A terminação –s em inglês pode significar: PLURAL de substantivo: Books Changes Tests Payments

15 FLEXÃO VERBAL (verbo no presente, na 3ª pessoa do singular:he, she, it.) I show You show He shows She shows It shows

16 3. O –er pode indicar: I.Pessoa: To teach (v) => teacher To manage (v) => manager II.Objeto, máquina ou instrumento: to freeze (v) => freezer II.Comparativo de adjetivos: big => bigger high => higher

17 4. s (s) ou () pode indicar posse Lembrar que em inglês o possuidor (s) antecede o objeto possuído. Ex: Brazils economy = a economia do Brazil Workers Party = Partido dos Trabalhadores

18 5. Marcadores de substantivo O substantivo é a palavra que designa pessoa, lugar, objeto, evento, substância ou qualidade. É de fundamental importância sua localização na frase, pois ele funciona como núcleo do sujeito e dá sentido à frase. Emprega-se antes do substantivo:

19 Marcadores de substantivo Artigos – A, an – um, uma The – o, a, os, as Numerais cardinais One, two, three, etc.

20 Marcadores de substantivo Pronomes possessivos adjetivos My-meu, minha, meus, minhas Your-seu, sua, seus, suas His-dele (para pessoa) Her-dela (para pessoa) Its-dele, dela (para coisas ou animais) Our-nosso, nossa, nossos, nossas Their-deles, delas

21 Marcadores de substantivo Pronomes demonstrativos This-este, esta, isto These-estes, estas That-esse, essa, isso, aquele, aquela, aquilo Those -esses, essas, aqueles, aquelas

22 Marcadores de substantivo Quantidades many - muitos(as) (a)few – poucos (as) much – muito (a) (a)little – pouco (a) some – algum (s) alguma (s)

23 Marcadores de substantivo Quantidades any - qualquer, quaisquer every – todo(s), toda(s), cada a lot of – muito (a) muitos (as) lots of - muito (a) muitos (as)

24 Exercícios 1.The air traffic control system 2.Their immediate concern 3.A safe distance between all aircraft 4.changes in weather conditions 5.Enroute controllers 6.This pay system 7.any departures that would interfere with the planes landing

25 8.Many different routes 9.airport tower controllers or terminal controllers 10.The controller in the radar room 11.a basic 40-hour week 12.night and weekend shifts 13.an FAA-approved education program

26 1.O sistema de controle de tráfego aéreo 2.Sua preocupação imediata 3.Uma distância segura entre todas aeronaves 4.Mudanças nas condições do tempo 5.Controladores de Rota 6.Este sistema de pagamento 7.Quaisquer partidas que iriam interferir com a aterrissagem do avião

27 8.Muitas rotas diferentes 9.Controladores de torre do aeroporto ou controladores de terminal 10.O controlador na sala de radar 11.Uma semana básica de 40 horas 12.Plantões (turno) noturnos e de fim de semana. 13.Um programa de educação aprovado pela FAA (Federal Aviation Administration)

28 6. Verbos To be I am = eu sou, eu estou You are = você é, você está He is = ele é, ele está She is = ela é, ela está It is = é, está We are = nós somos, nós estamos They are = eles (elas) são, estão

29 6. Verbos Was, were = passado I was = eu era, eu estava You were = você era, você estava He was = ele era, ele estava She was = ela era, ela estava It was = era, estava We were = nós éramos, nós estávamos They were = eles (elas) eram, estavam

30 6. Verbos There + be = haver, existir There is = há, existe There are = há, existem (plural) There + was/were = havia, existia There was = singular There were = plural

31 6. Verbos Have, has = presente (ter) Had = passado

32 Modais Can – pode (indica permissão) May – pode (indica permissão ou possibilidade) Might – podia (indica permissão ou possibilidade remota) Could – Podia, poderia (indica permissão; é usado para pedir algo)

33 7. Modais Must – deve (indica obrigatoriedade; ou forte possibilidade. Na negativa, indica proibição) Should – deveria (é usado para expressar conselhos) Ought to – deveria (sinônimo de should) Have to – ter que (indica obrigação)

34 Auxiliares Will : leva o verbo principal para o futuro Will be: será Will go: irá Would : condicional Would be : seria Would go: iria

35 8. Numerais 1,000 = a thousand 1,000,000 – million (m) 1,000,000,000 (billion)

36 Ordinais First – 1st Second – 2nd Third – 3rd Fourth – th Fifth – 5th... Hundredth – 100th

37 Expressões + = plus -= minus % = percent º = degrees 1x = once 2x = twice 10x = ten times ¼ = a quarter ½ = (a) half Double Triple/treble Sq m = m 2. = dot = pounds (libras) = euro

38 9. Siglas FAA : Federal Aviation Administration NAS: National Airspace System NTSB :National Transportation Safety Board ATC: Air Traffic Controller IFACTA: International Federation of Air Traffic Controllers Associations

39 10. Datas - days Monday (Mon.) Tuesday (Tue.) Wednesday (Wed.) Thursday (Thurs.) Friday (Fri.) Saturday (Sat.) Sunday (Sun.)

40 Datas - Months January (Jan.) February (Feb.) March (Mar.) April (Apr.) May (May) June (Jun.) July (Jul.) August (Aug.) September (Sept.) October (Oct.) November (Nov.) December (Dec.)

41 Gramática

42 Plural dos Substantivos Regra geral: substantivo + s boy-boyshouse-houses plane-planespen-pens

43 Particularidades 1. Substantivos terminados em o, s, sh, x e z : + es potato – potatoesbus – buses brush – brushes watch – watchesbox – boxes quiz – quizzes

44 2. Palavras estrangeiras ou abreviadas terminadas em o : + s photo – photospiano – pianos hippo – hippos

45 3. Substantivos terminados em –y precedido de consoante: -y + ies baby – babieslady – ladies city – cities

46 4. Substantivos terminados em f ou fe : - f ou fe +ves wife-wives shelf-shelves loaf-loaves life-lives self-selves thief-thieves knife-knives leaf-leaves half-halves wolf-wolves Observação: Demais palavras terminadas em f ou fe fazem o plural regular, ou seja, com o acréscimo de s. Exemplo: roof – roofs

47 GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS A) Forma-se o feminino da maior parte das palavras, acrescentando-se o sufixo -ess ao masculino. MASCULINOFEMININO Poet Poetess TigerTigress PrincessPrince

48 B) FEMININOS IRREGULARES MASCULINO FEMININO SirMadam Gentleman / lordLady KingQueen BachelorSpinster Monk (monge) Nun

49 MASCULINO Male Father Son Brother Uncle Nephew Husband FEMININO Female Mother Daughter Sister Aunt Niece Wife

50 MASCULINO Bridegroom Widower Dog Horse Bull ( touro ) Cock FEMININO Bride Widow Bitch Mare Cow Hen

51 Obs: As coisas inanimadas pertencem ao gênero neutro, com exceção de "ship" ( navio ) que é considerado feminino.

52 POSSESSIVO 1. Ortografia substantivo singular + s: my fathers car substantivo plural + : my parents house plural irregular + s: the childrens room

53 2. s e of Normalmente, usamos a estrutura possessiva (As B) quando o primeiro substantivo (A) é o nome de alguma coisa viva. Em outros casos a forma a ser usada é com of (the B of A). Ex: my friends house (e não the house of my friend)

54 3. Expressões de tempo Usa-se o possessivo para referir-se a dias, semanas etc, particulares: this evenings show last Saturdays party Mas não se usa o possessivo para referir- se a expressões de tempo com significado geral: the ten oclock news (e não the ten oclocks news) a Friday night (e não a Fridays night)

55 4. substantivo + substantivo Podemos, porém, usar outro tipo de estrutura = substantivo + substantivo: table leg, Sunday newspaper etc.

56 Possessive (mine, yours etc.) Mine, yours, his, hers, ours, theirs são pronomes. Seu uso: The pencil is mine. Which car is yours? Nunca usamos artigos após essas formas: Can I borrow your pen? I cant find mine. (e não...the mine)

57 Possessive (Whose...?) É possível o uso de whose como um determinante ou pronome: Whose pen is this? Whose is this pen?

58 Possessive adjectives Os possessive adjectives são my, your, his, her, its, ones, our e their. Seu uso é bastante simples: Thats my car. Is that your mother. Where are our uniforms?

59 Possessive with determiners Nunca podemos colocar um possessivo junto a outro determinante antes de um substantivo. Por exemplo, é errado dizermos a my friend that Johns friend etc. Nesses casos, a forma correta seria: a friend of mine, that friend of Johns, that coat of yours, an umbrella of hers, the idea of the bosss etc.

60 Pronouns and Adjectives Personal Pronouns Possessive Adjective Possessive Pronouns Reflexive/ Pronouns IMeMyMineMyself You YourYoursYourself HeHimHis Himself SheHer HersHerself It Its Itself WeUsOurOursOurselves You YourYoursYourselves TheyThemTheirTheirs Themselves

61 Personal Pronouns IMe You HeHim SheHer It WeUs You TheyThem Sujeito/ Antes do verbo Objeto / após verbos e preposições

62 Possessive Adjective Possessive Pronouns MyMine YourYours His HerHers Its OurOurs YourYours TheirTheirs Seguido do substantivo a que se refere. Ex.: My car Their house Não pode vir seguido de substantivo Ex.: The car is mine.

63 Reflexive/ Pronouns Myself Yourself Himself Herself Itself Ourselves Yourselves Themselves Utilizados de 3 formas: 1.Como pronome reflexivo, após o verbo: I cut myself. 2. Como sinônimo de sozinho, sem ajuda; no final da frase. She did it herself. 3. Para dar ênfase ao sujeito da ação; logo após o sujeito. He himself fixed the car

64 1 - (OSEC – SP) My house is new. _____ windows are red. a) their b) it c) its d) they e) you

65 2 - (PUC – PR) Which of these books is yours ? ________ is that thick one. a) your b) me c) my d) mine e) his

66 3 - She is Fernanda Montenegro, but ____ real name is Arlete Torres You are Grande Otelo, but ______ real name is Sebastão Prata He is Ringo Star, but ______ real name is Richard Stakney You are Gal, but _____ real name is Maria da Graça We are Pelé and Zico, but ____ real names are Edson and Artur

67 a) your – your – his – your – their b) her – your – his – your – their c) her – his – his – your – their d) her – your – his – your – our

68 4 - (FUVEST – PR) Reescreva completando com os pronomes possessivos correspondentes as expressões destacadas a) This is my book Its mine. b) The house belongs to John and Mary. Its theirs.

69 5 - (FUVEST – SP) Complete as respostas com o pronome possessivo adequado a) Is this Marys book ? Yes it is hers b) Is this your brothers house ? Yes, it is his.

70 6 - (U. F. São carlos – SP) You like my car, but I prefer _________ a) mine b) your c) yours d) its

71 7 - (FEEQ – CE) The apartment belongs to that man and his wife. It is ________ apartment a) his b) them c) her d) their

72 8 - (PUC – SP) What is the name of that man? ________ name is Tim Baker. a) her b) his c) your d) hers

73 Reflexivos - Exercícios 1 - (UNESP) I cant wash ________ if I dont have any water a) himself b) myselves c) herself d) myself e) me

74 2 - (UFMA) Educators _________ are not sure about the effects television may have on children. a) them b) themselves c) himself d) yourselves e) ourselves

75 3 - (OSEC – SP) I fell and cut _______ with a knife the other day. Peters father advised _______ to go and see a doctor. He _______ took me to the hospital. I had my arm X rayed and a penicillin injection a) me – me – himself b) myself – him – himself c) myself –me – himself d) me – me – myself e) him – me – him

76 4 - (UFMA) Complete with the right pronoun Behave ________ ! a) yourself b) himself c) herself d) myself

77 5 - (FMU/FIAM/FAAM-SP) Who made the cake ? I made it ___________ a) by alone b) myself c) itself d) mine e) my

78 6 – (UFPR) Which of the alternatives complete the sentences appropriately? After the accident Peter was not able to dress _______ for six weeks. The nurse helped _______ a lot until he had ________ plaster taken off. So, when Peter went home, he sent ________ a postcard. a) him – him – their – than b) himself - him – his – her c) himself – himself – his – them d) himself – themselves – their – her e) his – her – them – themselves

79 Prefixos O prefixo muda o significado da palavra, mas não muda a classe gramatical. Ex.: Palatable – agradável (adjetivo) Unpalatable - desagradável

80 A- (sem) Amoral (moral) Apolitical (political) Asexual (sexual)

81 Anti- (contra) Anti-clockwise (clockwise=horário) Antinuclear (nuclear) Antichrist (Christ)

82 Dis- (oposto) Disagree (agree=concordar) Dishonest (honest) Disloyal (loyal=leal)

83 il-, ir-, im-, in- (não) Illegal (legal) Irregular (regular) Imperfect (perfect) Incomplete (complete) Irrevocable (revocable = revogável)

84 Mis- (errado) Misunderstand (understand = entender) Misdirect (direct = direcionar) Misaddress (address = endereçar)

85 Non- (não) Nonsense (sense) Non-fiction Non-alcoholic Non-educational

86 Um- (não) Unintelligent (intelligent) Uncommon (common) Unprofessional (professional) Unofficial (official) Unused (used)

87 Over- (excesso, além) Overdose (dose) Overeat (eat)

88 Pre- (antes) Premarital (marital) Prefix (fix) Prehistory (history)

89 Sufixos O sufixo pode mudar a classe gramatical da palavra sem mudar-lhe o sentido primitivo.

90 Formação de verbos -en: freshen, blacken (resfriar, escurecer) -ify: simplify, solidify (simplificar, solidificar) -ize: centralize, modernize (centralizar, modernizar)

91 Formação de advérbios -ly (-mente) : carefully, daily, yearly (cuidadosamente, diariamente, anualmente) -ward (em direção) : downward, homeward, inward (para baixo, para casa, para dentro)

92 Formação de substantivos -ance / -ence : tolerance; preference -er/-or : trainer; employer; actor; governor -ee : trainee; employee -ist : economist; scientist

93 Formação de substantivos -ion : education; collision -ment: investment; development -ity: sincerity; generosity -ism: modernism; Buddhism

94 Formação de substantivos -ness: happiness; darkness -dom : freedom; kingdom -hood : childhood; brotherhood -ship : friendship; partnership

95 Formação de adjetivos: dois casos -ful (com, cheio de) : powerful; hopeful -less (sem) : homeless; childless

96 Simulado I

97 Texto I Questão 1 a)2 milhões: telefones celulares b)158 milhões: população c)4 milhões: brasileiros que estão na lista de espera d)17 milhões: número esperado de telefones celulares

98 Texto II Vocabulário de apoio Lose: perder Sew: costurar Devise: projetar; imaginar Stripe badges: emblemas de listras Blood: sangue Go missing: desaparecer Strips: faixas

99 Texto II a)Identificar crianças desaparecidas b)Etiquetas com código de barras costuradas às roupas. c)1. Nome da criança; 2. Endereço; 3. Grupo sangüíneo; 4. Endereço do hotel (para famílias em férias)

100 Texto III Vocabulário: Issue: questão Stunned: aturdido; espantado Neither: nem Straightforward: direto Dull: bobo

101 Texto III Questão 4 a)5 b)1 c)2 d)4

102 Texto IV Vocabulário: Dead: morto Hard: difícil Take care: cuidar

103 Texto IV Questão 5 Devemos cuidar do planeta no qual moramos enquanto ele ainda é um bom lugar para se viver

104 Texto V Vocabulário Constraint: repressão Enough: suficiente Worth: valer a pena Attempts: tentativas Hence: portanto; em conseqüência

105 Texto V 6. O doador deve ser jovem e saudável 7. Porque é difícil imitar a natureza

106 Texto VI Vocabulário Unless: a menos que Peel: descascar Thorughly : completamente Handle: manusear Boil: ferver Tablets: comprimidos

107 Questão 8 1.C A 4.D b Ou... a)3 b)6 c)1 d)4

108 Texto VII Vocabulário: Care: cuidados Rather than: ao ivés de Assess: avaliar Casualty: ferimento, morte Greet: cumprimentar

109 Texto VII Questão 9 a)By their administrative efficiency b)By standards of medical care Questão 10 a)Rather than b)Latest c)Assess d)Switch


Carregar ppt "Inglês - Aula 1 Controlador de Tráfego Aéreo. Níveis de Compreensão Compreensão Geral Compreensão de pontos principais Compreensão detalhada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google